/

Em 1816 não houve verão. A culpa foi de um vulcão na Indonésia

Em 1815, o vulcão Monte Tambora, na Indonésia, explodiu – e terá sido a maior erupção nos últimos 1.500 anos. Há muito que se suspeita que o evento causou o chamado “ano sem verão” na Europa.

Nesse ano, cinzas e dióxido de enxofre bloqueou a luz do Sol. No entanto, cientistas atmosféricos não sabem em que medida a explosão contribuiu para as condições frias e húmidas do ano seguinte. Mas, agora, modelos climáticos estão a ser usados para mostrar que o Monte Tambora causou o frio recorde e possivelmente a humidade.

Para o povo na Indonésia, a enorme erupção no dia 10 de abril refletiu-se num tsunami que matou entre 40 e 60 mil pessoas.

As temperaturas médias em todo o mundo em 1816 foram 0,4º-0,7ºC mais baixas do que nos anos anteriores. Andrew Schurer, da Universidade de Edimburgo, modelou como teria sido o ano de 1816 sem o vulcão, usando o que sabemos das condições anteriores à erupção e da entrada solar.

No artigo publicado este mês na revista especializada Environmental Research Letters, o investigador escreveu que, com erupção ou sem erupção, em 1816, a Europa podia ter experimentado um ano estranhamente chuvoso, mas foi o vulcão que o tornou tão frio.

“A inclusão de forças vulcânicas nos modelos climáticos pode ser responsável pelo arrefecimento e estimamos que aumenta a probabilidade de temperaturas extremamente baixas em até cem vezes“, afirmou Schurer em comunicado, divulgado pelo EurekAlert. “Sem forças vulcânicas, é menos provável que tenha sido tão húmido e altamente improvável que tenha sido tão frio”.

Durante o ano sem verão, as pessoas não tinham ideia das causas. A possibilidade de um vulcão do outro lado do mundo afetar o clima só foi discutida após um arrefecimento semelhante causado pela erupção de Krakatoa em 1883.

Tambora foi conectado pela primeira vez ao ano sem verão em 1913. No entanto, também foi observado que 1816 estava no final de um período de atividade solar invulgarmente baixa, causando um debate sobre se Tambora representava toda a história. Só agora, com modelos climáticos globais avançados, que podemos responder a esta questão com mais detalhes.

A erupção do Monte Tambora ocorreu quando o suprimento de alimentos era invulgarmente vulnerável devido a uma combinação da rutura das guerras napoleónicas e vários verões arrefecidos por erupções menores. Centenas de milhares de pessoas morreram nas fomes subsequentes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.