Casa, transporte e contratos chorudos. Há países europeus a “roubar” enfermeiros a Portugal

A Ordem dos Enfermeiros (OE) está preocupada com o recrutamento de enfermeiros portugueses por outros países europeus, revelando que nas últimas duas semanas se têm intensificado ofertas de Espanha, Reino Unido, Alemanha e Holanda.

Países como Espanha, Reino Unido, Alemanha e Holanda estão a oferecer aos enfermeiros portugueses “contratos anuais, transporte e alojamento gratuitos“, com propostas que aumentaram nos últimos tempos, com “condições mais vantajosas por parte de hospitais, mas também de lares”.

“Só de Espanha houve cinco contactos nos últimos dias, desde a Galiza às Canárias, com ofertas de 30 mil euros brutos anuais. Já a Holanda está a oferecer, além das melhores condições remuneratórias, casa, transporte e curso da língua”, aponta a OE em comunicado.

Esta situação “preocupa a OE que reitera ao Governo a necessidade de encontrar mecanismos de fixação dos enfermeiros em Portugal, que não passam pela oferta de contratos de quatro meses, como temos vindo a alertar”, sustenta o mesmo documento.

Não podemos continuar a comprar ventiladores e a exportar enfermeiros“, alerta a bastonária da OE, Ana Rita Cavaco.

A Ordem lembra ainda que, “apesar de ser unânime o reconhecimento do trabalho dos Enfermeiros no combate à pandemia, não há qualquer incentivo, subsídios de risco ou penosidade, nem remunerações dignas”,

Só em 2019, mais de quatro mil enfermeiros solicitaram a declaração para efeitos de emigração, o que constitui um número recorde que triplicou em relação a 2017 e que representa um aumento de 64% face a 2018, ainda segundo a mesma entidade.

“Há quase 20 mil enfermeiros no estrangeiro” e “o Governo deveria preocupar-se em criar mecanismos para que possam voltar”, salienta ainda a OE.

“Face à situação que estamos a atravessar, após oito meses de pandemia com enfermeiros exaustos e muitos infectados, impedidos de trabalhar, é imperativo que seja revista a forma de contratação de enfermeiros, bem como as suas condições laborais”, conclui a Ordem.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Chega vai questionar Governo sobre "despesas supérfluas" da presidência da UE

O deputado único do Chega anunciou, no domingo, que vai questionar esta segunda-feira o gabinete do primeiro-ministro acerca das "despesas supérfluas" da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Em comunicado, André Ventura, que foi reeleito …

Ministra da Saúde alerta para continuidade de “três ameaças” da pandemia

A pandemia de covid-19 em Portugal continua a apresentar “três ameaças” apesar das medidas de restrição em vigor, adiantou hoje a ministra da Saúde, reservando o anúncio de eventuais medidas de desconfinamento para quinta-feira. Em declarações …

Portugal está "em condições invejáveis" de produzir hidrogénio verde, diz ministro do ambiente

"Estamos mesmo em condições invejáveis de sermos um grande produtor de hidrogénio verde", assegurou o ministro do ambiente e da ação climática, João Pedro Matos Fernandes, no terceiro de quatro debates do Expresso e da …

Biólogo defende que pandemia pode ter nascido de "erro honesto" em laboratório chinês

Professor de Princeton defende que não é possível descartar a possibilidade de que a pandemia tenha começado com uma fuga acidental num laboratório de virologia de Wuhan. A origem da pandemia de Covid-19 continua por apurar …

Israel reabre restaurantes e universidades após vacinar mais de metade da população

Israel, um dos países mais vacinados do mundo contra a covid-19, iniciou a terceira fase do desconfinamento, depois de o governo ter aprovado novas medidas que passaram a ser adotadas no domingo. Segundo avançou o Expresso, …

Mais 25 mortes e 365 novos casos nas últimas 24 horas

Os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 25 mortes e 365 novos casos de covid-19. O boletim epidemiológico desta segunda-feira mostra que mantém-se a tendência de …

Ministra da Presidência lembra que desconfinamento será sempre "faseado e lento"

A ministra de Estado e da Presidência afirmou, este domingo, que o plano de desconfinamento será sempre "faseado e lento", dependendo da atuação do país e dos números concretos de cada momento. Em entrevista à SIC …

"Salam, salam, salam." Papa deixa Iraque após visita de três dias ao país

Terminou, esta segunda-feira, a visita de três dias do Papa Francisco ao Iraque. No fim da última missa que celebrou, disse em árabe: "Salam, salam, salam" (Paz, paz paz). O Papa Francisco deixou, esta segunda-feira, o …

Polícia filipina matou nove pessoas associadas a "grupos terroristas comunistas"

A polícia filipina apoiada por militares matou nove pessoas durante o fim de semana numa série de operações contra suspeitos de insurreição comunista, tendo as autoridades dito que os suspeitos dispararam primeiro, críticos dizem que …

Biden assina decreto para facilitar acesso ao voto. Plano de estímulo económico é "passo gigantesco"

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto para facilitar o acesso dos norte-americanos ao voto, uma medida inserida nas comemorações do 56.º aniversário do “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1965 no Alabama. Segundo a …