Esta é, sem dúvida, uma das capas de discos mais icónicas de sempre: a do álbum dos Nirvana, “Nevermind”, que mudou a história da música.
A ideia da capa, que mostra um bebé sem roupas a nadar numa piscina atrás de uma nota de um dólar presa num anzol, surgiu depois de Kurt Cobain e o baterista Dave Grohl terem visto um documentário sobre partos dentro de água.
O bebé que então nadava numa piscina atrás de uma nota de dólar ganhou visibilidade em todo o mundo. Agora, e passados 25 anos desde o lançamento do álbum, como estará ele?
O Bebé Nirvana chama-se Spencer Elden, e apesar de ter dado a cara (e corpo) à capa do álbum, a família de Spencer ganhou apenas 200 dólares na altura, conta a revista Time.
Nem a família, nem ninguém na altura, podia prever que o disco vendesse 30 milhões de cópias em todo mundo. Agora, aos 25 anos, Spencer diz que foi estranho ser famoso. “Quando vou a um jogo de basebal eu penso “todos os que aqui estão, provavelmente, me viram todo nu em bebé”.
Outra coisa que aborrece Spencer é o facto de nunca ter conhecido nenhum membro da banda. “Eu tentei encontrar-me com eles, mas nunca conheci ninguém. Nunca recebi um telefonema, ou um email”. Actualmente, Spencer trabalha com arte de rua, e vive com a mãe.
25 anos depois, aqui fica a foto:
Esta não foi no entanto a única vez que Spencer Elden recriou a icónica capa de Nevermind. Em 2008, então com 17 anos, Elden voltou à piscina para perseguir uma nota de dolar. E o resultado foi este:
ZAP // Hiper FM