Deputados franceses querem definir 15 anos como idade mínima de consentimento sexual

O projeto de lei, que caracteriza as relações sexuais entre adultos e menores de 15 anos como abuso sexual, foi aprovado pela Assembleia Nacional Francesa e pode vir a tornar-se lei em abril.

Na semana passada, a Assembleia Nacional Francesa aprovou um projeto de lei para estabelecer como idade mínima de consentimento sexual os 15 anos, numa tentativa de reforçar a proteção dos menores após vários escândalos de abusos sexuais.

O texto foi aprovado na passada segunda-feira, de forma unânime, e deve agora passar para o Senado para uma adoção definitiva prevista nas próximas semanas.

As crianças estão fora dos limites“, disse o ministro da Justiça, Eric Dupond-Moretti, à Assembleia Nacional, a câmara baixa do Parlamento, antes da votação.

De acordo com o projeto de lei, noticiado pelo The New York Times, uma relação sexual entre um adulto e um menor de 15 anos seria punível com 20 anos de prisão, a menos que a diferença de idade entre os parceiros consensuais fosse pequena.

Para evitar a criminalização das relações legítimas que se formam entre adolescentes e jovens adultos, o texto inclui uma cláusula chamada “Romeu e Julieta“, que prevê que as sanções sejam aplicadas apenas se “a diferença de idade entre o adulto e o menor (de 15 anos) for de, pelo menos, cinco anos”.

A cláusula não se aplica se for cometido um abusou sexual ou agressão.

O projeto, que também inclui uma cláusula que torna o incesto um crime específico, vai ao Senado ainda este mês e deve obter a aprovação final em abril.

Nos últimos meses, França esteve envolvida numa onda de escândalos de pedofilia e abusos sexuais depois de uma importante figura do cenário intelectual parisiense, o cientista político Olivier Duhamel, ter sido acusado por estes crimes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem de etnia cigana morre após polícia pressionar joelho no seu pescoço. Caso já é comparado ao de Floyd

O caso ocorreu na República Checa. Um homem de etnia cigana morreu depois de um polícia ter pressionado o joelho sobre o seu pescoço durante vários minutos. A vítima, Stanislav, de 40 anos, viria a …

Relatório dos Sistemas de Saúde arrasa gestão da pandemia

O Relatório de Primavera 2021, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, critica a gestão da pandemia em Portugal, salientando que "não estamos a aprender ainda, com a experiência da pandemia, aquilo que seria necessário …

Líderes independentistas catalães já começaram a sair da prisão

Os nove líderes independentistas catalães que receberam o indulto do Governo espanhol começaram, esta quarta-feira, a sair das prisões onde se encontravam. A ex-presidente do parlamento regional Carme Forcadell foi a primeira a abandonar o estabelecimento …

Afinal, Bruxelas não vai restringir conteúdos britânicos na TV e no streaming

A Comissão Europeia desmentiu o facto de estar a ser preparada uma alteração legislativa para restringir a difusão de conteúdos audiovisuais produzidos no Reino Unido na programação das estações televisivas ou nas plataformas de streaming …

Altice culpa ANACOM e Governo por despedimento colectivo (e ameaça deixar Portugal)

A Altice anunciou o despedimento colectivo de quase 300 trabalhadores depois das saídas de cerca de mil funcionários por mútuo acordo. Mas admite que continua a ter colaboradores "dispensáveis" e deixa o alerta de que …

PCP encerra jornadas parlamentares com sete páginas de críticas ao Governo

Sete páginas do discurso de encerramento das jornadas parlamentares do líder parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), João Oliveira, foram dedicadas às queixas contra o Governo e o PS. As jornadas parlamentares do PCP terminaram com …

Um terço dos internados em UCI em Lisboa estava vacinado com a primeira dose

Cerca de um terço dos doentes com covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) já estava vacinado com a primeira dose quando deu entrada no …

Fernando Santos admitiu mudanças. Eis as mexidas que podem acontecer no "onze"

Fernando Santos admitiu promover alterações no onze inicial de Portugal frente à França. Eis a equipa que pode entrar em campo logo à noite. A derrota por 2-4 frente à Alemanha, no segundo jogo da fase …

MP pede pena de prisão efetiva entre dois e três anos para Armando Vara

O Ministério Público (MP) pediu, esta quarta-feira, a condenação de Armando Vara a uma pena efetiva próxima dos três anos de prisão por um crime de branqueamento de capitais, do qual foi pronunciado em processo …

Imunidade de grupo poderá ser atrasada. Jovens com mais de 18 anos vacinados a partir de 4 de julho

Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a covid-19, admitiu um atraso de até 15 dias na meta de 70% de população vacinada com a primeira dose, devido …