Profissionais de saúde receberam 112 milhões em patrocínios das farmacêuticas

Em três anos, médicos, farmacêuticos, enfermeiros e dentistas receberam 112 milhões de euros, mais de metade do total de patrocínios registado pelo Infarmed.

Os profissionais de saúde são os maiores beneficiários dos patrocínios da industria farmacêutica.Nos últimos três anos, médicos, farmacêuticos, enfermeiros e dentistas receberam 112 mil milhões de euros, isto é, mais de metade do total de patrocínios registado pelo Infarmed.

No ano passado, segundo a TSF, os valores registados na plataforma de transparência da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, o Infarmed, atingiram um recorde de 80,9 milhões de euros, 42 milhões só para os profissionais de saúde.

Em 2015, os profissionais de saúde beneficiou de apoios das empresas do setor no valor de 31,3 milhões; em 2016 de 38,5 milhões e agora 42 milhões em 2017, numa tendência crescente.

Somando estes valores dos últimos três anos, foram 112 milhões de euros para os profissionais da área, mais de metade do total de patrocínios da indústria farmacêutica registados pelo Infarmed, ou seja, 220 milhões.

Os segundos maiores beneficiários dos apoios são as sociedades médicas ou associações de investigação (17 milhões em 2017), seguindo-se as associações de doentes ou profissionais (7,5 milhões no mesmo ano).

Para o bastonário da Ordem dos Médicos, estes valores são muito elevados, porém garante que não colocam em causa a independência dos profissionais nas decisões que tomam, sublinhando que esta é a única área onde se tem de declarar ao Infarmed os apoios que recebem.

No entanto, Miguel Guimarães acusa o Governo de entregar a investigação e formação dos médicos quase exclusivamente à indústria farmacêutica algo que não faz sentido na sua opinião.

Além disso, o bastonário sublinha que, atualmente, o apoio à formação médica vem quase exclusivamente da indústria, sobretudo dos patrocínios das empresas farmacêuticas, sendo valores que deviam chamar a atenção do Ministério da Saúde que “não aposta nada” na investigação e formação dos profissionais.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Pois é tudo muito bonito se se pensa que quem passa receitas, quem aconselha ou manda para aquela clinica, que obriga o paciente a tomar aquele remédio é isento de compadrio.
    Tenho pena que se assim se pense neste país quando se vê os medicos e profissionais de saúde a passear, gozar as suas férias, muitos com a desculpa de seminários e afins cujos custos são suportados pelas empresas farmacêuticas. É com muita pena minha que ouço um bastonário dizer o que diz.
    mas quem é que pode tocar nos senhores doutores ? afinal são eles junto com os doutores, engenheiros e professores que comandam a vida dos portugueses, tanto sãos como aos doentes.
    Não se aceita a eutanásia neste país porque ela já existe ! Está no dia a dia do português subjugado pelo consumismo que nem tem tempo para ver em que pantanal de interesses está metido e ainda vota neles.
    Enfim ! A voz do do povo do 25 Abril nem com Strepsils ganha o vigor de outrora.

    • “cujos custos são suportados pelas empresas farmacêuticas” era bom que assim fosse. quem suporta esses custos são quem devia ser beneficiado com eles comprando os medicamentos mais baratos, os DOENTES. Não basta suportarem-lhe as escolas onde se formam, o emprego onde são uns arrogantes sem respeito pelos doentes ainda lhes suportam estes extras na maior parte das vezes à custa da toma exagerada de medicamentos.

  2. Pois é, este senhor bastonário da ordem ou será a desordem? que afirma que os valores são altos e 112 milhões de euros, não lhes dá um descrédito desta classe miserável que brinca com a nossa saúde, e com os dinheiros do erário público? nas tais prendas e não só…
    Por essas e outras razões ou prescrevem os genéricos, ou então mudo de médico. É que sendo genérico e mais barato, não compro os da receita.

  3. A essa cambada ñ falta nada (medicos)pagam lhes a formação, são tratados por Sr. Dr. em todo o lado, ganham rios de dinheiro, pegam tarde e saem cedo, são arrogantes,
    têm todo otipo de benesses e ainda fazem greves a cada par de dias.
    tambem querem o cuzinho lavado com agua de malvas??????
    o que precisam mesmo é de ter um patrão como eu conheço alguns a F.der lhes a cabeça a toda a hora e andarem a toque de caixa, de cara alegre e no final do mês levarem 600 euros pra casa.

  4. É realmente vergonhoso o que se passa na saúde em Portugal, no outro dia um jornalista tinha preparado uma reportagem acerca das regalias financeira que TODOS os médicos têm mas, o seu editor acalmou-lhe a vontade. Disse-lhe o seguinte: se tiveres um enfarte amanhã ou outro acidente qualquer não te esqueças que quando chegares a um hospital vão saberes que és o jornalista da reportagem denunciadora e já sabes que não te ajudarão, antes pelo contrário morrerás sem consequências…Meu amigo desistiu da reportagem…

RESPONDER

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …