/

Mais de 100 mil pessoas já receberam segunda dose da vacina contra a covid-19

Rodrigo Antunes / Lusa

Até ao momento há registo de quase 400 mil inoculações: cerca de 292 mil primeiras doses e 104 mil segundas doses. Para esta semana estão previstas 120 mil inoculações.

A Task Force para o plano de vacinação contra a covid-19 esteve reunida esta manhã com vários membros do Governo para fazer uma balanço sobre a situação em Portugal. Esta segunda-feira, a ministra da Saúde falou sobre os números em conferência de imprensa.

Marta Temido informou que, até sexta-feira, Portugal recebeu 493.050 doses de vacinas contra a covid-19. Está previsto que cheguem ao país cerca de 1,9 milhões de vacinas no primeiro trimestre deste ano. A governante explica que o pequeno número de doses recebidas até agora tem a ver com o “contexto de escassez de vacinas”.

A ministra revelou que até às 13h desta segunda-feira tinham-se registado 397.404 inoculações: “cerca de 292 mil primeiras doses e 104 mil segundas doses, quase 105 mil”. Para esta semana estão previstas serem realizadas 120 mil inoculações.

Já foram identificadas 957 mil pessoas dos 50 e 79 anos com as quatro doenças mais graves associadas à covid-19, além dos idosos a partir dos 80 anos, mesmo sem patologias, que serão vacinados nesta primeira fase.

“Estas listagens foram comunicadas às unidades de cuidados e de saúde primários e começaram já a agendar e convocar as pessoas para vacinação”, disse Marta Temido.

Além disso, já foram agendadas mais de duas mil vacinações e enviadas 1.677 mensagens de texto (SMS) para os telemóveis dos utentes elegíveis, tendo 902 pessoas respondido que “sim”.

“Há uma diferença entre estes fatores. Um agendamento pode dar origem a uma chamada, SMS ou carta e uma alternativa à resposta sim pode ser resultado de omissão de resposta, o que resultará num contacto telefónico ou numa nova SMS”, realçou a ministra da Saúde.

Portugal recebeu este domingo um lote de 43.200 vacinas da AstraZeneca, o primeiro deste laboratório, informou à Lusa a ‘task force’ para o plano nacional de vacinação contra a covid-19.

Esta é a terceira vacina contra o novo coronavírus a chegar ao país, depois da Pfizer e da Moderna. O primeiro lote do consórcio AstraZeneca/Oxford foi recebido em Portugal um dia após a chegada a Espanha das primeiras 196.800 doses, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

Numa atualização do processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal até 01 de fevereiro, a ministra da Saúde, Marta Temido, referiu que o país já recebeu mais de 400 mil vacinas, 387.270 da BioNTech/Pfizer e 19.200 da Moderna.

Da BioNTech/Pfizer chegaram 86.580 vacinas, das quais 11.700 foram enviadas para os Açores e 11.700 para a Madeira.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.