Em 1816 não houve verão. A culpa foi de um vulcão na Indonésia

Em 1815, o vulcão Monte Tambora, na Indonésia, explodiu – e terá sido a maior erupção nos últimos 1.500 anos. Há muito que se suspeita que o evento causou o chamado “ano sem verão” na Europa.

Nesse ano, cinzas e dióxido de enxofre bloqueou a luz do Sol. No entanto, cientistas atmosféricos não sabem em que medida a explosão contribuiu para as condições frias e húmidas do ano seguinte. Mas, agora, modelos climáticos estão a ser usados para mostrar que o Monte Tambora causou o frio recorde e possivelmente a humidade.

Para o povo na Indonésia, a enorme erupção no dia 10 de abril refletiu-se num tsunami que matou entre 40 e 60 mil pessoas.

As temperaturas médias em todo o mundo em 1816 foram 0,4º-0,7ºC mais baixas do que nos anos anteriores. Andrew Schurer, da Universidade de Edimburgo, modelou como teria sido o ano de 1816 sem o vulcão, usando o que sabemos das condições anteriores à erupção e da entrada solar.

No artigo publicado este mês na revista especializada Environmental Research Letters, o investigador escreveu que, com erupção ou sem erupção, em 1816, a Europa podia ter experimentado um ano estranhamente chuvoso, mas foi o vulcão que o tornou tão frio.

“A inclusão de forças vulcânicas nos modelos climáticos pode ser responsável pelo arrefecimento e estimamos que aumenta a probabilidade de temperaturas extremamente baixas em até cem vezes“, afirmou Schurer em comunicado, divulgado pelo EurekAlert. “Sem forças vulcânicas, é menos provável que tenha sido tão húmido e altamente improvável que tenha sido tão frio”.

Durante o ano sem verão, as pessoas não tinham ideia das causas. A possibilidade de um vulcão do outro lado do mundo afetar o clima só foi discutida após um arrefecimento semelhante causado pela erupção de Krakatoa em 1883.

Tambora foi conectado pela primeira vez ao ano sem verão em 1913. No entanto, também foi observado que 1816 estava no final de um período de atividade solar invulgarmente baixa, causando um debate sobre se Tambora representava toda a história. Só agora, com modelos climáticos globais avançados, que podemos responder a esta questão com mais detalhes.

A erupção do Monte Tambora ocorreu quando o suprimento de alimentos era invulgarmente vulnerável devido a uma combinação da rutura das guerras napoleónicas e vários verões arrefecidos por erupções menores. Centenas de milhares de pessoas morreram nas fomes subsequentes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …