Asteroide de grandes dimensões passa esta sexta-feira pela Terra

NASA / JPL-Caltech

Um asteróide de grandes dimensões vai passar perto da Terra esta semana. O 2014-YB35 vai atingir o ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira.

De acordo com a NASA, citada pelo Express, o asteroide tem um diâmetro entre 500 metros e 1km e viaja a uma velocidade de 37 mil quilómetros por hora, devendo passar a 4,5 milhões de quilómetros da Terra – qualquer coisa como 11,7 vezes a distância da Terra à Lua.

O 2014-YB35 foi descoberto em dezembro do ano passado e deve voltar para os lados da Terra em 2033, a uma distância de 3,3 milhões de quilómetros. É considerado um asteroide de potencial destrutivo (PHA) – segundo a NASA, existem no espaço cerca de 1,5 mil asteroides nessas condições – mas não há previsão de danos nem impactos para esta passagem.

O asteroide vai passar muito mais longe da Terra do que, por exemplo, o 2004 BL86, asteroide de 500 metros de diâmetro que passou por nós em janeiro, a uma distância de 1,2 milhões de quilómetros.

A distância a que o 2014-YB35 vai passar é, apesar de segura, suficiente para ser mantido debaixo de olho.

A observação por parte da NASA está a cargo dos investigadores no Goldstone Observatory, no deserto Mojave, na California, que ainda irão determinar o tamanho exato do objeto celeste – a hipótese mais provável, para já, é que se fique nos 990 metros de comprimento – e a sua composição.

Este tipo de observações pode ter resultados inesperados: quando o 2004 BL86 passou por nós, a NASA observou que o asteroide tinha a sua própria lua – com um diâmetro de cerca de 70 metros – uma observação inédita até então.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.