Asteroide de grandes dimensões passa esta sexta-feira pela Terra

NASA / JPL-Caltech

Um asteróide de grandes dimensões vai passar perto da Terra esta semana. O 2014-YB35 vai atingir o ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira.

De acordo com a NASA, citada pelo Express, o asteroide tem um diâmetro entre 500 metros e 1km e viaja a uma velocidade de 37 mil quilómetros por hora, devendo passar a 4,5 milhões de quilómetros da Terra – qualquer coisa como 11,7 vezes a distância da Terra à Lua.

O 2014-YB35 foi descoberto em dezembro do ano passado e deve voltar para os lados da Terra em 2033, a uma distância de 3,3 milhões de quilómetros. É considerado um asteroide de potencial destrutivo (PHA) – segundo a NASA, existem no espaço cerca de 1,5 mil asteroides nessas condições – mas não há previsão de danos nem impactos para esta passagem.

O asteroide vai passar muito mais longe da Terra do que, por exemplo, o 2004 BL86, asteroide de 500 metros de diâmetro que passou por nós em janeiro, a uma distância de 1,2 milhões de quilómetros.

A distância a que o 2014-YB35 vai passar é, apesar de segura, suficiente para ser mantido debaixo de olho.

A observação por parte da NASA está a cargo dos investigadores no Goldstone Observatory, no deserto Mojave, na California, que ainda irão determinar o tamanho exato do objeto celeste – a hipótese mais provável, para já, é que se fique nos 990 metros de comprimento – e a sua composição.

Este tipo de observações pode ter resultados inesperados: quando o 2004 BL86 passou por nós, a NASA observou que o asteroide tinha a sua própria lua – com um diâmetro de cerca de 70 metros – uma observação inédita até então.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

“Os Maias” vão deixar de ser de leitura obrigatória no Secundário

Já a partir de setembro, os "Maias" e "A Ilustre Casa de Ramires", obras de Eça de Queirós, deixam de ser leituras obrigatórias no Ensino Secundário. Agora, cabe aos alunos em conjunto com os seus …

23 ex-gestores do BPN recebem carros topo de gama do Estado

A Parvalorem atribuiu a um grupo de altos quadros da empresa, ex-responsáveis do antigo BPN, 23 "viaturas familiares" topo de gama e várias regalias associadas como o pagamento do combustível até 300 euros por mês. O …

Preços praticados pela Airbnb não cumprem lei europeia

A plataforma Airbnb tem até ao final do mês de agosto para explicar os preços que pratica, dado que violam a legislação da União Europeia. A plataforma online de reserva de alojamento tem agora até ao …

Sarcófago negro encontrado no Egito pode pertencer a Alexandre, o Grande

O maior sarcófago já descoberto na cidade de Alexandria, no Egito, vai ser aberto nos próximos dias, depois de permanecer totalmente intacto mais de dois milénios. Os especialistas têm esperanças que o artefacto negro encontrado …

Vagas no Superior com aumento residual em ano de cortes em Lisboa e Porto

O concurso nacional de acesso ao Ensino Superior volta a registar um aumento de vagas, pelo terceiro ano consecutivo, ainda que residual e em ano de corte de vagas em Lisboa e Porto, por determinação …

A primavera chegou a Marte. E com ela, as misteriosas "aranhas marcianas"

A NASA publicou fotografias de um fenómeno peculiar avistado na superfície de Marte, que se assemelha com "aranhas". As imagens foram capturas na semana passada pela câmara HiRISE, instalada a bordo da nave espacial Mars …

As pessoas estão a ficar doentes após comerem salada do McDonald's

Mais de 100 pessoas apresentaram sintomas de contaminação pelo protozoário Cyclospora cayetanensis depois de comerem a salada do McDonald's, nos Estados Unidos. Mesmo que seja com a melhor das intenções, pedir uma salada no McDonald's pode …

Descobertas 12 novas luas em torno de Júpiter

Cientistas nos Estados Unidos descobriram mais 12 luas em torno do planeta Júpiter, conjeturando que as suas órbitas opostas resultam de colisões entre outros corpos celestes maiores. Com a descoberta das luas, que foram vistas pela …

Há 3.500 anos, os egípcios já faziam cosméticos

Cientistas sintetizaram tintas e cosméticos com cerca de 3.500 anos, uma descoberta feita graças ao facto de a equipa ter desenvolvido uma nova técnica de datação de compostos carbonatados inorgânicos. Uma equipa de cientistas internacional sintetizou …

Encontrados restos de pão de há 14.400 anos na Jordânia

Um grupo de investigadores encontrou vestígios de pão, feito por caçadores-recoletores que viveram há 14.400 anos, quatro milhares de anos antes do surgimento da agricultura. Esta é a mais antiga prova da existência de pão …