Há muito poucas provas de que os xaropes para a tosse funcionem

4236

Os xaropes para a tosse são medicamentos obrigatórios na casa da maioria das pessoas mas, afinal, comprá-los é uma mera perda de dinheiro, já que não fazem melhor do que um simples placebo.

O alerta é dado pela Sociedade Americana de Química, ACS, através de um vídeo publicado no Youtube, que explica que o único benefício que os xaropes para a tosse podem trazer é causarem sonolência, ajudando assim os doentes a dormir.

A maioria dos estudos realizados até agora em torno desta matéria não encontrou provas de que estes xaropes funcionem mesmo, ou seja, suprimindo e fazendo parar a tosse.

O vídeo da ACS começa por salientar que os xaropes actuais têm ingredientes muito menos prejudiciais do que noutros tempos, em que se usavam substâncias como morfina, canábis, clorofórmio ou até heroína.

A maioria dos xaropes para a tosse que se vendem actualmente incluem substâncias anti-tússicas, como o Dextrometorfano (DXM), que bloqueiam o reflexo da tosse e que também causam sonolência – o que pode ser bom, se se estiver de cama e se precisar de dormir, ou muito mau, se se estiver a conduzir.

Substâncias típicas destes medicamentos são ainda os expectorantes, como a Guaifenesina, que soltam o muco dos pulmões e o tornam mais fino, fazendo com que seja mais fácil tossir.

Por seu lado, os descongestionantes, como a Efedrina, um bronco-dilatador, facilitam a abertura das vias respiratórias; e os anti-histamínicos como, por exemplo, a Loratadina, reduzem o inchaço no nariz e na garganta, diminuindo a quantidade de muco “pegajoso” nos pulmões.

O que é certo é que nenhum destes componentes pode “curar” a tosse e há, de resto, “muito poucas provas de que os xaropes para a tosse funcionem”, destaca a ACS. A Sociedade norte-americana refere que “15 de 19 estudos analisados concluíram que estes medicamentos não têm qualquer efeito“.

Remédios caseiros

Do mesmo modo, também os remédios caseiros não têm potencial para acabar com a tosse, embora possam aliviar o mal-estar que lhe está associado.

Assim, a ACS repete as tradicionais recomendações das nossas avós e aconselha as pessoas a beber muitos líquidos, a recorrer a um humidificador ou a tomar um banho de vapor, e a chupar rebuçados contra a tosse – ou um rebuçado qualquer que faz o mesmo efeito, ajudando a saliva a fluir e a aliviar a garganta irritada.

Ingerir mel ou beber sumo de limão pode também ajudar a aliviar os sintomas associados à tosse.

Mas, se mesmo depois disto tudo, não se quiser livrar do xarope para a tosse que tem no seu armário, tenha cuidado para nunca tomar mais do que a dose recomendada, pois enfrentará problemas graves, como tonturas, convulsões e até a morte, avisa a ACS.

SV, ZAP //

2 COMENTÁRIOS

  1. A tosse só por si não é uma doença mas um mecanismo de defesa do aparelho respiratório para a eliminação de excesso de muco. Neste caso fluidificando este muco não haverá necessidade de tossir muito, mas a tosse seca irritativa sim é um problema não deixando os doentes descansar e então deve se usar os calmantes da tosse, acima descritos.
    Mesmo as mesinhas caseiras devem ser usadas com cuidados pois podem ser utilizadas em situação não própria

RESPONDER

Através do estudo de magnetizações remanescentes em antigos meteoritos, uma equipa do MIT determinou que a nebulosa solar - o vasto disco de gás e poeira que veio a formar o Sistema Solar - durou entre 3 e 4 milhões de anos

Cientistas estimam o tempo de vida da nebulosa solar

Há cerca de 4,6 mil milhões de anos atrás, uma enorme nuvem de hidrogénio gasoso e poeira colapsou sob o seu próprio peso, eventualmente achatando-se num disco chamado nebulosa solar. A maioria deste material interestelar contraiu-se …

-

Comer mais gordura é mais prejudicial para os homens do que para as mulheres

As gorduras são essenciais na nossa dieta, e os especialistas recomendam que correspondam a 20% a 30% das calorias que consumimos diariamente. Mesmo assim, é do conhecimento geral que comer muita gordura pode ser prejudicial para …

-

FC Porto vence Boavista e não larga Benfica

Um golo de Soares, aos sete minutos, deu hoje o triunfo ao FC Porto em casa do Boavista por 1-0, em jogo da 23.ª jornada da I Liga de futebol que deixa os 'dragões' novamente …

Manuel Vicente, vice-presidente de Angola

Jornal de Angola critica justiça portuguesa: "Tanta falta de vergonha"

O Jornal de Angola retomou este domingos as críticas a Portugal, afirmando que "custa ver tanta falta de vergonha", a propósito da divulgação pela comunicação social do processo na Justiça portuguesa envolvendo o vice-presidente angolano, …

Neil Fingleton, Mag the Mighty em Guerra dos Tronos

Morreu o homem mais alto do Reino Unido (e da Guerra dos Tronos)

Morreu este sábado, vítima de ataque cardíaco, o actor e basquetebolista britânico Neil Fingleton, o homem mais alto do Reino Unido. O malogrado actor Neil Fingleton, de 36 anos, desempenhava vários papéis na série 'Guerra dos Tronos', …

O 'coração' de Marte

NASA publica foto inédita do coração de Marte

A agência espacial norte-americana NASA publicou uma imagem rara da superfície marciana, na qual se pode observar a rocha-mãe do planeta vermelho. De acordo com a NASA, a maior parte da superfície do quarto planeta do …

O actor Bill Paxton

Actor Bill Paxton morre após cirurgia

O ator norte-americano Bill Paxton, conhecido pela sua participação em filmes como "Aliens" ou "Titanic", morreu no sábado, aos 61 anos, na sequência de complicações após uma cirurgia, divulgou hoje a imprensa norte-americana. Citado pela revista …

-

O “telefone mais destrutivo da história” é falso

O director do Museu de Comunicações de Frankfurt aponta discrepâncias quanto ao suposto telefone vermelho de Adolf Hitler, apresentado como a “arma mais destrutiva” da história, recentemente vendido por 239 mil euros em leilão - …

O ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio

Núncio "confessou responsabilidade" (e o país "deve-lhe muito")

O PCP considerou hoje que a "confissão" do ex-secretário de Estado Paulo Núncio no caso das transferências para 'offshore' responsabiliza não só o CDS, mas também o PSD e o anterior Governo. O antigo secretário de …

Freedom 251, o smartphone indiano de 3 euros

Criador do smartphone de 3 euros foi preso por fraude

Mais uma vez se comprova que quando as coisas parecem boas demais para serem verdade... quase sempre o são: e o smartphone de 3.29 euros que nunca se veio a concretizar não é excepção. Há um …