/

Só 28% do crédito aprovado chegou às empresas

Dos 6,2 mil milhões de euros em linhas de crédito que o Governo reuniu para ajudar as empresas, só 1.733 milhões de euros (27,9%) foram concedidos até agora.

Até ao final da semana passada foram aprovadas operações de financiamento no valor total de 6,2 mil milhões de euros, mas, de acordo com a edição desta quarta-feira do Jornal de Negócios, menos de um terço deste montante chegou às empresas.

Na prática, dos 6,2 mil milhões de euros, só 1.733 milhões de euros (27,9%) foram concedidos até agora.

O diário económico avança ainda que o programa de estabilização económica e social que está a ser preparado pelo Governo deverá incluir um reforço das linhas de crédito, mas não são conhecidos valores.

Segundo dados do IAPMEI, a 22 de maio, tinham sido aprovadas 31.839 operações de financiamento no âmbito das linhas de crédito de apoio às empresas, num valor total de 6.208 milhões de euros. Das operações aprovadas pelas sociedades de garantia mútua, só 11.596 já tinham sido contratadas, naquela data, entre os bancos e as empresas, num montante total de 1.733 milhões de euros.

A demora de acesso às linhas de crédito garantidas pelo Estado tem sido alvo de críticas. Nuno Mangas, presidente do IAPMEI, foi ouvido esta terça-feira no Parlamento e justificou que “existe sempre algum atraso” entre a comunicação que é feita pela SPGM (entidade pública que gere estas linhas de crédito) e a publicação dos dados.

Nuno Mangas disse também acreditar que, neste momento, o volume contratado já ultrapasse os 2 mil milhões de euros.

Quanto ao facto de as linhas estarem praticamente esgotadas, o presidente do IAPMEI afirmou que cabe ao Executivo decidir o reforço das mesmas, mas indicou que essa solução já está a ser pensada.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.