Dez candidatos confirmados na eleição para suceder a Theresa May

Julien Warnand / EPA

Dez candidatos conseguiram o apoio necessário para entrar na eleição interna para suceder Theresa May na liderança do Partido Conservador.

De acordo com o partido, Boris Johnson, Jeremy Hunt, Michael Gove, Dominic Raab, Sajid Javid, Andrea Leadsom, Rory Stewart, Matt Hancock, Esther McVey e ainda Mark Harper conseguiram o apoio formal de pelo menos oito deputados, o que tinham de garantir até às 17h00 desta segunda-feira.

O antigo secretário de Estado das Universidades Sam Gyimah anunciou ao final da tarde que ia abandonar a corrida, alegando que, por ter entrado numa fase tardia, “não houve tempo suficiente para angariar apoios”.

Gyimah era o único dos onze candidatos que defendia um novo referendo com o objetivo de fazer campanha a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, enquanto os restantes comprometem-se a implementar o resultado do referendo de 2016 e a concretizar o Brexit.

No passado dia 4 de junho, também já tinham desistido da corrida à liderança do partido James Cleverley e Kit Malthouse devido à baixa probabilidade de sucesso.

Nos próximos dias realizam-se vários debates e uma série de votações que começam na quinta-feira – os eleitores são os 313 membros do grupo parlamentar Conservador – e depois nos dias 18, 19 e 20 de junho, culminando na seleção de dois finalistas.

As novas regras impõem que os candidatos tenham o voto de pelo menos 5% do grupo, equivalente a 17 deputados para passar à segunda volta, e de 10%, ou 33 votos, para se qualificarem para a terceira volta. Caso todos atinjam este mínimo, aquele com menos votos será eliminado e assim sucessivamente, até restarem apenas dois nomes.

A partir de 22 de junho, estes dois candidatos serão submetidos a um escrutínio mais alargado, aberto a todos os cerca de 160 mil filiados do Partido Conservador, incluindo encontros em diferentes partes do país com militantes para responderem a perguntas.

Segundo o partido Conservador, o vencedor será anunciado na quarta semana de julho.

Theresa May renunciou oficialmente ao cargo de líder do Partido Conservador na passada sexta-feira, mas vai permanecer em funções como primeira-ministra até o seu sucessor ser escolhido.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nova técnica pode ajudar a prever erupções vulcânicas com anos de antecedência

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova técnica de alerta precoce, baseada em dados de satélite, que poderia ser usada para prever erupções vulcânicas com anos de antecedência. Com a ajuda de dados de satélite, cientistas …

Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros em 2022

No próximo ano, o salário mínimo nacional deverá subir cerca de 40 euros - um aumento de 6% face aos atuais 665 euros. Este aumento elevaria o montante para 705 euros por mês. De acordo com …

Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos. Não há feridos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. Os projéteis atingiram a …

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …