19 alimentos não chegam à mesa dos Venezuelanos

Rafael Chacon / Flickr

-

Dados estatísticos do Banco Central da Venezuela (BCV) dão conta que 19 produtos alimentares apresentam sérios problemas de abastecimento no país e que o índice generalizado de escassez foi de 29,4% em Março de 2013, segundo a imprensa venezuelana.

“As estatísticas do BCV revelam que a escassez se agravou este ano e em Março se situou em 29,4%”, diz o diário El Universal sublinhando que em Janeiro último a falta de abastecimento era de 28% e que o BCV não divulgou ainda os dados correspondentes a Fevereiro de 2014.

“O abastecimento de bens na economia, sobretudo em alimentos, é crítico. O relatório do BCV indica que 19 produtos de consumo básico registam sérios problemas de abastecimento este ano. A escassez de óleo de milho foi de 100% em Março e as medições indicam que desde Novembro de 2013 não se consegue óleo de girassol no mercado, enquanto o óleo de mistura vegetal regista uma escassez de 92,1%”, afirma.

A farinha de trigo é o segundo produto mais escasso, 99,4%, mas todas as variedades lácteas apresentam sérios problemas, o leite em pó completo escasseou em 90,2%, o leite em pó desnatado 92,8% o leite pasteurizado desnatado 97,6% e o leite pasteurizado completo 98,8%.

“Desde Novembro (de 2013) que estes produtos registam índices de escassez entre 80% e 100%, segundo as estatísticas do BCV”, sublinha o El Universal.

Por outro lado “a falta de abastecimento de café (moído e em grão) agudizou-se no primeiro trimestre”, atingindo 94,2% em Março. A mesma situação acontece com o açúcar que teve uma escassez de 90% no mês passado e a farinha de milho pré-cozida de 89,3%.

Outros produtos com sérios problemas de abastecimento são as ervilhas (89%), a margarina (74,9%), as sardinhas enlatadas (65,2%), o feijão preto (62,5%), as lentilhas (59,7%), o pernil de porco (56,7%), o queijo branco pasteurizado (54,9%) e a manteiga (53,3%).

Além disso a escassez afeta ainda produtos de higiene pessoal, como o papel higiénico (87%), condicionador de cabelo (68,8%), o ‘shampoo’ (champô 19,8%), as máquinas de barbear (63,1%), os sabonetes (53,4%), as fraldas descartáveis para bebés (19,1%), os desodorizantes (15%), as tolhas sanitárias femininas (11,1%), o creme dentífrico (7,6%).

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É o que dá o socialismo! Nós por cá andamos a pagar as desgraças dos golpes militares de Abril e dos desgovernos da 3ª república…e é um facto indesmentível que cada vez que os “xuxas” vão para o poder, cai-nos em cima a bancarrota!

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …