10 hábitos para ter sucesso no seu emprego

tec_estromberg / Flickr

-

Manter a confiança das chefias nem sempre é um processo fácil, exigindo algum empenho e tempo da sua parte. Mas ainda assim, passar a imagem que é um bom profissional e que existem situações em que pode melhorar é fundamental para garantir uma boa relação com os seus superiores.

Alguns destes hábitos provavelmente já fazem parte da sua ética profissional, mas existem outros que pode melhorar e aprofundar. Desta forma irá tornar-se numa pessoa que inspira confiança aos seus chefes.

1. Mostrar confiança

Nem sempre é fácil mostrar confiança, especialmente se não estiver totalmente certo da sua decisão. Até porque a confiança pode ser uma “faca de dois gumes”: se mostrar demasiada confiança pode dar a entender que não é credível, se mostrar pouca confiança pode estar a revelar insegurança na sua posição. Tentar encontrar o equilíbrio pode fazer com que seja visto como um trabalhador competente e seguro da sua posição. Seja através da sua postura corporal ou assegurar-se que está preparado para uma reunião importante, mostrar confiança é fundamental para que os outros tenham o mesmo sentimento em relação a si.

2. Ser sincero

Não esconda as suas opiniões. Lembre-se que os verdadeiros profissionais são diretos. Antes de transmitir as suas ideias, avalie a situação e calcule os riscos. Dar uma opinião na altura errada pode não ser aconselhável e por isso, convém sempre ter em conta o momento em que vai falar. Em último caso, lembre-se que uma conversa em particular é muitas vezes uma boa altura para transmitir a sua opinião.

3. Estar atento (a si e aos outros)

Este hábito ajuda-o a crescer a autoconfiança. Estar atento ao que faz e à forma como é avaliado é uma boa forma de potenciar o seu crescimento enquanto profissional. Ao ter noção das suas forças e fraquezas, sabe de que forma pode potenciar e melhorar a sua atitude. Por outro lado, deve igualmente prestar atenção ao que o rodeia. O comportamento dos seus colegas é uma ajuda para melhorar a sua forma de estar dentro da empresa em que se encontra.

4. Pensar estrategicamente

Ao ter um objetivo profissional como por exemplo um aumento de salário ou uma subida na carreira, deve trabalhar para o conseguir atingir. No entanto, lembre-se que deve implementar uma estratégia para o atingir. Conseguir pensar estrategicamente sobre como pretende alcançar os resultados esperados, é um ponto de partido para conseguir levar o seu objetivo até ao fim.

5. Antecipar-se

Estar preparado para antecipar as necessidades da chefia e até dos seus colegas, pode aumentar a sua importância dentro da equipa. Esteja atento aos desafios que são lançados e ao que a sua equipa precisa para os concretizar. Seja proativo e mostre que está preparado para trabalhar sobre pressão.

Unsplash / Pixabay

-

6. Ser realista

Saiba gerir as suas expetativas. Não esteja à espera de resultados positivos, se não está empenhado o suficiente para os concretizar. Seja realista consigo próprio. Para alcançar resultados precisa de se empenhar nos seus objetivos e muitas das vezes é preciso algum tempo para os conseguir alcançar. Não prometa mais do que não pode aos seus superiores e seja consistente na altura de apresentar resultados.

7. Dar continuidade às suas ações e palavras

Não basta prometer, tem que cumprir. Se diz que faz qualquer coisa, tem que a fazer. Ao não cumprir com a sua palavra pode estar a prejudicar o seu desempenho e o da sua equipa. Ao ser um profissional que cumpre com a sua palavra, vai fazer com que ganhe uma reputação de confiança junto dos seus superiores e colegas.

8. Discrição

Preocupar-se e estar auto-consciente da sua presença combinado com boas habilitações comunicacionais, leva à prudência e à habilidade de ser sincero sem ofender. Apesar da sinceridade ser uma característica apreciada, é importante que tenha algum cuidado com os seus comentários e as reações que podem provocar. Manter uma personalidade discreta dentro da sua empresa pode ser um fator chave para ser considerado um bom profissional.

9. Performance

Mantenha a sua performance profissional ao mais alto nível. Ao conseguir atingir as suas tarefas com sucesso e apresentar resultados positivos, deve conseguir manter estes resultados ao longo do tempo. Ao ter como hábito realizar o seu trabalho com dedicação e brio, irá rapidamente alcançar os resultados que espera.

10. Ser curioso

Estar em constante aprendizagem é um dos hábitos dos bons profissionais. Hoje em dia, existem vários formas de espicaçar a sua curiosidade seja através de artigos online, cursos, workshops, livros, entre outras. Mostrar curiosidade sobre temas que não domina e que pretende aprender é um ponto que deve melhorar se pretende valorizar a sua posição dentro da sua empresa.

Compara Já

PARTILHAR

RESPONDER

Vinícius bisou e assistiu para o Tottenham. Para Mourinho, só há uma coisa a melhorar

O Tottenham de José Mourinho venceu esta quinta-feira o Ludogorets no jogo da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O ex-Benfica Carlos Vinícius, que não tem sido opção para o campeonato inglês, …

Portugal já terá atingido o pico. Foi na terceira semana de novembro, segundo os peritos do Governo

Portugal já terá atingido o pico de novos casos da segunda vaga de covid-19, de acordo com os cálculos dos peritos consultados pelo Governo. Em declarações ao jornal Observador, engenheiro Carlos Antunes, da Faculdade de …

Benfica colheu um ponto na Escócia. O Rangers "não é uma equipazinha", diz Jesus

O Benfica empatou a dois golos em casa do Rangers, na quarta jornada do Grupo D da Liga Europa, e ficou a uma vitória de seguir para os 16 avos de final. Arfield (7 minutos) e …

Reformas antecipadas sofrem corte de 15,5% em 2021

O valor das pensões antecipadas pedidas no próximo ano terá um corte superior ao que está a ser aplicado em 2020: 15,5%. Os trabalhadores que se reformem antecipadamente em 2021 terão uma penalização de 15,5% na …

Templo de Esna foi restaurado ao fim de 2000 anos (e surpreendeu com misteriosos segredos egípcios)

Descoberto há cerca de 200 anos, o antigo templo egípcio de Esna guardava segredos há mais de 2000 anos. Agora esses segredos foram revelados graças a um projeto de restauração iniciado em 2018, onde foram …

Trabalhadores essenciais vão ter folgas e mais 50% de salário se trabalharem nas vésperas de feriado

Os trabalhadores essenciais da Função Pública que tiverem de trabalhar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro vão ter direito a uma ou duas folgas e vão receber um aumento de 50% do …

"Idiotice criminosa". Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja "investigada até às últimas consequências". "É …

Medidas endurecem: proibido circular entre concelhos das 23h de hoje às 5h de quarta-feira

A circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 23h00 desta sexta-feira e as 05h00 de quarta-feira nos concelhos de risco, existindo 10 exceções para a medida prevista no estado de emergência, decretado …

Dieta sem carne associada a risco acrescido de partir ossos

Um novo estudo revela que pessoas com dietas que não envolvem o consumo de carne, como vegetarianos e veganos, correm um maior risco de partir ossos, nomeadamente ancas. Este efeito pode derivar da falta de cálcio …

Do CDS à Madeira, Costa tentou de tudo. Mas as transferências para o Novo Banco foram uma batalha perdida

Entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira, António Costa tentou de tudo: desde sensibilizar o líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos ao uso dos benefícios fiscais da Zona Franca da Madeira para …