Raça minhota na Europa, grandes com futebol tímido

José Coelho / Lusa

Quinta-feira foi dia de Liga Europa para as equipas portuguesas, que parecem ter andado a “três velocidades”: o Guimarães perdeu com o Arsenal, o FC Porto empatou em casa com o Rangers, o Sporting conseguiu uma vitória tímida frente ao Rosenborg e o Braga foi à Turquia impor-se ao Besiktas.

Comecemos pelas más notícias. O Vitória de Guimarães esteve por duas vezes a vencer em Londres, no Emirates Stadium, contra o Arsenal, com tentos de Marcus Edward (9′) e Bruno Duarte (37′), mas Gabriel Martinelli (32′) e Nicolas Pépé (80′ e 90+2′) selaram o desfecho amargo para o conjunto minhoto.

Pépé foi a estrela do jogo, ao marcar os dois golos de livre direto nos últimos dez minutos. 3-2 foi o resultado final e os vimaranenses já somam três derrotas na competição, continuando no quarto lugar do Grupo F, sem qualquer ponto.

Os gunners lideram o grupo, com nove pontos, seguidos do Eintracht Frankurt, com seis, após o 2-1 caseiro face ao Standard Liège, terceiro, com três.

No final do encontro, o treinador do Guimarães, Ivo Vieira, não conseguiu esconder a desilusão da derrota. “Tivemos um comportamento inexcedível e apresentámos muita qualidade frente a uma grande equipa. Estivemos no jogo até ao fim, o nosso trabalho de equipa foi fantástico e, pelo que fizemos, sinto que o jogo foi ingrato”, cita o Record.

Pagámos caro pelos erros que cometemos, mas se formos para todos os jogos assim vamos ser muito mais fortes. Temos de ser mais equilibrados se queremos andar neste patamar. Podíamos ter pontuado nos três jogos, mas as vitórias morais de nada servem”.

À mesma hora, jogava-se na Invicta, no Estádio do Dragão. O FC Porto teve uma noite muito pouco inspirada contra os escoceses do Rangers e falhou a possibilidade de se juntar ao Young Boys na liderança do Grupo G.

Apesar de o avançado colombiano Luis Díaz ter inaugurado o marcador aos 36 minutos, os portistas não conseguiram segurar o resultado até ao intervalo e o também colombiano Alfredo Morelos restabeleceu a igualdade aos 44, que festejou de forma efusiva junto à claque dos Super Dragões e acabou por ter uma troca de palavras pouco amigável com Tiquinho Soares, que estava a aquecer nesse momento.

Para além da má exibição, que levou mesmo os adeptos a assobiarem os jogadores durante vários momentos da partida, destaque também para o árbitro Nikola Dabanovic, que terminou a duas partes do jogo sem deixar o FC Porto marcar cantos a seu favor.

“Houve algumas situações e erros individuais que nos penalizaram, uma ou outra situação de perigo que criámos, e quando o adversário criou fomos nós que demos azo a que isso acontecesse. Sabíamos que era uma equipa combativa, agressiva no jogo, sabíamos que ia ser um jogo difícil e para eles também”, disse Sérgio Conceição no final do encontro, citado pelo desportivo O Jogo.

Os azuis-e-brancos, que venceram o Young Boys (2-1) e perderam com o Feyenoord (2-0), repartem agora o segundo lugar do grupo com o Rangers, ambos com quatro pontos, menos dois do que a equipa suíça, que ontem se impôs por 2-0 na receção aos holandeses, últimos classificados, com três pontos.

Mais a sul, no Estádio de Alvalade, o Sporting CP conseguiu isolar-se no segundo lugar do Grupo D, ao vencer por 1-0 os noruegueses do Rosenborg.

Um golo do congolês Yannick Bolasie, a meias com um defesa norueguês, aos 70 minutos, selou o segundo triunfo dos leões na prova. Nos últimos 15 minutos de jogo, o Rosenborg ainda tentou empatar e chegou mesmo a provocar alguns sustos aos sportinguistas.

“Uma equipa competitiva, um jogo difícil. Conseguimos melhorar muitos aspetos. Foi uma vitória arrancada a ferros, mas muito importante para nós”, afirmou Emanuel Ferro, treinador adjunto de Silas, no final do encontro.

Com este resultado, o Sporting já conta com seis pontos, atrás do PSV Eindhoven, com sete, que se ficou por um empate a zero na receção ao LASK, que têm agora quatro. O Rosenborg mantém-se no final do grupo, com zero pontos.

Apesar da vitória, voltou a ouvir-se a contestação dos adeptos depois do apito final, mais concretamente das claques leoninas contra o presidente do Sporting. Segundo o Record, membros da Juve Leo e Directivo Ultras XXI agitaram lenços brancos, entoando o já célebre cântico “O que fazes aqui, Varandas?”.

Na Turquia, o Sporting de Braga foi, das quatro equipas portuguesas, a que teve uma noite mais feliz, tendo conseguido isolar-se na liderança do Grupo K, ao vencer o Besiktas por 2-1.

Ricardo Horta inaugurou o marcador, aos 38 minutos, Umut Nayer ainda empatou, aos 71, mas, aos 80, Wilson Eduardo deu o triunfo aos arsenalistas, depois de, aos 74, o sérvio Adem Ljajic ter desperdiçado um penálti, atirando ao poste esquerdo.

No final, o técnico dos bracarenses, Ricardo Sá Pinto, elogiou o trabalho dos seus jogadores e considerou que este foi uma vitória mais do que justa.

“Senti a equipa confiante e, se antes do jogo aceitava o empate como um bom resultado, atendendo ao decorrer percebi que podíamos levar algo mais. Felizmente correu bem e o triunfo é justo, mas em dois minutos tudo podia ter mudado, pelo que não admito responsabilidades acrescidas para os jogos que se seguem com o Wolverhampton e o Besiktas porque no futebol tudo pode acontecer e o fator casa não é suficiente”, cita o jornal Record.

Na classificação, o Braga passou a somar sete pontos, contra seis dos ingleses do Wolverhampton, que venceram por 2-1 no reduto dos eslovacos do Slovan Bratislava, agora terceiros, com quatro. Os turcos continuam a zero.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.