100 anos depois, cientistas percebem que afinal esta rã é uma nova espécie

(dr) The University of Manchester

A rã Cruziohyla sylviae

Uma das mais espetaculares rãs do planeta foi identificada como sendo uma nova espécie, depois de 20 anos de uma minuciosa investigação da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

O conservacionista de anfíbios Andrew Gray, curador de herpetologia no Museu de Manchester, nomeou a criatura de ‘Sylvia’s Tree Frog’, Cruziohyla sylviae, em honra à sua neta de três anos (que se chama Sylvia).

De acordo com a Universidade de Manchester, esta rã colorida está no radar dos zoólogos há quase 100 anos. Esta espécie foi encontrada no Panamá, em 1925, mas foi erradamente identificada como sendo um exemplar da ‘Splendid Tree Frog’, ou Cruziohyla calcarifer.

Esta descoberta evidenciou que a espécie original, encontrada em 1902, continua a ser muito mais rara do que se pensava e pode enfrentar a extinção completa num futuro próximo. São conhecidos menos de 50 espécimes da Cruziohyla calcarifer e também menos de 150 da Cruziohyla sylviae.

Gray, que publicou o seu estudo na revista científica Zootaxa, trabalhou extensivamente com este grupo incomum de rãs da América Central e do Sul, tanto no contexto selvagem como através da coleção de anfíbios vivos no Museu de Manchester.

“É notável que uma nova espécie tão distinta tenha permanecido despercebida durante tanto tempo. No entanto, mais importante do que isso, este trabalho destaca que é preciso uma avaliação urgente das necessidades de conservação de cada espécie para garantir que ainda vão estar por perto nos próximos cem anos”, afirma Gray.

O cientista combinou as características únicas desta rã com o perfil de péptidos da pele e uma avaliação genética que, na sua opinião, foi crucial para identificar as diferenças da nova espécie que, na verdade, está mais intimamente relacionada com outra espécie sul-americana incomum do que com a ‘Splendid Tree Frog’.

Esme Ward, diretora do Museu de Manchester, acrescentou que é “um verdadeiro privilégio manter rãs tão raras na coleção do museu e apoiar a conservação de anfíbios em todo o planeta”.

“Esta investigação multidisciplinar destaca a importância das coleções dos museus, onde tanto os espécimes vivos como os históricos estão a ajudar a taxonomia atual para fazer uma diferença real na formação do futuro da conservação da vida selvagem”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …