Estatísticas escondem mais de 100 mil hectares queimados

Paulo Novais / Lusa

Artista João “Violas” fez peças de arte com restos do incêndio de Pedrógão Grande

As estatísticas oficiais do Estado sobre incêndios em Portugal, divulgadas até hoje, ignoravam mais de 100 mil hectares queimados em 2017. A área ardida no último ano ronda os 570 mil hectares e não os 442 mil.

Segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os incêndios do ano passado consumiram 442 mil hectares. No entanto, a TSF avança que este número fica aquém da estimativa do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS) da Comissão Europeia, que fala em mais de 563 mil hectares.

Os mais de 100 mil hectares “escondidos” deve-se ao facto de a estatística do ICNF não contabilizar a área ardida em zonas agrícolas, que não são consideradas pelo instituto nacional. Já o instituto europeu baseia as suas medições em imagens satélite, considerando todo o tipo de terrenos queimados.

Fonte do EFFIS explicou à TSF que contaram 563 mil hectares queimados em Portugal, dos quais 456 mil foram em floresta ou mato, ou seja, um número “muito próximo” dos 442 mil apresentados pelo ICNF.

Um especialista português explicou ainda que o ICNF tem dados sobre a área agrícola queimada, mas não os divulga porque tudo o que está fora do espaço florestal fica fora das suas atribuições institucionais.

Tanto o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, como o ICNF confirmaram à TSF que até agora, com a publicação da Lei 76/2017 no fim de agosto, só contavam os efeitos dos incêndios em áreas florestais. No entanto, agora, “já contabilizam a área agrícola“.

Os dados sobre a área ardida em 2017 continuam a ser provisórios, mas os valores estão muito “próximos” dos contabilizados pelo centro europeu, que “rondam os 570 mil hectares, podendo existir uma margem de erro de 10%“, adiantam.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …