13 novas e surpreendentes espécies descobertas em 2013

Todos os anos, os cientistas acrescentam algo ao catálogo da vida na Terra, descobrindo e descrevendo novas espécies que ninguém antes conhecia. 2013 não foi excepção: espécies desconhecidas e fascinantes foram descobertas – uma das quais, em Portugal.

Algumas destas novas espécies, como é fácil imaginar, são descobertas nas profundezas de selvas pouco exploradas. Mas outras são encontradas bem no meio de cidades, escondidas à vista de todos.

Algumas espécies descobertas tinham sido confundidas com outras, parentes chegados num ramo próximo da taxonomia. Outras, são tão pequenas ou vivem num sítio tão remoto que simplesmente escaparam despercebidas.

Novas espécies de insectos, bactérias e vírus são descobertos com frequência. No entanto, novos mamíferos são raros.

Com surpresa para toda a comunidade científica, este ano um novo mamífero foi descoberto na América do Sul.

De orquídeas vulcânicas a tubarões que andam, passando por sapos de chocolate e formigas piratas, eis 13 das mais fascinantes espécies descobertas em 2013.

 

Cheirogaleus lavasoensis: Este lémure anão foi descoberto quando cientistas estavam a recolher amostras de tecido de outra espécie conhecida de lémure, e concluíram que tinham encontrado uma nova espécie não anteriormente identificada. Tal como todos os lémures, vive na ilha de Madagáscar, na costa leste de África.

 

Platanthera azorica: Esta nova espécie de orquídea foi encontrada no cume de um vulcão dos Açores. A espécie tinha na realidade sido recolhida há 170 anos, mas não foi estudada nem reconhecida como uma nova espécie até ser redescoberta e classificada pelo botânico Richard Bateman, do Kew Royal Botanic Gardens, de Londres. Segundo Bateman, é urgente preservar a espécie, ameaçada por outras espécies invasivas e pela destruiçção do seu habitat.

 

Bassaricyon neblina: Cientistas do Instituto Smithsonian, nos EUA, descobriram uma nova espécie nas florestas da Colômbia e do Equador. Baptizado de olinguito, é a primeira nova espécie carnívora descoberta no Hemisfério Ocidental em 35 anos. Foi necessária mais de uma década para identificar o mamífero, uma descoberta que, segundo os cientistas, é muito rara em pleno século 21.

 

Hemiscyllium Halmahera: Na costa da ilha de Halmahera, na Indonésia, foi descoberta esta nova espécie, um tubarão que anda. O Hemiscyllium Halmahera move-se no leito do mar usando as barbatanas para ganhar impulso.

 

Niumbaha superba: Apesar de ter sido descoberto em 1939, apenas este ano investigadores do Sudão conseguiram identificar e descrever este morcego, que tem manchas e listas brancas pelo corpo, a fazer lembrar um urso panda.

 

Zospeum tholussum: Um caracol terrestre com uma concha transparente, a espécie é mais uma da família dos Ellobidae e foi descoberta em Lukina Jama-Trojama, um complexo de cavernas profundas na Croácia, uma das 20 mais profundas do mundo.

 

Saltuarius eximius: Uma expedição às montanhas do Cabo Melville, uma região remota do norte da Austrália, resultou na descoberta de três novas espécies de vertebrados. A mais surpreendente é este pequeno lagarto com a cauda achatada, em forma de folha, batizado de Saltuarius eximius.

 

Hypsiboas sp: o cocoa frog, ou sapo de cacau, assim baptizado pela sua peculiar cor achocolatada, é uma nova espécie arbórea, e usa discos circulares nos dedos para trepar às árvores.

 

Tapirus kabomani: Investigadores descobriram esta espécie de anta da região da Amazónia. A descoberta foi apresentada na ‘Journal of Mammalogy’, mas a pequena anta, que vive na bacia do rio Amazonas no Brasil e na Colômbia, já era conhecida das tribos indígenas locais.

 

Orthotomus chaktomuk: Outra espécie encontrada mesmo debaixo do nariz dos investigadores, em plena cidade de Phnom Penh, capital do Cambodja, com um milhão e meio de habitantes. Com rara plumagem alaranjada na cabeça, o pássaro-alfaiate cambodjano prefere viver em matagais e várzeas. A espécie já foi incluída na lista vermelha da ONU.

 

T. kircherorum: Este novo roedor foi descoberto na província de Chubut, na Argentina. Foi baptizado de T. kircherorum, em homenagem ao ex-presidente da Argentina, Nestor Kirchner e à actual presidente, Cristina Fernandez de Kirchner.

 

Austromerope brasiliensis: Uma nova espécie de insecto foi descoberta no Brasil. Este estranho membro da família Meropeidae, com dois pares de asas e algo parecido com um par de “forceps” na traseira, foi encontrado na Mata Atlântica.

 

Cardiocondyla pirate: Cientistas investigavam a floresta tropical das Filipinas quando descobriram esta nova espécie de formiga com uma curiosa lista negra por cima do olho, como se fosse uma pala. Ganhou imediatamente o muito apropriado nome de formiga pirata, Cardiocondyla pirate. Presumivelmente, a faixa negra terá como função distrair eventuais predadores.

ZAP / BBC / LiveScience

PARTILHAR

RESPONDER

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …