Dez candidatos confirmados na eleição para suceder a Theresa May

Julien Warnand / EPA

Dez candidatos conseguiram o apoio necessário para entrar na eleição interna para suceder Theresa May na liderança do Partido Conservador.

De acordo com o partido, Boris Johnson, Jeremy Hunt, Michael Gove, Dominic Raab, Sajid Javid, Andrea Leadsom, Rory Stewart, Matt Hancock, Esther McVey e ainda Mark Harper conseguiram o apoio formal de pelo menos oito deputados, o que tinham de garantir até às 17h00 desta segunda-feira.

O antigo secretário de Estado das Universidades Sam Gyimah anunciou ao final da tarde que ia abandonar a corrida, alegando que, por ter entrado numa fase tardia, “não houve tempo suficiente para angariar apoios”.

Gyimah era o único dos onze candidatos que defendia um novo referendo com o objetivo de fazer campanha a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, enquanto os restantes comprometem-se a implementar o resultado do referendo de 2016 e a concretizar o Brexit.

No passado dia 4 de junho, também já tinham desistido da corrida à liderança do partido James Cleverley e Kit Malthouse devido à baixa probabilidade de sucesso.

Nos próximos dias realizam-se vários debates e uma série de votações que começam na quinta-feira – os eleitores são os 313 membros do grupo parlamentar Conservador – e depois nos dias 18, 19 e 20 de junho, culminando na seleção de dois finalistas.

As novas regras impõem que os candidatos tenham o voto de pelo menos 5% do grupo, equivalente a 17 deputados para passar à segunda volta, e de 10%, ou 33 votos, para se qualificarem para a terceira volta. Caso todos atinjam este mínimo, aquele com menos votos será eliminado e assim sucessivamente, até restarem apenas dois nomes.

A partir de 22 de junho, estes dois candidatos serão submetidos a um escrutínio mais alargado, aberto a todos os cerca de 160 mil filiados do Partido Conservador, incluindo encontros em diferentes partes do país com militantes para responderem a perguntas.

Segundo o partido Conservador, o vencedor será anunciado na quarta semana de julho.

Theresa May renunciou oficialmente ao cargo de líder do Partido Conservador na passada sexta-feira, mas vai permanecer em funções como primeira-ministra até o seu sucessor ser escolhido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Já chegaram 138 mil votos dos emigrantes portugueses (mas nenhum da África do Sul)

Já chegaram 138 mil envelopes com votos dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. Foram enviadas 1.464.709 cartas com um boletim de voto para 186 países nos primeiros dias de setembro. Porém, destes 138 mil boletins, nenhum …

"Portugal tem margem" para ter défice em caso de crise

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, diz que Portugal pode deixar o défice subir em caso de crise, mas avisa que é preciso cuidado para que a despesa não se torne permanente. Numa entrevista …

Rui Rio continua "em ponderação" e não anunciará qualquer decisão na quarta-feira

A Comissão Política Nacional do PSD vai reunir-se na próxima quarta-feira, mas o presidente do partido não falará ainda publicamente sobre o seu futuro político e continua “em ponderação”, disse à Lusa fonte oficial social-democrata. Segundo …

Ministério nega "situação anómala" de alunos ainda sem professores

Milhares de alunos continuam sem professores um mês depois de as aulas terem começado e o Ministério da Educação diz não ter sido informado de qualquer “situação anómala ou de uma falta sistémica de docentes”. Ainda …

Gage Skidmore

John Bolton denunciou pressão sobre a Ucrânia dois meses antes de sair da Casa Branca

John Bolton, o antigo conselheiro de Segurança Nacional norte-americano que saiu do cargo em setembro em confronto com Donald Trump, fez saber aos advogados da Casa Branca, em julho, que estava em curso uma campanha …

Homem que violava e trancava mulher sem comida tinha sido absolvido do mesmo crime

Um homem de 38 anos que ficou em prisão preventiva por suspeitas de crimes de violência doméstica agravada, violação e sequestro agravado contra a companheira, já tinha sido absolvido antes pela prática do mesmo crime …

Portugal é dos países da UE que mais progrediram na igualdade de género

Portugal está a progredir para uma plena igualdade de género mais rapidamente do que a média da União Europeia, revela o Instituto Europeu para a Igualdade de Género, que coloca o país em 16.º posição, …

"Sem água potável e a urinar em latas". Assim vivem os seguranças dos jogadores do Real Madrid

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) de Espanha, um sindicato operário, denuncia as "péssimas condições" laborais dos seguranças que fazem vigilância a alguns jogadores do Real Madrid, nas suas moradias particulares. "Não há 'guaritas' de vigilância …

Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar

O ex-eurodeputado socialista Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar, no executivo de António Costa. A notícia foi avançada pela Antena Um/Açores e confirmada pelo Diário de Notícias.  Doutorado em Biologia pela Universidade …

Ex-presidente da Câmara da Covilhã começa a ser julgado por peculato

O antigo presidente da Câmara da Covilhã e também ex-vice-presidente do partido Aliança começa, esta terça-feira, a ser julgado em Castelo Branco, acusado de peculato e prevaricação. A SIC noticiou no fim-de-semana de 16 e 17 …