Após 14 anos no poder, Morales é candidato ao Senado nas eleições de maio

Joel Alvarez / Wikimedia

Evo Morales

O ex-presidente boliviano Evo Morales formalizou a sua candidatura ao Senado nesta segunda-feira, sendo candidato às novas eleições gerais de 3 de maio.

Morales, que renunciou à presidência do país a 10 de novembro e está refugiado na Argentina, encabeça a lista de oito candidatos ao Senado – quatro titulares e quatro substitutos – para a região sul de Cochabamba na lista do seu partido Movimento ao Socialismo (MAS), segundo a nota oficial publicada do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE).

Evo Morales, de 60 anos, não pode concorrer à presidência nessas eleições, por disposição legal. Devido a este impedimento, o MAS formalizou a candidatura presidencial do ex-ministro da Economia, Luis Arce.

Oito candidatos irão disputar a presidência da Bolívia nessas eleições, incluindo Arce, bem como a presidente interina, Jeanine Áñez, e outros rivais do ex-presidente. Arce lidera as intenções de voto, com 26%, de acordo com uma pesquisa divulgada na semana passada. Nas eleições, serão escolhidos o presidente, vice-presidente, 36 senadores e 120 deputados.

Evo Morales renunciou ao cargo após quase 14 anos no poder, numa declaração transmitida pela televisão do país. Morales demitiu-se depois de os chefes das Forças Armadas e da polícia da Bolívia terem exigido que abandonasse o cargo para que a estabilidade e a paz possam regressar ao país.

Além de Evo Morales e do seu vice, renunciaram igualmente a presidente do Senado, Adriana Salvatierra, e o presidente da Câmara dos Deputados, Víctor Borda. Já a presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, María Eugenia Choque Quispe, que tinha renunciado ao cargo, foi detida pela polícia após a renúncia de Evo Morales.

O ministro da Defesa da Bolívia, Javier Eduardo Zavaleta López, anunciou a sua renúncia ao cargo. Zavaleta López disse que a sua vontade “sempre foi de preservar o caráter institucional das forças armadas ao serviço da população” e não contra esta.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. «…Evo Morales renunciou ao cargo após quase 14 anos no poder, numa declaração transmitida pela televisão do país. Morales demitiu-se depois de os chefes das Forças Armadas e da polícia da Bolívia terem exigido que abandonasse o cargo para que a estabilidade e a paz possam regressar ao país…» – in ZAP aeiou

    O que vem descrito neste parágrafo não corresponde à verdade, o Presidente Evo Morales foi forçado a renunciar ao cargo por tenho ganho as eleições, pelos «…chefes das Forças Armadas e da polícia da Bolívia…» que efectuaram um golpe de estado.

    A vitória nas eleições do Presidente Evo Morales, eleito democraticamente pelos cidadãos Bolivianos, levou a oposição a semear o caos no espaço público e a violência contra a população civil, pelo facto de não conseguirem ganhar nas urnas nem tão pouco obterem o apoio dos eleitores.

    Em consequência deste golpe de estado, a sr.ª Áñez auto-proclamou-se presidente da Bolívia, não tendo qualquer legitimidade.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …