Dez candidatos confirmados na eleição para suceder a Theresa May

Julien Warnand / EPA

Dez candidatos conseguiram o apoio necessário para entrar na eleição interna para suceder Theresa May na liderança do Partido Conservador.

De acordo com o partido, Boris Johnson, Jeremy Hunt, Michael Gove, Dominic Raab, Sajid Javid, Andrea Leadsom, Rory Stewart, Matt Hancock, Esther McVey e ainda Mark Harper conseguiram o apoio formal de pelo menos oito deputados, o que tinham de garantir até às 17h00 desta segunda-feira.

O antigo secretário de Estado das Universidades Sam Gyimah anunciou ao final da tarde que ia abandonar a corrida, alegando que, por ter entrado numa fase tardia, “não houve tempo suficiente para angariar apoios”.

Gyimah era o único dos onze candidatos que defendia um novo referendo com o objetivo de fazer campanha a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, enquanto os restantes comprometem-se a implementar o resultado do referendo de 2016 e a concretizar o Brexit.

No passado dia 4 de junho, também já tinham desistido da corrida à liderança do partido James Cleverley e Kit Malthouse devido à baixa probabilidade de sucesso.

Nos próximos dias realizam-se vários debates e uma série de votações que começam na quinta-feira – os eleitores são os 313 membros do grupo parlamentar Conservador – e depois nos dias 18, 19 e 20 de junho, culminando na seleção de dois finalistas.

As novas regras impõem que os candidatos tenham o voto de pelo menos 5% do grupo, equivalente a 17 deputados para passar à segunda volta, e de 10%, ou 33 votos, para se qualificarem para a terceira volta. Caso todos atinjam este mínimo, aquele com menos votos será eliminado e assim sucessivamente, até restarem apenas dois nomes.

A partir de 22 de junho, estes dois candidatos serão submetidos a um escrutínio mais alargado, aberto a todos os cerca de 160 mil filiados do Partido Conservador, incluindo encontros em diferentes partes do país com militantes para responderem a perguntas.

Segundo o partido Conservador, o vencedor será anunciado na quarta semana de julho.

Theresa May renunciou oficialmente ao cargo de líder do Partido Conservador na passada sexta-feira, mas vai permanecer em funções como primeira-ministra até o seu sucessor ser escolhido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada em Israel cidade com dez mil anos da Idade da Pedra

Uma enorme metrópole que remonta à Idade da Pedra foi descoberta perto de Jerusalém, em Israel. Os investigadores dizem que não é apenas a maior deste tipo já encontrada no país, mas uma das mais …

Frentes de Vila de Rei e Mação estão dominadas a 90%. Teme-se "reacendimentos graves"

Pedro Nunes, comandante do Agrupamento Distrital do Centro Norte da Proteção Civil, fez esta manhã o ponto da situação a partir da Sertã. O "incêndio está estabilizado", os meios foram redistribuídos e "90% do …

Fisco proibido de usar inspeções para incriminar contribuintes. Centenas de processos podem cair por terra

O Tribunal Constitucional (TC) considerou inconstitucionais as normas que permitem às autoridades avançar ou concluir processos-crime com declarações fiscais obtidas voluntariamente pelo contribuinte ou arguido, conforme o caso. Esta prática, de acordo com o TC, viola …

Os Australopitecos eram amamentados até aos 12 meses

As crias dos australopitecos, uma espécie humana extinta que viveu em África, foram amamentadas até ao primeiro ano de vida, segundo um estudo publicado esta segunda-feira na revista científica Nature. Na investigação da faculdade de medicina …

Tempestade no norte da Índia fez pelo menos 33 mortos

Pelo menos 33 pessoas e outras 13 ficaram feridas na sequência de uma tempestade que atingiu no domingo o estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, informaram esta segunda-feira as autoridades. De acordo com Sandhya, …

"Neve artificial" poderia salvar lençol de gelo da Antártida

O lençol de gelo da Antártida pode deslizar para o oceano e inundar as cidades costeiras. No entanto, esta catástrofe pode ser evitada se os Governos investirem num projeto de engenharia para cobrir a superfície …

Constante de Hubble recalculada. E o mistério da expansão do Universo adensa-se

Uma equipa de cientistas da Universidade de Chicago, nos EUA, voltou a medir a constante de Hubble, usada para medir a taxa de expansão do Universo. O novo estudo, liderado pela especialista Wendy Freedman e …

Micro-bristle-bot. O robô mais pequeno do mundo que pode vir a salvar vidas

Do tamanho de uma formiga e mais leve que uma pitada de sal, o "micro-bristle-bot" é o robô mais pequeno do mundo pode um dia vir a salvar vidas. Desenvolvido na Universidade da Georgia, nos Estados …

Os gorilas têm amigos para toda a vida (e fazem grandes festas anuais)

Cientistas concluíram que os gorilas têm amizades que duram para toda a vida, inclusive entre animais que não são parentes, e celebram grandes reuniões anuais. De acordo com o ABC, uma equipa de cientistas concluiu que …

Bengala que guiou bote salva-vidas após o naufrágio do Titanic leiloada por 44 mil euros

Quando o Titanic afundou em águas geladas perto de Newfoundland em 1912, um bote salva-vidas de sobreviventes usou a luz operada por bateria na bengala de uma mulher para iluminar o caminho para a segurança. Essa …