Há 170 mil anos, os nossos antepassados já cozinhavam alimentos ricos em hidratos de carbono

Wadley et al / Science

Border Cave, na África do Sul

A evidência mais antiga de que os nossos antepassados cozinhavam alimentos ricos em hidratos de carbono foi encontrada numa caverna, na África do Sul, e data de há 170 mil anos.

Os locais onde os nossos antepassados viveram têm muitos ossos de animais que nos dão uma boa ideia da componente carnívora da sua dieta. No caso dos vegetais, é bastante mais difícil de serem preservados.

No entanto, de vez em quando lá surge um golpe de sorte, tal como aconteceu na Border Cave, na África do Sul, onde a professora Lyn Wadley, da Universidade de Witwatersrand, e os restantes colegas descobriram restos carbonizados de rizomas, um tipo de caule, geralmente subterrâneo, que cresce horizontalmente.

Segundo o IFLScience, o chão desta caverna é constituído por camadas alternadas de sedimentos e de cinzas de vários períodos da ocupação humana. Os rizomas foram encontrados em muitos níveis, sendo que os primeiros têm cerca de 170 mil anos, o que indica que este foi um alimento básico durante um bom período de tempo.

A localização nas camadas de cinza indica que foram deliberadamente cozinhados no fogo, com algumas que foram deixadas para trás por terem cozinhado demais ou por terem sido acidentalmente perdidas.

Os rizomas são do género Hypoxis, conhecidos como batatas africanas, e embora tenham sido queimados demais para serem definitivamente identificados, os investigadores propõem, no estudo agora publicado na revista Science, que o seu tamanho e a sua forma são indicadores da H. angustifolia.

Já tinham sido encontradas sementes de rizoma num local em Gesher Benot Ya’aqov, em Israel, que é muito anterior aos humanos modernos, mas isso é uma evidência menos conclusiva de que foram comidos e muito menos cozinhados.

A Border Cave é muito mais antiga do que qualquer evidência do consumo de um rizoma e supera o traço mais antigo conhecido anteriormente de uma matéria vegetal deliberadamente cozinhada em 50 mil anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Epidemiologista sueco admite erros. "Há potencial para melhorar o que fizemos"

O principal epidemiologista da Suécia, Anders Tegnell, admitiu que a sua estratégia para combater a covid-19 resultou em muitas mortes, depois de ter convencido o governo do país a evitar um confinamento. "Se encontrássemos a mesma doença, …

Renato Sanches a prazo no Lille. Chovem propostas pelo ex-Benfica

Renato Sanches voltou a encontrar a sua boa forma no Lille. As boas exibições do internacional português levaram-no a receber propostas volumosas de vários clubes. O presidente do Lille confirmou que tem recebido várias propostas avultadas, …

Ação judicial contra ordem executiva de Trump de restrição às redes sociais. Viola a Primeira Emenda

O Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) apresentou uma ação judicial contra a ordem executiva de Donald Trump cujo alvo eram as redes sociais, alegando que viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana. O The …

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …