/

Em 10 anos os oceanos podem ter 1 quilo de plástico por cada 3 de pescado

2

A organização não-governamental (ONG) Ocean Conservancy alertou para o impacto da poluição dos ecossistemas marinhos e advertiu que, ao ritmo atual, em 2025, o mar vai conter um quilo de plástico por cada três de pescado.

“Temos de travar a avalancha de plástico que se está a despejar no oceano. Em 2025, poderemos ter um quilo de plástico por cada três de pescado“, disse o presidente da ONG, o norte-americano Andreas Merkl, durante um dos painéis da conferência Nossos Oceanos, que terminou esta terça-feira na cidade chilena de Valparaíso.

O representante da Ocean Conservancy, que se dedica a desenvolver políticas para os oceanos baseadas em investigações científicas, denunciou a falta de infraestruturas para se poder gerir os resíduos que se despejam nos mares.

Por tal razão, a Ocean Conservancy anunciou ontem o desenvolvimento de um plano de gestão de resíduos que vai ser realizado em várias cidades asiáticas, que vão servir de teste.

“A iniciativa vai coordenar os esforços das indústrias, dos governos e de investidores privados”, adiantou Merkl.

O objetivo da proposta é desenvolver as condições legais, institucionais e financeiras que permitam que os investidores privados construam “oceanos inteligentes” e sistemas de gestão de resíduos na região da Ásia-Pacífico.

A aliança Trash Free Seas (Mares Sem Lixo), que junta empresas e instituições científicas, vai coordenar os esforços de grandes empresas, ONG e instituições multilaterais.

“Este esforço vai requerer um financiamento de 2,4 milhões de dólares (2,1 milhões de euros) e espera poder contribuir para a diminuição desta quantidade de plástico”, assinalou Andreas Merkl.

O objetivo final da organização é o de trabalhar conjuntamente com o Fórum da Associação Económica Ásia-Pacífico (APEC) para identificar as condições institucionais e financeiras necessárias para atrair o investimento privado e conseguir libertar o oceano de resíduos.

/Lusa

2 Comments

  1. Em vez de pagarmos taxas e mais taxas, e pagarmos por sacos de plástico, (o tal conceito de poluidor/pagador, pagas se poluis, mas podes poluir à vontade!) porque não se bane, de uma vez por todas, esta porcaria do plástico?!
    É que não é só este problema que traz ao mundo! Para além da lixeira desmensurável, consumirmos produtos em recipientes de plástico faz um mal terrível à saúde…
    Isto tb não acontecia se houvesse civismo por parte das pessoas.
    Um a um, preservem a única moradia de que dispomos, neste momento,no Universo! Se pensarem assim, torna-se mais fácil cuidar do que é único e que é de todos nós!

  2. Isto é apenas a imagem de uma “humanidade” gananciosa e porca disposta a tudo que dê rendimento no imediato e incapaz de pensar de deixar algo de mais proveitoso e seguro para as gerações vindouras como se o planeta por ele próprio retificasse as suas asneiras.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.