/

Um colossal asteróide passa a apenas 10 milhões de km da Terra

2

(dr) Detlev van Ravenswaay

-

O asteróide 1999 FN53 vai esta quinta-feira passar a uma distância de 10 milhões de quilómetros da Terra. Não há perigo de colisão.

Embora os astrónomos da NASA tenham já excluído a possibilidade de uma colisão do 1999 FN53 com o nosso planeta, a visita do asteróide despoletou as inevitáveis especulações, discussões e simulações à volta das consequências que poderia ter a eventual colisão de um corpo destas dimensões com a Terra.

O terrífico 1999 FN53 tem cerca de 1,3 km de diâmetro, aproxima-se da Terra a mais de 45.000 km/h, e estima-se que seja o maior objecto a alguma vez se acercar do planeta a esta distância – pelo menos num futuro próximo.

O colossal asteróide é cerca de 10 vezes maior do que qualquer outro meteoro correntemente seguido pelos radares do Near-Earth Object Program, programa da NASA que vigia corpos celestes que possam representar uma ameaça para a Terra.

O 1999 FN53 é também duas vezes maior do que o gigantesco 2014-YB35, que deixou os astrónomos todos a olhar para cima quando passou próximo da Terra em março.

“Inevitavelmente, o eventual impacto de um corpo destas dimensões provocaria de imediato a morte de pelo menos 1.500 milhões de pessoas”, afirma ao Daily Express o professor Bill Napier, do departamento de Astronomia da Buckinghamshire New University, no Reino Unido.

Mas as numerosas vítimas humanas não seriam o único dano do asteróide ao planeta. “Se caísse no mar, os gases libertados para a estratosfera aniquilariam a camada de ozono”, diz Napier.

O 1999 FN53 seria incomparavelmente mais destrutivo do que o asteróide que em 1908 caiu em Tunguska, na Sibéria, provocando uma cratera de 50m de profundidade e arrasando 80 milhões de árvores da tundra siberiana.

“Estamos a falar de milhões de megatoneladas de energia, seria um evento de extinção em massa da humanidade”, diz o astrónomo.

Seriam os danos maiores do que o do impacto do asteróide que caiu no planalto do Iucatão durante o jurássico?

Talvez, mas os dinossauros não estão cá para nos contar.

AJB, ZAP

2 Comments

  1. … e se colidisse com a lua? E esta mudasse ligeiramente a trajetória? O que aconteceria a terra? Alguém me sabe responder?

  2. Se houvesse um impacto na lua, poderia acontecer uma de duas coisas…
    A orbita destabiliza-se e poderia colidir com a Terra… Tudo o que existisse na terra seria esterilizado… Nada sobrevivia.

    Poderia se afastar gradualmente da terra… Sem os efeitos tidais da gravidade da lua na terra, o mar parava de ter ondas e transformava-se num lago gigante… Com isso paravam também todos os rios e percursos que acontecem dentro do mar, provavelmente levando o planeta para um nova idade do gelo onde o planeta poderia eventualmente congelar-se todo com excepção de uma pequena faixa no equador… Portanto seria MAU também para todo o ecossistema e vida em geral…

    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos,

    Paulo Eduardo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.