Twitter da menina síria foi reativado mas o seu paradeiro ainda é incerto

1

Bana Al-Abed / Twitter

Bana, menina síria de 7 anos, relata no Twitter que está "a ler para esquecer a guerra".

Bana, menina síria de 7 anos, relata no Twitter que está “a ler para esquecer a guerra”.

Esta segunda-feira, a conta do Twitter de Bana Alabed, de 7 anos, que relatava diariamente a guerra em Aleppo, foi reativada. No entanto, o paradeiro da menina ainda é incerto.

A conta terá sido apagada temporariamente mas, agora, a mãe de Bana voltou a fazer uma publicação na qual descreve a situação da sua família.

“Sob ataque. Não temos para onde ir e cada minuto parece a morte. Rezem por nós. Adeus”, escreveu Fatemah no Twitter.

De acordo com uma fonte da BBC, a mãe e a filha encontram-se “numa localização secreta”.

No domingo, Fatemah partilhou uma mensagem de despedida na altura em que as tropas sírias estavam a invadir o leste de Aleppo para expulsar os rebeldes.

“Temos a certeza que o exército vai capturar-nos. Vemo-nos noutro dia, querido mundo. Adeus”, afirmou a mãe de Bana.

A conta de Twitter foi desativada nesse mesmo dia e, desde então, várias pessoas têm mostrado preocupação com o paradeiro da família síria, com a hastag #Whereisbana.

Seguida por mais de 200 mil pessoas, Bana escreveu textos a pedir ajuda e partilhou vídeos onde se observa claramente o cenário de guerra e as ruínas da cidade síria.

Numa das publicações na rede social, a menina conta como uma bomba caiu mesmo ao lado da sua casa e como outra destruiu a casa da sua melhor amiga, matando-a.

“Ainda estamos vivos” lê-se numa publicação da mãe de Bana no Twitter, a par de um vídeo com os seus filhos a acordarem.

A família, que inclui os dois irmãos mais novos de Bana, estará na zona oriental de Aleppo, que tem sido bombardeada com ataques aéreos, bombas e fogo de artilharia.

Desde o início da última ofensiva do regime sírio em Aleppo, a 15 de novembro, morreram cerca de 311 civis. A guerra na Síria começou em 2001 devido à repressão de manifestações a exigir reformas e já causou mais de 300 mil mortos.

BZR, ZAP

1 Comment

  1. Por acaso já voltou a aparecer… Mas essa “conta de uma criança” é uma aldrabice para os incautos. Basta comparar os textos que aparecem supostamente em nome dessa criança (que revela uma maturidade muito acima de uma criança de 7 anos) e uns poucos vídeos onde ela é entrevistada…
    E ainda há jornalistas que se põem a jeito para espalhar propaganda dos terroristas islâmicos da AlQuaida!
    E já agora quando é que noticiam o ataque terrorista ao hospital pediátrico de campanha Russo que matou 2 mulheres russas paramédicas e feriu mais alguns civis? Esse hospital estava a dar assistência médica às populações em fuga dos jiadistas e por pouco falhou autocarros cheios de crianças a caminho desse hospital. Ou estes mortos não contam?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.