/

36 casos confirmados de sarampo entre 87 suspeitos

(dr) Hospital de São João

O número de casos de sarampo confirmados em Portugal, na região Norte, subiu para 36, num universo de 87 casos suspeitos, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Um comunicado divulgado pela DGS refere que até às 18h00 deste sábado “foram reportados, na Região Norte, 87 casos suspeitos de sarampo, a maioria dos quais com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto”.

“Dos 87 casos reportados, 36 foram confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e 25 foram infirmados; os restantes 26 casos aguardam resultado laboratorial”, segundo o comunicado que indica ainda que “todos os casos reportados são adultos, estando um internado em situação clínica estável”.

Na sexta-feira, a DGS tinha reportado 25 casos confirmados, num universo de 72 casos suspeitos, depois de, na quarta-feira, ter sido declara a “existência de um surto”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje que, apesar de não ser obrigatória, a vacinação é “fundamental”, apelando a que os portugueses façam a vacina contra o sarampo, sobretudo crianças e jovens.

“Não é possível haver vacinação obrigatória, mas é muito importante que muitos portugueses percebam a importância da vacina”, sublinhou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que “houve uma moda respeitável” mas que não deixou de ser “uma moda” entre as pessoas que hoje estão entre os 30 e os 50 anos de idade que entediam que as vacinas tinham efeitos colaterais.

“Ora está provado que a vacinação tem um papel fundamental neste tipo de doenças e, portanto, se eu posso fazer um apelo sem que isso seja obrigatório para ninguém, é o apelo no sentido de vacinarem, a começar pelas crianças e pelos jovens”, defendeu o Presidente, referindo-se à vacina do sarampo.

Isso é mais importante do que saber “se cabe ou na Constituição” a obrigação de vacinar, disse ainda o Presidente, lembrando que ele próprio já deu o exemplo, com a vacina contra a gripe.

“Já tive sarampo quando era criança, mas se fosse mostrar que era necessário fazer vacina contra o sarampo, eu faria a vacina contra o sarampo”, declarou Marcelo.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.