Há 170 mil anos, os nossos antepassados já cozinhavam alimentos ricos em hidratos de carbono

Wadley et al / Science

Border Cave, na África do Sul

A evidência mais antiga de que os nossos antepassados cozinhavam alimentos ricos em hidratos de carbono foi encontrada numa caverna, na África do Sul, e data de há 170 mil anos.

Os locais onde os nossos antepassados viveram têm muitos ossos de animais que nos dão uma boa ideia da componente carnívora da sua dieta. No caso dos vegetais, é bastante mais difícil de serem preservados.

No entanto, de vez em quando lá surge um golpe de sorte, tal como aconteceu na Border Cave, na África do Sul, onde a professora Lyn Wadley, da Universidade de Witwatersrand, e os restantes colegas descobriram restos carbonizados de rizomas, um tipo de caule, geralmente subterrâneo, que cresce horizontalmente.

Segundo o IFLScience, o chão desta caverna é constituído por camadas alternadas de sedimentos e de cinzas de vários períodos da ocupação humana. Os rizomas foram encontrados em muitos níveis, sendo que os primeiros têm cerca de 170 mil anos, o que indica que este foi um alimento básico durante um bom período de tempo.

A localização nas camadas de cinza indica que foram deliberadamente cozinhados no fogo, com algumas que foram deixadas para trás por terem cozinhado demais ou por terem sido acidentalmente perdidas.

Os rizomas são do género Hypoxis, conhecidos como batatas africanas, e embora tenham sido queimados demais para serem definitivamente identificados, os investigadores propõem, no estudo agora publicado na revista Science, que o seu tamanho e a sua forma são indicadores da H. angustifolia.

Já tinham sido encontradas sementes de rizoma num local em Gesher Benot Ya’aqov, em Israel, que é muito anterior aos humanos modernos, mas isso é uma evidência menos conclusiva de que foram comidos e muito menos cozinhados.

A Border Cave é muito mais antiga do que qualquer evidência do consumo de um rizoma e supera o traço mais antigo conhecido anteriormente de uma matéria vegetal deliberadamente cozinhada em 50 mil anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …