100 anos depois, cientistas percebem que afinal esta rã é uma nova espécie

(dr) The University of Manchester

A rã Cruziohyla sylviae

Uma das mais espetaculares rãs do planeta foi identificada como sendo uma nova espécie, depois de 20 anos de uma minuciosa investigação da Universidade de Manchester, no Reino Unido.

O conservacionista de anfíbios Andrew Gray, curador de herpetologia no Museu de Manchester, nomeou a criatura de ‘Sylvia’s Tree Frog’, Cruziohyla sylviae, em honra à sua neta de três anos (que se chama Sylvia).

De acordo com a Universidade de Manchester, esta rã colorida está no radar dos zoólogos há quase 100 anos. Esta espécie foi encontrada no Panamá, em 1925, mas foi erradamente identificada como sendo um exemplar da ‘Splendid Tree Frog’, ou Cruziohyla calcarifer.

Esta descoberta evidenciou que a espécie original, encontrada em 1902, continua a ser muito mais rara do que se pensava e pode enfrentar a extinção completa num futuro próximo. São conhecidos menos de 50 espécimes da Cruziohyla calcarifer e também menos de 150 da Cruziohyla sylviae.

Gray, que publicou o seu estudo na revista científica Zootaxa, trabalhou extensivamente com este grupo incomum de rãs da América Central e do Sul, tanto no contexto selvagem como através da coleção de anfíbios vivos no Museu de Manchester.

“É notável que uma nova espécie tão distinta tenha permanecido despercebida durante tanto tempo. No entanto, mais importante do que isso, este trabalho destaca que é preciso uma avaliação urgente das necessidades de conservação de cada espécie para garantir que ainda vão estar por perto nos próximos cem anos”, afirma Gray.

O cientista combinou as características únicas desta rã com o perfil de péptidos da pele e uma avaliação genética que, na sua opinião, foi crucial para identificar as diferenças da nova espécie que, na verdade, está mais intimamente relacionada com outra espécie sul-americana incomum do que com a ‘Splendid Tree Frog’.

Esme Ward, diretora do Museu de Manchester, acrescentou que é “um verdadeiro privilégio manter rãs tão raras na coleção do museu e apoiar a conservação de anfíbios em todo o planeta”.

“Esta investigação multidisciplinar destaca a importância das coleções dos museus, onde tanto os espécimes vivos como os históricos estão a ajudar a taxonomia atual para fazer uma diferença real na formação do futuro da conservação da vida selvagem”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …