Em 1816 não houve verão. A culpa foi de um vulcão na Indonésia

Em 1815, o vulcão Monte Tambora, na Indonésia, explodiu – e terá sido a maior erupção nos últimos 1.500 anos. Há muito que se suspeita que o evento causou o chamado “ano sem verão” na Europa.

Nesse ano, cinzas e dióxido de enxofre bloqueou a luz do Sol. No entanto, cientistas atmosféricos não sabem em que medida a explosão contribuiu para as condições frias e húmidas do ano seguinte. Mas, agora, modelos climáticos estão a ser usados para mostrar que o Monte Tambora causou o frio recorde e possivelmente a humidade.

Para o povo na Indonésia, a enorme erupção no dia 10 de abril refletiu-se num tsunami que matou entre 40 e 60 mil pessoas.

As temperaturas médias em todo o mundo em 1816 foram 0,4º-0,7ºC mais baixas do que nos anos anteriores. Andrew Schurer, da Universidade de Edimburgo, modelou como teria sido o ano de 1816 sem o vulcão, usando o que sabemos das condições anteriores à erupção e da entrada solar.

No artigo publicado este mês na revista especializada Environmental Research Letters, o investigador escreveu que, com erupção ou sem erupção, em 1816, a Europa podia ter experimentado um ano estranhamente chuvoso, mas foi o vulcão que o tornou tão frio.



“A inclusão de forças vulcânicas nos modelos climáticos pode ser responsável pelo arrefecimento e estimamos que aumenta a probabilidade de temperaturas extremamente baixas em até cem vezes“, afirmou Schurer em comunicado, divulgado pelo EurekAlert. “Sem forças vulcânicas, é menos provável que tenha sido tão húmido e altamente improvável que tenha sido tão frio”.

Durante o ano sem verão, as pessoas não tinham ideia das causas. A possibilidade de um vulcão do outro lado do mundo afetar o clima só foi discutida após um arrefecimento semelhante causado pela erupção de Krakatoa em 1883.

Tambora foi conectado pela primeira vez ao ano sem verão em 1913. No entanto, também foi observado que 1816 estava no final de um período de atividade solar invulgarmente baixa, causando um debate sobre se Tambora representava toda a história. Só agora, com modelos climáticos globais avançados, que podemos responder a esta questão com mais detalhes.

A erupção do Monte Tambora ocorreu quando o suprimento de alimentos era invulgarmente vulnerável devido a uma combinação da rutura das guerras napoleónicas e vários verões arrefecidos por erupções menores. Centenas de milhares de pessoas morreram nas fomes subsequentes.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixosos que queriam processar Vaticano por pedofilia

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou esta terça-feira 24 queixosos que já tinham tentado perante tribunais belgas processar o Vaticano por atos de pedofilia cometidos por padres. O TEDH invocou em particular “a imunidade” …

Casa desaba em São Miguel devido a chuva forte mas sem fazer vítimas

Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a …

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …

Kim Jong-Un quer criar "exército invencível" para proteger a Coreia do Norte

Kim Jong-un promete construir um "exército invencível" face ao que diz serem políticas hostis dos Estados Unidos. Ainda assim, o líder norte-coreano garante que o país não procura “guerra com ninguém”. As declarações do líder da …

PSP da Figueira da Foz efetuou maior apreensão de droga em 20 anos

Cerca de 20 quilogramas (kg) de haxixe, quase 16 kg de liamba e cocaína para 3.395 doses foram apreendidos pela PSP da Figueira da Foz, na maior apreensão de droga em 20 anos. A droga apreendida …

Empresa alemã explodiu o seu próprio foguetão

A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup alemã, terminou recentemente um teste de pressão criogénica destrutiva a um dos seus foguetões - o RFA One. A Rocket Factory Ausgburg realizou um teste a um dos seus …

Visitas hospitalares devem apresentar certificado digital ou teste negativo

Quem visitar um doente internado ou acompanhar um utente nos serviços do SNS vai ter de apresentar o certificado digital ou um resultado negativo de um teste à covid-19, segundo uma orientação da Direção-Geral da …

Medina renuncia a cargo de vereador para facilitar a vida a Moedas

Numa carta enviada à Assembleia Municipal, Fernando Medina afirma que a sua saída ajuda ao funcionamento do executivo municipal de Carlos Moedas, novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Depois de uma derrota inesperada na …

Resposta britânica à pandemia foi "dos maiores fracassos de sempre"

Um relatório do Parlamento britânico sobre a gestão pandémica no Reino Unido arrasa os esforços do executivo britânico no sentido de impedir a propagação do vírus no início da pandemia. Segundo a visão dos parlamentares, a …