Que crime origina 11 mil anos de prisão?

Mais concretamente uma pena de 11.196 anos de prisão. O contexto de Faruk Fatih Özer, que não queria ficar na história por causa disto.

Talvez tenha passado despercebido a muitas pessoas, sobretudo fora da Turquia, mas houve uma decisão judicial peculiar, há poucos dias.

Faruk Fatih Özer é o protagonista. Faruk era director da Thodex, uma empresa de criptomoedas da Turquia que entrou em colapso.

A Thodex era uma das maiores empresas de criptografia nacional. Até que, em Abril de 2021, ficou offline.

Uma queda, um desaparecimento de empresa, que prejudicou a economia da Turquia – um país onde se utilizava muito as criptomoedas.

Nessa altura, o director desapareceu. O empresário é acusado de ter roubado quase 2 mil milhões de euros a mais de 400 mil clientes. Fugiu com esse dinheiro, proveniente de activos de investidores.

Aviso vermelho da Interpol, detenção na Albânia, já no ano passado.

Já neste mês, Setembro, surgiu a sentença: o tribunal de Istambul condenou Özer por várias acusações – fraude, liderança de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Pena de prisão de 11.196 anos, 10 meses e 15 dias.

São números invulgares mas, na Turquia, não são assim tão surpreendentes, partilha o canal Euronews.

Nos últimos anos, um adversário do presidente Recep Tayyip Erdoğan foi condenado a 1900 anos de prisão por, alegadamente, ter organizado um golpe de Estado falhado; e o líder de um culto foi alvo de uma pena de 8.600 anos de prisão por vários crimes, incluindo agressões sexuais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.