19 alimentos não chegam à mesa dos Venezuelanos

Rafael Chacon / Flickr

-

Dados estatísticos do Banco Central da Venezuela (BCV) dão conta que 19 produtos alimentares apresentam sérios problemas de abastecimento no país e que o índice generalizado de escassez foi de 29,4% em Março de 2013, segundo a imprensa venezuelana.

“As estatísticas do BCV revelam que a escassez se agravou este ano e em Março se situou em 29,4%”, diz o diário El Universal sublinhando que em Janeiro último a falta de abastecimento era de 28% e que o BCV não divulgou ainda os dados correspondentes a Fevereiro de 2014.

“O abastecimento de bens na economia, sobretudo em alimentos, é crítico. O relatório do BCV indica que 19 produtos de consumo básico registam sérios problemas de abastecimento este ano. A escassez de óleo de milho foi de 100% em Março e as medições indicam que desde Novembro de 2013 não se consegue óleo de girassol no mercado, enquanto o óleo de mistura vegetal regista uma escassez de 92,1%”, afirma.

A farinha de trigo é o segundo produto mais escasso, 99,4%, mas todas as variedades lácteas apresentam sérios problemas, o leite em pó completo escasseou em 90,2%, o leite em pó desnatado 92,8% o leite pasteurizado desnatado 97,6% e o leite pasteurizado completo 98,8%.

“Desde Novembro (de 2013) que estes produtos registam índices de escassez entre 80% e 100%, segundo as estatísticas do BCV”, sublinha o El Universal.

Por outro lado “a falta de abastecimento de café (moído e em grão) agudizou-se no primeiro trimestre”, atingindo 94,2% em Março. A mesma situação acontece com o açúcar que teve uma escassez de 90% no mês passado e a farinha de milho pré-cozida de 89,3%.

Outros produtos com sérios problemas de abastecimento são as ervilhas (89%), a margarina (74,9%), as sardinhas enlatadas (65,2%), o feijão preto (62,5%), as lentilhas (59,7%), o pernil de porco (56,7%), o queijo branco pasteurizado (54,9%) e a manteiga (53,3%).

Além disso a escassez afeta ainda produtos de higiene pessoal, como o papel higiénico (87%), condicionador de cabelo (68,8%), o ‘shampoo’ (champô 19,8%), as máquinas de barbear (63,1%), os sabonetes (53,4%), as fraldas descartáveis para bebés (19,1%), os desodorizantes (15%), as tolhas sanitárias femininas (11,1%), o creme dentífrico (7,6%).

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É o que dá o socialismo! Nós por cá andamos a pagar as desgraças dos golpes militares de Abril e dos desgovernos da 3ª república…e é um facto indesmentível que cada vez que os “xuxas” vão para o poder, cai-nos em cima a bancarrota!

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …