/

Rússia banida dos Jogos Paralímpicos do Rio por “doping de Estado”

O Comité Paralímpico Internacional (TPI) excluiu este domingo a Rússia dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro devido às denúncias de doping de Estado que constam no relatório McLaren.

“Suspendemos provisoriamente como membro o Comité Paralímpico Russo e, por isso, a equipa russa não competirá nos Jogos do Rio”, anunciou Philip Craven, presidente do TPI, em conferência de imprensa no Rio de Janeiro.

Segundo Craven, há 44 atletas paralímpicos russos cujos exames antidoping foram manipulados durante os Jogos de Inverno de Sochi, em 2014, segundo o relatório publicado pela Agéncia Mundial Antidoping, Wada.

“O relatório falava inicialmente em 35 exames”, afirmou Craven, citado pela agência EFE.

“Ontem, a equipa de McLaren acrescentou mais 10 exames, pelo que temos agora 45 exames de 44 atletas que foram manipulados”, acrescentou.

“Lamento que o programa de doping de Estado também tenha chegado ao desporto paralímpico”, referiu Philip Craven.

“Dedicámos bastante tempo a estudar o relatório McLaren e ouvimos o lado russo, mas eles não puderam provar que tinham razão”, disse o presidente do TPI.

Após a decisão do TPI, o ministro do Dsporto da Rússia, Vitaly Mutko, adiantou que irá avançar com um recurso no Tribunal Arbitral do Desporto.

Caso a resposta seja contrária aos interesses russos, o ministro garante que irá recorrer a outros tribunais.

“Essa decisão é infundada. Isto não é um movimento olímpico”, disse Mutko, “e basta olhar para a composição do TPI, nem sequer há representantes russos”.

A decisão do TPI contrasta com a do COI, que delegou nas federações internacionais de cada modalidade a responsabilidade de decidir sobre a participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.