//

Radar capta milhões de pássaros a levantar voo durante terramoto em Oklahoma

(dr) Matt Mahler / News9

-

Os habitantes de Oklahoma, no centro dos Estados Unidos – e ao que parece, os pássaros de toda a região – acordaram este sábado com a terra a tremer.

O terramoto de grau 5.6 na escala de Richter que às primeiras horas da manhã deste sábado sacudiu o Oklahoma, apesar de ter sido um dos mais violentos a atingir a região nos últimos anos, não causou vítimas.

O epicentro do tremor de terra foi registado a 6 km de profundidade, a nordeste de Pawnee, uma pequena cidade a pouco mais de 116 km de Oklahoma City.

Segundo a estação local de TV News9, foi oficialmente o maior terramoto alguma vez registado no Oklahoma, tendo sido sentido um pouco por todo o centro dos Estados Unidos, desde Omaha, no Nebraska, até Dallas, no Texas.

O sismo limitou-se no entanto a pregar um valente susto – à população humana, e não só.

Um radar meteorológico captou ao vivo o momento em que o sismo acontece, ao mesmo tempo que os pássaros de toda a região levantam voo.

Matt Mahler, meteorologista da News9, partilhou no seu Facebook um vídeo que mostra o instante exacto em que milhões de pássaros levantam voo enquanto, por baixo, a terra treme.

(dr) Matt Mahler / News9

Pássaros levantam voo enquanto a terra treme em Oklahoma

Pássaros levantam voo enquanto a terra treme em Oklahoma

O espantoso efeito visual dos pássaros a levantar voo em simultâneo assemelha-se, realça o meteorologista, a uma explosão de proporções apocalípticas.

Segundo alguns especialistas, o fenómeno captado pelo radar da News9 é bastante comum, havendo mesmo animais que pressentem os tremores de terra antes que aconteçam.

Por outro lado, dizem alguns entendidos, os pássaros da região levantam voo todas as manhãs, imediatamente antes do nascer do sol, o que pode ter coincidido com o tremor de terra de sábado.

Mas tal não explica porque parecem estar todos a fugir de Oklahoma City.

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.