13 novas e surpreendentes espécies descobertas em 2013

Todos os anos, os cientistas acrescentam algo ao catálogo da vida na Terra, descobrindo e descrevendo novas espécies que ninguém antes conhecia. 2013 não foi excepção: espécies desconhecidas e fascinantes foram descobertas – uma das quais, em Portugal.

Algumas destas novas espécies, como é fácil imaginar, são descobertas nas profundezas de selvas pouco exploradas. Mas outras são encontradas bem no meio de cidades, escondidas à vista de todos.

Algumas espécies descobertas tinham sido confundidas com outras, parentes chegados num ramo próximo da taxonomia. Outras, são tão pequenas ou vivem num sítio tão remoto que simplesmente escaparam despercebidas.

Novas espécies de insectos, bactérias e vírus são descobertos com frequência. No entanto, novos mamíferos são raros.

Com surpresa para toda a comunidade científica, este ano um novo mamífero foi descoberto na América do Sul.

De orquídeas vulcânicas a tubarões que andam, passando por sapos de chocolate e formigas piratas, eis 13 das mais fascinantes espécies descobertas em 2013.

 

Cheirogaleus lavasoensis: Este lémure anão foi descoberto quando cientistas estavam a recolher amostras de tecido de outra espécie conhecida de lémure, e concluíram que tinham encontrado uma nova espécie não anteriormente identificada. Tal como todos os lémures, vive na ilha de Madagáscar, na costa leste de África.

 

Platanthera azorica: Esta nova espécie de orquídea foi encontrada no cume de um vulcão dos Açores. A espécie tinha na realidade sido recolhida há 170 anos, mas não foi estudada nem reconhecida como uma nova espécie até ser redescoberta e classificada pelo botânico Richard Bateman, do Kew Royal Botanic Gardens, de Londres. Segundo Bateman, é urgente preservar a espécie, ameaçada por outras espécies invasivas e pela destruiçção do seu habitat.

 

Bassaricyon neblina: Cientistas do Instituto Smithsonian, nos EUA, descobriram uma nova espécie nas florestas da Colômbia e do Equador. Baptizado de olinguito, é a primeira nova espécie carnívora descoberta no Hemisfério Ocidental em 35 anos. Foi necessária mais de uma década para identificar o mamífero, uma descoberta que, segundo os cientistas, é muito rara em pleno século 21.

 

Hemiscyllium Halmahera: Na costa da ilha de Halmahera, na Indonésia, foi descoberta esta nova espécie, um tubarão que anda. O Hemiscyllium Halmahera move-se no leito do mar usando as barbatanas para ganhar impulso.

 

Niumbaha superba: Apesar de ter sido descoberto em 1939, apenas este ano investigadores do Sudão conseguiram identificar e descrever este morcego, que tem manchas e listas brancas pelo corpo, a fazer lembrar um urso panda.

 

Zospeum tholussum: Um caracol terrestre com uma concha transparente, a espécie é mais uma da família dos Ellobidae e foi descoberta em Lukina Jama-Trojama, um complexo de cavernas profundas na Croácia, uma das 20 mais profundas do mundo.

 

Saltuarius eximius: Uma expedição às montanhas do Cabo Melville, uma região remota do norte da Austrália, resultou na descoberta de três novas espécies de vertebrados. A mais surpreendente é este pequeno lagarto com a cauda achatada, em forma de folha, batizado de Saltuarius eximius.

 

Hypsiboas sp: o cocoa frog, ou sapo de cacau, assim baptizado pela sua peculiar cor achocolatada, é uma nova espécie arbórea, e usa discos circulares nos dedos para trepar às árvores.

 

Tapirus kabomani: Investigadores descobriram esta espécie de anta da região da Amazónia. A descoberta foi apresentada na ‘Journal of Mammalogy’, mas a pequena anta, que vive na bacia do rio Amazonas no Brasil e na Colômbia, já era conhecida das tribos indígenas locais.

 

Orthotomus chaktomuk: Outra espécie encontrada mesmo debaixo do nariz dos investigadores, em plena cidade de Phnom Penh, capital do Cambodja, com um milhão e meio de habitantes. Com rara plumagem alaranjada na cabeça, o pássaro-alfaiate cambodjano prefere viver em matagais e várzeas. A espécie já foi incluída na lista vermelha da ONU.

 

T. kircherorum: Este novo roedor foi descoberto na província de Chubut, na Argentina. Foi baptizado de T. kircherorum, em homenagem ao ex-presidente da Argentina, Nestor Kirchner e à actual presidente, Cristina Fernandez de Kirchner.

 

Austromerope brasiliensis: Uma nova espécie de insecto foi descoberta no Brasil. Este estranho membro da família Meropeidae, com dois pares de asas e algo parecido com um par de “forceps” na traseira, foi encontrado na Mata Atlântica.

 

Cardiocondyla pirate: Cientistas investigavam a floresta tropical das Filipinas quando descobriram esta nova espécie de formiga com uma curiosa lista negra por cima do olho, como se fosse uma pala. Ganhou imediatamente o muito apropriado nome de formiga pirata, Cardiocondyla pirate. Presumivelmente, a faixa negra terá como função distrair eventuais predadores.

ZAP / BBC / LiveScience

PARTILHAR

RESPONDER

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …

Crescimento "preocupante" de casos de covid-19 no Luxemburgo (e a "culpa" pode ser de portugueses e cabo-verdianos)

O Luxemburgo está a assistir, nas últimas semanas, a um crescimento significativo no número de novas infecções por covid-19. A ministra da Saúde fala numa subida "preocupante". Muitas destas novas infecções são entre portugueses e …

Conselho das Finanças Públicas "muito preocupado" com impacto de despesas como a TAP

Nazaré Costa Cabral, presidente do Conselho das Finanças Públicas, está convicta de que a recuperação "não vai permitir ter nos próximos anos o que tínhamos em 2019". A presidente do Conselho das Finanças Públicas, Nazaré Costa Cabral, …