Dez candidatos confirmados na eleição para suceder a Theresa May

Julien Warnand / EPA

Dez candidatos conseguiram o apoio necessário para entrar na eleição interna para suceder Theresa May na liderança do Partido Conservador.

De acordo com o partido, Boris Johnson, Jeremy Hunt, Michael Gove, Dominic Raab, Sajid Javid, Andrea Leadsom, Rory Stewart, Matt Hancock, Esther McVey e ainda Mark Harper conseguiram o apoio formal de pelo menos oito deputados, o que tinham de garantir até às 17h00 desta segunda-feira.

O antigo secretário de Estado das Universidades Sam Gyimah anunciou ao final da tarde que ia abandonar a corrida, alegando que, por ter entrado numa fase tardia, “não houve tempo suficiente para angariar apoios”.

Gyimah era o único dos onze candidatos que defendia um novo referendo com o objetivo de fazer campanha a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, enquanto os restantes comprometem-se a implementar o resultado do referendo de 2016 e a concretizar o Brexit.

No passado dia 4 de junho, também já tinham desistido da corrida à liderança do partido James Cleverley e Kit Malthouse devido à baixa probabilidade de sucesso.

Nos próximos dias realizam-se vários debates e uma série de votações que começam na quinta-feira – os eleitores são os 313 membros do grupo parlamentar Conservador – e depois nos dias 18, 19 e 20 de junho, culminando na seleção de dois finalistas.

As novas regras impõem que os candidatos tenham o voto de pelo menos 5% do grupo, equivalente a 17 deputados para passar à segunda volta, e de 10%, ou 33 votos, para se qualificarem para a terceira volta. Caso todos atinjam este mínimo, aquele com menos votos será eliminado e assim sucessivamente, até restarem apenas dois nomes.

A partir de 22 de junho, estes dois candidatos serão submetidos a um escrutínio mais alargado, aberto a todos os cerca de 160 mil filiados do Partido Conservador, incluindo encontros em diferentes partes do país com militantes para responderem a perguntas.

Segundo o partido Conservador, o vencedor será anunciado na quarta semana de julho.

Theresa May renunciou oficialmente ao cargo de líder do Partido Conservador na passada sexta-feira, mas vai permanecer em funções como primeira-ministra até o seu sucessor ser escolhido.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.