Mais de 100 genes determinam a cor do nosso cabelo

Uma equipa internacional de cientistas identificou mais de uma centena de genes que ajudam a explicar as diferenças entre cabelos loiros, negros, castanhos ou ruivos, em populações de origem europeia.

A cor do cabelo é uma das características do nosso aspeto físico que mais facilmente se herda dos nossos progenitores. Até hoje, os cientistas conheciam apenas 13 genes.

Agora, investigadores do King’s College de Londres, Reino Unido, e do Centro Médico da Universidade Erasmus de Roterdão, Holanda, alargaram o leque para 124 genes que desempenham um papel significativo na determinação da cor do cabelo humano.

As descobertas foram publicadas recentemente na Nature Genetics, e tem implicação em vários campos como na compreensão da complexidade genética por trás das variações na pigmentação humana, no tratamento de várias doenças (como o cancro de pele) e na ciência forense, permitindo chegar à cor do cabelo do suspeito com uma precisão de 10 a 20% superiores as atuais.

“Se alguém deixar sangue na cena do crime, podemos dizer, a partir do seu ADN, se tinha cabelo preto ou ruivo com 90% de certezas“, adianta Tim Spector, um dos autores do estudo, citado pela Visão.

No entanto, o novo teste baseado nos novos marcadores genéticos foi mais fiável para cabelos ruivos ou pretos do que para cabelos castanhos ou loiros.

Os investigadores analisaram o ADN de quase 300.000 pessoas com descendência europeia, dados cedidos por duas empresas: a BioBank e a 23andMe. Concluída a análise, os cientistas afirmaram ter identificado 124 genes que influenciam a cor do nosso cabelo.

De acordo com o Diário de Notícias, este novo lote de genes explicam 34,6% do cabelo ruivo, 24,8% do cabelo loiro e 26,1% do cabelo preto, o que está relacionado com a produção e distribuição do pigmento melanina, mas também com outros mecanismos biológicos, que ainda não é possível de explicar.

Além disso, é possível que existam centenas de outros genes que possam ter um papel semelhante.

Fica ainda por explicar o porquê de algumas crianças nascerem loiras e de o cabelo escurecer à medida que crescem, um fenómeno que dificulta a realização de testes forenses. “Sabemos que algumas crianças loiras se tornam morenas, mas não temos ideia do porquê”, disse Manfred Kayser, um dos autores, citado pelo The Guardian.

As mulheres têm o cabelo mais claro

Investigações anteriores já o tinham sugerido, mas este mais recente estudo vem confirmar o facto de que as mulheres tendem a ter o cabelo mais claro do que os homens.

Assim, os cientistas concluíram que o sexo feminino tem 25% mais probabilidades de ter o cabelo loiro e três vezes menos hipóteses de ter o cabelo preto do que o sexo masculino.

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …