Cerca de 1300 enfermeiros deixaram o país durante a pandemia

Rodrigo Antunes / Lusa

O Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) alertou hoje para a falta de valorização da classe por parte do Governo, que levou a que cerca de 1300 profissionais deixassem o país durante a pandemia da covid-19.

A denúncia consta de uma carta aberta deste sindicato, criado no início de 2020, dirigida à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que estará no Porto para a Cimeira Social que hoje se inicia.

“Neste momento, estão mais de 1800 enfermeiros com contratos por tempo certo para fazer face à pandemia da covid-19 que não viram nem verão os seus contratos renovados, mesmo sendo imprescindíveis para as dotações seguras recomendadas pela Ordem dos Enfermeiros. Esta falta de reconhecimento e valorização do nosso trabalho promove o êxodo, sendo que, em plena pandemia, emigraram cerca de 1.300 enfermeiros”, salientou o SITEU.

De acordo com o sindicato, estes profissionais em situação precária estão a assegurar as necessidades diárias do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que tem um rácio de enfermeiros inferior à média dos países da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico)

“Em Portugal o rácio de enfermeiros/habitantes no SNS é de 6,9/1000 habitantes, em comparação aos países da OCDE, que é de 9,3/1000”, avançou o SITEU na carta aberta, que pretendeu manifestar a “profunda preocupação, indignação e insatisfação com as políticas portuguesas para o SNS”.

O sindicato alertou ainda que se verifica um “desinvestimento brutal por parte do Governo português nas instituições públicas de saúde”, apontando os exemplos da falta de manutenção de edifícios, da não renovação de equipamento para assistência ao doente e das políticas de trabalho.

“Verificamos, nos últimos 15 anos, um aumento brutal de instituições de saúde privadas que sobrevivem à custa do financiamento público. A saúde passou a ser um negócio de milhões que enriquece este tecido empresarial e consequentemente grupos económicos privados”, referiu ainda o SITEU.

A nível salarial, a estrutura sindical considerou que, apesar de ter sido negociada uma valorização prevista no Orçamento de Estado de 2018, em maio de 2021 a “maioria das instituições do SNS não realizou a comunicação individual dos pontos a cada profissional e não procedeu à atualização salarial de mais de cerca de 50% dos enfermeiros”.

Isso leva a que, denunciou o sindicato, enfermeiros com 22 anos de carreira estejam na primeira posição remuneratória em igualdade de circunstâncias como um colega recém-licenciado.

O SITEU considerou ainda que a existência de duas carreiras profissionais – a Carreira Especial de Enfermagem e a Carreira de Enfermagem – constitui um “atropelo à Constituição da República Portuguesa” por permitir, por exemplo, que os enfermeiros que trabalham em Instituições Portuguesas de Solidariedade Social (IPSS) tenham um salário base cerca de cinco níveis abaixo dos profissionais do SNS.

“Temos a certeza que, perante a manifestação pública destes incumprimentos legais e destas injustiças, Vossa Excelência, enquanto Presidente da Comissão Europeia, poderá interceder de forma positiva apelando ao bom senso dos nossos governantes de modo que sejam tomadas providências no sentido de existir reposição de alguma justiça relativamente à Carreira Especial de Enfermagem”, apelou o SITEU a Ursula von der Leyen.

No início de abril, o Ministério da Saúde anunciou que foi autorizada a contratação de meio milhar de enfermeiros para reforçar o combate da pandemia no SNS.

“O Governo autorizou a contratação, pelas instituições do Ministério da Saúde, dos profissionais de saúde necessários à resposta do sistema para efeitos da prevenção, controlo e tratamento da infeção por novo coronavírus”, acrescentou o ministério de Marta Temido.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser …

A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto do domínio soviético

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta. Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do …

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …