Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

honzasoukup / Flickr

Paisagem no Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento.

De acordo com o jornal Público, que cita o último boletim de armazenamento das albufeiras do Serviço Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), desde fevereiro de 2004 que a albufeira do Alqueva não tinha uma cota tão baixa no seu nível de armazenamento: 144,51 metros acima do nível do mar.

No passado mês de julho, o volume de água nesta albufeira era de 2646 hectómetros cúbicos (hm3), correspondentes a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento, que é de 4150hm3.

Segundo o matutino, só houve um volume de água inferior a este em fevereiro de 2004, cerca de 2527hm3, o que corresponde a 60,9%. Desde então, o Alqueva teve um aumento constante na sua cota de armazenamento, tendo chegado a atingir o seu primeiro nível de pleno armazenamento em janeiro de 2010.

O diário explica que, entretanto, o panorama se alterou. A cultura do regadio, sobretudo do olival, mas também do amendoal, passou a ter uma expressão predominante. No último ano, estas duas culturas preencheram três quartos da área inscrita para rega.

Em declarações ao Público, Francisco Gomes da Silva, antigo secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural e presidente da Agroges, alertou para o facto de “estarmos perante um cenário de potencial ‘insuficiência’ de água para satisfazer a procura que irá ocorrer dentro de três a quatro anos”.

“Temos de apertar nos gastos e contar as gotas de água, pois existe a ilusão de que temos em mãos um recurso infinito, quando não é verdade”, disse também Pedro Salema, da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EIDA).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …

Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os …

Virologista alemão defende que a verdadeira pandemia só agora começou

O virologista alemão Christian Drosten, cientista de referência e assessor do Governo alemão para os temas da covid-19, advertiu esta quinta-feira que a “verdadeira pandemia” do novo coronavírus só agora está a começar. “A verdadeira pandemia …