/

Mais de 100 genes determinam a cor do nosso cabelo

Uma equipa internacional de cientistas identificou mais de uma centena de genes que ajudam a explicar as diferenças entre cabelos loiros, negros, castanhos ou ruivos, em populações de origem europeia.

A cor do cabelo é uma das características do nosso aspeto físico que mais facilmente se herda dos nossos progenitores. Até hoje, os cientistas conheciam apenas 13 genes.

Agora, investigadores do King’s College de Londres, Reino Unido, e do Centro Médico da Universidade Erasmus de Roterdão, Holanda, alargaram o leque para 124 genes que desempenham um papel significativo na determinação da cor do cabelo humano.

As descobertas foram publicadas recentemente na Nature Genetics, e tem implicação em vários campos como na compreensão da complexidade genética por trás das variações na pigmentação humana, no tratamento de várias doenças (como o cancro de pele) e na ciência forense, permitindo chegar à cor do cabelo do suspeito com uma precisão de 10 a 20% superiores as atuais.

“Se alguém deixar sangue na cena do crime, podemos dizer, a partir do seu ADN, se tinha cabelo preto ou ruivo com 90% de certezas“, adianta Tim Spector, um dos autores do estudo, citado pela Visão.

No entanto, o novo teste baseado nos novos marcadores genéticos foi mais fiável para cabelos ruivos ou pretos do que para cabelos castanhos ou loiros.

Os investigadores analisaram o ADN de quase 300.000 pessoas com descendência europeia, dados cedidos por duas empresas: a BioBank e a 23andMe. Concluída a análise, os cientistas afirmaram ter identificado 124 genes que influenciam a cor do nosso cabelo.

De acordo com o Diário de Notícias, este novo lote de genes explicam 34,6% do cabelo ruivo, 24,8% do cabelo loiro e 26,1% do cabelo preto, o que está relacionado com a produção e distribuição do pigmento melanina, mas também com outros mecanismos biológicos, que ainda não é possível de explicar.

Além disso, é possível que existam centenas de outros genes que possam ter um papel semelhante.

Fica ainda por explicar o porquê de algumas crianças nascerem loiras e de o cabelo escurecer à medida que crescem, um fenómeno que dificulta a realização de testes forenses. “Sabemos que algumas crianças loiras se tornam morenas, mas não temos ideia do porquê”, disse Manfred Kayser, um dos autores, citado pelo The Guardian.

As mulheres têm o cabelo mais claro

Investigações anteriores já o tinham sugerido, mas este mais recente estudo vem confirmar o facto de que as mulheres tendem a ter o cabelo mais claro do que os homens.

Assim, os cientistas concluíram que o sexo feminino tem 25% mais probabilidades de ter o cabelo loiro e três vezes menos hipóteses de ter o cabelo preto do que o sexo masculino.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.