10 hábitos para ter sucesso no seu emprego

tec_estromberg / Flickr

-

Manter a confiança das chefias nem sempre é um processo fácil, exigindo algum empenho e tempo da sua parte. Mas ainda assim, passar a imagem que é um bom profissional e que existem situações em que pode melhorar é fundamental para garantir uma boa relação com os seus superiores.

Alguns destes hábitos provavelmente já fazem parte da sua ética profissional, mas existem outros que pode melhorar e aprofundar. Desta forma irá tornar-se numa pessoa que inspira confiança aos seus chefes.

1. Mostrar confiança

Nem sempre é fácil mostrar confiança, especialmente se não estiver totalmente certo da sua decisão. Até porque a confiança pode ser uma “faca de dois gumes”: se mostrar demasiada confiança pode dar a entender que não é credível, se mostrar pouca confiança pode estar a revelar insegurança na sua posição. Tentar encontrar o equilíbrio pode fazer com que seja visto como um trabalhador competente e seguro da sua posição. Seja através da sua postura corporal ou assegurar-se que está preparado para uma reunião importante, mostrar confiança é fundamental para que os outros tenham o mesmo sentimento em relação a si.

2. Ser sincero

Não esconda as suas opiniões. Lembre-se que os verdadeiros profissionais são diretos. Antes de transmitir as suas ideias, avalie a situação e calcule os riscos. Dar uma opinião na altura errada pode não ser aconselhável e por isso, convém sempre ter em conta o momento em que vai falar. Em último caso, lembre-se que uma conversa em particular é muitas vezes uma boa altura para transmitir a sua opinião.

3. Estar atento (a si e aos outros)

Este hábito ajuda-o a crescer a autoconfiança. Estar atento ao que faz e à forma como é avaliado é uma boa forma de potenciar o seu crescimento enquanto profissional. Ao ter noção das suas forças e fraquezas, sabe de que forma pode potenciar e melhorar a sua atitude. Por outro lado, deve igualmente prestar atenção ao que o rodeia. O comportamento dos seus colegas é uma ajuda para melhorar a sua forma de estar dentro da empresa em que se encontra.

4. Pensar estrategicamente

Ao ter um objetivo profissional como por exemplo um aumento de salário ou uma subida na carreira, deve trabalhar para o conseguir atingir. No entanto, lembre-se que deve implementar uma estratégia para o atingir. Conseguir pensar estrategicamente sobre como pretende alcançar os resultados esperados, é um ponto de partido para conseguir levar o seu objetivo até ao fim.

5. Antecipar-se

Estar preparado para antecipar as necessidades da chefia e até dos seus colegas, pode aumentar a sua importância dentro da equipa. Esteja atento aos desafios que são lançados e ao que a sua equipa precisa para os concretizar. Seja proativo e mostre que está preparado para trabalhar sobre pressão.

Unsplash / Pixabay

-

6. Ser realista

Saiba gerir as suas expetativas. Não esteja à espera de resultados positivos, se não está empenhado o suficiente para os concretizar. Seja realista consigo próprio. Para alcançar resultados precisa de se empenhar nos seus objetivos e muitas das vezes é preciso algum tempo para os conseguir alcançar. Não prometa mais do que não pode aos seus superiores e seja consistente na altura de apresentar resultados.

7. Dar continuidade às suas ações e palavras

Não basta prometer, tem que cumprir. Se diz que faz qualquer coisa, tem que a fazer. Ao não cumprir com a sua palavra pode estar a prejudicar o seu desempenho e o da sua equipa. Ao ser um profissional que cumpre com a sua palavra, vai fazer com que ganhe uma reputação de confiança junto dos seus superiores e colegas.

8. Discrição

Preocupar-se e estar auto-consciente da sua presença combinado com boas habilitações comunicacionais, leva à prudência e à habilidade de ser sincero sem ofender. Apesar da sinceridade ser uma característica apreciada, é importante que tenha algum cuidado com os seus comentários e as reações que podem provocar. Manter uma personalidade discreta dentro da sua empresa pode ser um fator chave para ser considerado um bom profissional.

9. Performance

Mantenha a sua performance profissional ao mais alto nível. Ao conseguir atingir as suas tarefas com sucesso e apresentar resultados positivos, deve conseguir manter estes resultados ao longo do tempo. Ao ter como hábito realizar o seu trabalho com dedicação e brio, irá rapidamente alcançar os resultados que espera.

10. Ser curioso

Estar em constante aprendizagem é um dos hábitos dos bons profissionais. Hoje em dia, existem vários formas de espicaçar a sua curiosidade seja através de artigos online, cursos, workshops, livros, entre outras. Mostrar curiosidade sobre temas que não domina e que pretende aprender é um ponto que deve melhorar se pretende valorizar a sua posição dentro da sua empresa.

Compara Já

PARTILHAR

RESPONDER

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …

De achado a fardo. RDT complica contas do recém-despromovido Espanyol

O ex-Benfica RDT está a complicar as contas da próxima temporada do recém-despromovido Espanyol, uma vez que aufere quase meio milhão por mês e que a descida ao segundo escalão do futebol espanhol obriga a …

Governo quer desenvolver interligação elétrica a Marrocos que consta no plano de Costa e Silva

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse esta quarta-feira que o Governo quer desenvolver a questão da interligação elétrica a Marrocos, contemplada na versão preliminar do plano de recuperação económica do gestor da …

Onde está o túmulo da Cleópatra? Duas novas múmias podem desvendar um dos maiores mistérios do Egito

A arqueóloga Kathleen Martinez, que estuda há 14 anos o sítio arqueológico de Taposiris Magna, no delta do Nilo, encontrou duas múmias que podem dar pistas para o túmulo de Cleópatra. No início de 2019, o …