3 em cada 4 incêndios florestais têm origem criminosa

theusaramy / Flickr

-

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, afirmou hoje que cerca de 75 por centos dos incêndios florestais no país são de origem criminosa, atribuindo os restantes 25 por cento a casos de negligência.

“Há uma grande dificuldade para fazer compreender as autoridades deste pais que os fogos florestais em Portugal, na sua grande maioria, são de origem criminosa”, diz  Jaime Soares.

“Na minha opinião, na ordem dos 75 por cento são de origem criminosa e os outros 25 por cento são por negligência, no entanto, a negligência também é crime“, alertou.

Na sua intervenção nas primeiras jornadas técnicas “Incêndios florestais: Um paradigma em mudança”, que decorrem em Viseu, Jaime Soares sublinhou que basta haver um criminoso ou um distraído para que haja um fogo, embora os distraídos “não sejam tantos quanto se diz“.

“Este ano julgo que foi o melhor dispositivo de sempre, em termos de recursos humanos, em termos de equipamentos, conhecimento mais abrangente, instrução conjunta e bom entendimento dos vários atores no processo. Por isso, há que dizer que foi garantidamente o melhor êxito de sempre no combate aos incêndios em Portugal”, acrescentou.

Este ano “houve mais incêndios em Portugal do que em Espanha e França juntas“, revelou ainda Jaime Soares na sua intervenção.

No entanto, “num ano difícil e complexo”, “na média destes últimos 10 anos, conseguiu-se diminuir a área ardida em 38 por cento”, mantendo “níveis de segurança elevados”.

“Tivemos infelizmente ainda um acidente a caminho de um incêndio, mas isso quer dizer efetivamente que o paradigma está a mudar nos bombeiros portugueses”, concluiu.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …