22 anos depois, quatro mafiosos condenados pelo assassínio do juiz Falcone

Giuseppe Romano / Flickr

Pintura de Giovanni Falcone na praça em Palermo onde o juiz foi assassinado

Pintura de Giovanni Falcone na praça em Palermo onde o juiz foi assassinado

Quatro membros da máfia siciliana foram condenados a penas entre os 12 anos e prisão perpétua pelo seu papel no assassínio em 1992 do juiz Giovanni Falcone, símbolo da luta contra o crime organizado em Itália.

A justiça determinou, 22 anos depois, que os quatro condenados forneceram parte dos 500 quilos de explosivos utilizados para fazer explodir o automóvel que matou o juiz Giovanni Falcone, a mulher e três guarda-costas, perto de Palermo, na Sicília.

Gaspare Spatuzza obteve uma redução da pena para 12 anos de prisão por ter colaborado com a polícia na obtenção de provas que permitiram as restantes condenações.

Giuseppe Barranca e Cristoforo Canella foram condenados a penas de prisão perpétua e Cosimo D’Amato a 30 anos de prisão.

Numa das sessões do julgamento, Spatuzza disse que enquanto membro da Cosa Nostra (máfia siciliana), foi responsável por mais de 40 mortes.

Atualmente a cumprir uma pena de prisão perpétua por seis ataques à bomba cometidos em 1992 e 1993, Spatuzza pode contudo vir a ser libertado ao abrigo do regime italiano de redução de penas.

Dois meses depois de Falcone ter sido assassinado, outro juiz anti-máfia, Paolo Borsellino, foi morto num atentado semelhante.

Os dois casos chocaram a Itália. Falcone e Borsellino foram posteriormente elevados a heróis da luta contra o crime organizado.

O Aeroporto Internacional de Palermo, perto da estrada onde foram ambos assassinados, foi re-baptizado Aeroporto Falcone-Borsellino.

Os dois assassínios foram ordenados por Salvatore “Totó” Riina, o chefe máximo da Cosa Nostra, capturado um ano depois.

Atualmente com 84 anos, o capo, conhecido como “a besta” cumpre várias penas perpétuas numa prisão de segurança máxima.

cesko1971 / Flickr

Homenagem a Giovanni Falcone no local onde foi assassinado

Homenagem a Giovanni Falcone no local onde foi assassinado

/Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …

Contra “radicalismos, xenofobias e intolerâncias”. Marcelo vai ser distinguido pela mais antiga universidade da Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira em Bolonha a sua visita de Estado a Itália, com um dia dedicado à educação, em que será distinguido pela mais antiga universidade da …

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …