Em Portugal, há apenas 16 professores de 1.º ciclo com menos de 30 anos

Alegri / Wikimedia

Relatório da OCDE revela que dos mais de 107 mil professores do Ensino Público em Portugal, apenas 424 têm menos de 30 anos. Só 16 deles lecionam no 1.º ciclo do ensino básico.

Apenas 424 dos mais de 107 mil professores do Ensino Público em Portugal têm menos de 30 anos. Já a percentagem de docentes do 1.º ciclo do ensino básico é de apenas 0,39%, e, em termos de planeamento futuro pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), é considerada como “muito preocupante”.

Nas quase 3700 escolas públicas de todo o país, existiam apenas 16 professores com menos de 30 anos, segundo os dados relativos ao ano letivo de 2016/2017.

No relatório Reviews of School Resources, a OCDE adianta que a média de idades dos professores do 1.º ciclo do ensino básico é de 47 anos. Esta idade contrasta com a idade média do ensino privado, que se situa nos 39 anos.

“Principalmente no 1.º ciclo, a décalage entre as idades dos alunos e as dos professores é abissal“, ilustra Manuel António Pereira, presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares e diretor do Agrupamento de Escolas de Cinfães, citado pelo Diário de Notícias.

O mesmo acontece no 2.º ciclo do ensino básico, onde a idade média atinge os 50 anos de idade, enquanto que no ensino privado oscila entre os 42 e os 45 anos.

Também no 3.º ciclo e ensino secundário se verifica a mesma situação, onde a média de idades no ensino público é de 49 anos, mas a média no privado está entre os 43 e os 44 anos.

Inverno demográfico“, é o nome do fenómeno que os especialistas usam para ilustrar esta situação em Portugal. Para estes dados contribuem o envelhecimento da população, o aumento da idade da reforma, o pouco interesse das gerações mais novas na profissão e os critérios de colocação nas escolas que favorecem os docentes que já estão integrados no sistema.

No entanto, destaca a Sábado, esta realidade não acontece em todo o lado. A contrastar com os 16 professores com menos de 30 anos a ensinarem no setor público do 1.º ciclo do ensino básico, estão os 289 no setor privado – uma diferença de 0,06% para 10%. Nos restantes ciclos, o problema não é tão visível e os dados entre setor público e privado são semelhantes.

A organização defende, entre as medidas que podem levar à renovação do sistema de ensino do Estado, a flexibilização das regras das reformas antecipadas, para que os professores se aposentem sem penalizações, e antecipar os maiores incentivos salariais na carreira para mais cedo, de forma a cativar mais profissionais para o setor.

Em resposta, o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues argumentou que “abriu recentemente um novo ciclo de recrutamento e progressão que se deverá acentuar nos próximos anos, nomeadamente, tendo em conta a aposentação de uma parte considerável do corpo docente e o restabelecimento das condições de progressão na carreira”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E quantos são no pré escolar com menos de 30 anos? E com mais de 50? Qual a média de idade dos educadores? O nosso ensino inicia_se no pré escolar e não no 1 ciclo. A notícia está um pouco incompleta.

RESPONDER

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …

Caso do negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos

O processo sobre a alegada corrupção no negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, e o presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes. A …

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico de vacina para covid-19 com 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado na quarta-feira. Segundo noticiou a agência Lusa, …

Portugal regista mais três mortes e 213 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 213 novos casos de covid-19 em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, dos 213 …