19 alimentos não chegam à mesa dos Venezuelanos

Rafael Chacon / Flickr

-

Dados estatísticos do Banco Central da Venezuela (BCV) dão conta que 19 produtos alimentares apresentam sérios problemas de abastecimento no país e que o índice generalizado de escassez foi de 29,4% em Março de 2013, segundo a imprensa venezuelana.

“As estatísticas do BCV revelam que a escassez se agravou este ano e em Março se situou em 29,4%”, diz o diário El Universal sublinhando que em Janeiro último a falta de abastecimento era de 28% e que o BCV não divulgou ainda os dados correspondentes a Fevereiro de 2014.

“O abastecimento de bens na economia, sobretudo em alimentos, é crítico. O relatório do BCV indica que 19 produtos de consumo básico registam sérios problemas de abastecimento este ano. A escassez de óleo de milho foi de 100% em Março e as medições indicam que desde Novembro de 2013 não se consegue óleo de girassol no mercado, enquanto o óleo de mistura vegetal regista uma escassez de 92,1%”, afirma.

A farinha de trigo é o segundo produto mais escasso, 99,4%, mas todas as variedades lácteas apresentam sérios problemas, o leite em pó completo escasseou em 90,2%, o leite em pó desnatado 92,8% o leite pasteurizado desnatado 97,6% e o leite pasteurizado completo 98,8%.

“Desde Novembro (de 2013) que estes produtos registam índices de escassez entre 80% e 100%, segundo as estatísticas do BCV”, sublinha o El Universal.

Por outro lado “a falta de abastecimento de café (moído e em grão) agudizou-se no primeiro trimestre”, atingindo 94,2% em Março. A mesma situação acontece com o açúcar que teve uma escassez de 90% no mês passado e a farinha de milho pré-cozida de 89,3%.

Outros produtos com sérios problemas de abastecimento são as ervilhas (89%), a margarina (74,9%), as sardinhas enlatadas (65,2%), o feijão preto (62,5%), as lentilhas (59,7%), o pernil de porco (56,7%), o queijo branco pasteurizado (54,9%) e a manteiga (53,3%).

Além disso a escassez afeta ainda produtos de higiene pessoal, como o papel higiénico (87%), condicionador de cabelo (68,8%), o ‘shampoo’ (champô 19,8%), as máquinas de barbear (63,1%), os sabonetes (53,4%), as fraldas descartáveis para bebés (19,1%), os desodorizantes (15%), as tolhas sanitárias femininas (11,1%), o creme dentífrico (7,6%).

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É o que dá o socialismo! Nós por cá andamos a pagar as desgraças dos golpes militares de Abril e dos desgovernos da 3ª república…e é um facto indesmentível que cada vez que os “xuxas” vão para o poder, cai-nos em cima a bancarrota!

RESPONDER

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …