撮影者 不明 / Wikimedia

Funcionários da Kongo Gumi no início do século XX
Desde hóteis, restaurantes e restauradores de templos — com um domínio especial de firmas japonesas — eis 10 empresas que estão em atividade há mais de 1000 anos.
Num mundo empresarial em rápida evolução, onde as grandes empresas lutam para sobreviver, algumas empresas conseguiram desafiar as probabilidades, funcionando continuamente durante séculos, refere o World Atlas.
Embora o tempo médio de vida de uma empresa no Standard & Poor’s 500 tenha descido de 61 anos em 1958 para menos de 18 anos atualmente, algumas empresas já resistem há mais de 1000 anos.
1. Kongō Gumi (578 d.C.)
Fundada em 578 d.C., a Kongō Gumi é a empresa mais antiga do mundo, especializada na construção e restauro de templos. Durante mais de 1400 anos, a empresa sediada em Osaka manteve-se uma empresa familiar, com um pergaminho do século XVII que documenta 40 gerações de proprietários.
A empresa foi pioneira na integração de betão e madeira na construção de templos e, mais tarde, adoptou o desenho assistido por computador para projectos de restauro. Apesar das dificuldades financeiras, a empresa foi adquirida pelo Takamatsu Construction Group em 2006, mas continua o seu legado de preservação do património cultural do Japão.
2. Nishiyama Onsen Keiunkan (705 d.C.)
Localizado em Yamanashi, no Japão, o Nishiyama Onsen Keiunkan recebe hóspedes há mais de 1300 anos, o que faz dele a mais antiga empresa independente. O ryokan tradicional, famoso pelas suas fontes termais naturais, foi gerido por 52 gerações da mesma família até 2017, quando o diretor-geral assumiu o controlo.
Ao longo da história, hospedou figuras notáveis como o daimyo Takeda Shingen e o Shogun Tokugawa Ieyasu. Atualmente, o hotel mantém a sua autenticidade com 37 quartos, um restaurante kaiseki e uma plataforma de observação da lua, misturando a tradição antiga com a hospitalidade moderna.
3. Sennen no Yu Koman (717 d.C.)
Fundado em 717 d.C. em Kinosaki, Japão, o Sennen no Yu Koman é o segundo hotel mais antigo do mundo e tem sido gerido por 46 gerações da mesma família. Fundada por Hiuke Gonnokami, a estalagem desempenhou um papel importante no desenvolvimento da famosa cultura onsen da cidade.
Dois documentos antigos, o Hiuke Family Heirloom Chronicle e o Mandala Chronicle, fornecem registos históricos detalhados do estabelecimento e da sua ligação às tradições balneares da região. Atualmente, Koman continua a oferecer uma experiência serena e autêntica de ryokan.
4. Hoshi Ryokan (718 d.C.)
A Hoshi Ryokan, situada em Awazu Onsen, Komatsu, Japão, foi fundada em 718 d.C. e tem sido gerida por 46 gerações da família Hoshi. Originalmente considerado o hotel mais antigo do mundo, foi mais tarde ultrapassado pelo Nishiyama Onsen Keiunkan.
O ryokan é composto por quatro alas que rodeiam um tranquilo jardim japonês, oferecendo banhos termais tradicionais e hospitalidade. Apesar de séculos de mudança, o Hoshi manteve o seu compromisso de serviço familiar, adaptando-se às necessidades do turismo moderno.
5. Genda Shigyo (771 d.C.)
Fundada em 771 d.C., a Genda Shigyo é uma empresa de papel de Quioto especializada em artigos cerimoniais. É mais conhecida pela produção de mizuhiki, uma forma de arte tradicional japonesa que envolve atar nós decorativos utilizados em embrulhos de presentes e presentes de noivado.
Durante a Era Meiji (1868-1912), a empresa forneceu produtos de papel ao palácio imperial, solidificando a sua reputação de artesanato de alta qualidade. Atualmente, a Genda Shigyo continua a inovar, preservando as suas tradições seculares na arte do papel.
6. St. Peter Stiftskulinarium (803 d.C.)
Peter Stiftskulinarium tem servido os seus clientes desde 803 d.C., o que faz dele o restaurante em funcionamento mais antigo do mundo. Originalmente uma adega da abadia, tornou-se um exportador de vinho no século XI, enviando grandes quantidades para a Europa.
Com o tempo, expandiu-se para um restaurante e hotel de pleno direito, com quartos renovados para satisfazer as expectativas modernas. O estabelecimento combina história com alta gastronomia, atraindo visitantes ansiosos por experimentar tradições culinárias centenárias num ambiente histórico.
7. Staffelter Hof (862 d.C.)
Fundada em 862 d.C., Staffelter Hof em Kröv, Alemanha, começou como uma abadia produtora de vinho e evoluiu para uma moderna adega, destilaria e casa de hóspedes. O terreno foi originalmente doado pela dinastia carolíngia para apoiar a abadia e permaneceu propriedade da igreja até Peter Schneiders o ter adquirido em 1805. Desde então, a propriedade passou por sete gerações da família Schneider. Hoje em dia, a Staffelter Hof continua a sua herança vinícola, produzindo vinhos biológicos e oferecendo também acomodações modernas e serviços de destilaria.
8. Monnaie de Paris (864 d.C.)
Fundada em 864 d.C., a Monnaie de Paris é a mais antiga instituição de cunhagem em funcionamento contínuo, responsável pela produção da moeda francesa. Originalmente estabelecida em Paris, transferiu mais tarde a sua sede para Pessac em 1973, mantendo as suas instalações históricas de cunhagem na capital.
Para além da produção de moedas, a Monnaie de Paris alberga um museu que exibe moedas e artefactos antigos, preservando a história da moeda francesa. Atualmente, continua a adaptar-se, produzindo moedas comemorativas e produtos de metais preciosos para coleccionadores e investidores.
9. Tanaka-Iga (885 d.C.)
Fundada em 885 d.C. em Quioto, Japão, a Tanaka-Iga é a mais antiga empresa especializada em produtos religiosos budistas. É mais conhecida pela produção de santuários butsudan, altares encontrados em casas e templos japoneses.
Ao longo dos séculos, a empresa aperfeiçoou o seu trabalho artesanal, integrando tecnologias modernas, como a modelação 3D por computador, no seu processo de design. Atualmente liderada por Masakazu Tanaka, o presidente da 70ª geração, a Tanaka-Iga continua a servir a comunidade budista japonesa, ao mesmo tempo que abraça a inovação.
10. Royal Mint (886 d.C.)
A Royal Mint, fundada em 886 d.C. pelo rei Alfredo, o Grande, é a instituição oficial de produção de moedas do Reino Unido. Inicialmente a funcionar na Torre de Londres, centralizou a cunhagem em 1279 para uniformizar a moeda britânica.
Atualmente, o Tesouro de Sua Majestade é proprietário da Royal Mint, que continua a produzir todas as moedas do Reino Unido ao abrigo de um contrato exclusivo. Em resposta ao declínio do uso de dinheiro, a empresa diversificou as suas ofertas, expandindo-se para investimentos em metais preciosos, coleccionáveis de luxo e venda de moedas históricas.