O empresário mais odiado dos EUA quer subir o preço de mais um medicamento

86

(cv) YouTube

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals

O empresário Martin Shkreli, conhecido por ter aumentado o preço do medicamento Daraprim em 5.000%, já está de mira apontada a outro medicamento vital.

Ficou mundialmente famoso quando, em setembro passado, decidiu aumentar o custo do Daraprim, medicamento usado para tratar a toxoplasmose, de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 (quase 670 euros).

Agora, o diretor e fundador da Turing Pharmaceuticals, Martin Shkreli, volta a dar que falar, uma vez que estará já a preparar-se para atacar outro medicamento vital apenas para seu benefício.

De acordo com o New York Times, citado pelo RT, Shkreli pretende aumentar o preço dos medicamentos usados para tratar a doença de Chagas, um vírus parasitário que pode provocar problemas cardíacos significativos.

O empresário norte-americano já terá comprado uma participação maioritária na KaloBios Pharmaceuticals, empresa que lhe permite solicitar o direito exclusivo da venda de Benznidazol.

Apesar de ainda ser pouco eficaz na fase crónica da doença, este medicamento é um dos mais comuns e, para um tratamento de dois meses, custa atualmente entre 50 e 100 dólares, cerca de 45 e 90 euros.

Shkreli já deu a conhecer aos investidores a vontade de reverter esta situação e espera que este medicamento “seja semelhante aos fármacos vendidos contra a hepatite C, que custam entre 60.000 e 100.000 dólares por tratamento”.

Na altura em que decidiu aumentar o preço do Daraprim do dia para a noite, uma subida na ordem dos 5.000%, o empresário causou uma grande indignação nos Estados Unidos.

A revolta chegou mesmo a ser manifestada pela própria candidata à presidência Hillary Clinton que, de imediato, escreveu à FDA, a autoridade que regula os medicamentos nos EUA, solicitando uma avaliação do caso.

Face a essa subida exagerada, também a americana Imprimis Pharmaceuticals quis fazer frente àquele que foi considerado o “empresário mais odiado dos Estados Unidos”.

Para isso, está a desenvolver uma alternativa ‘low cost’ para o mesmo medicamento, que tem um custo de 99 dólares, aproximadamente 90 euros, por uma caixa de de 100 comprimidos.

ZAP / RT

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A quantidade de ferimentos no rosto do Gustavito sugere que o animal tentou defender-se das facadas

Hipopótamo assassinado à facada no Jardim Zoológico de El Salvador

Um dos animais mais famosos de El Salvador foi brutalmente assassinado dentro do Jardim Zoológico nacional na semana passada. O hipopótamo Gustavito, de 15 anos, foi espancado e atingido com armas pontiagudas dentro da sua …

Maria da Conceição Rita, ou "Micas" como era conhecida, com Oliveira Salazar

Morreu Micas, a pupila de Salazar

"Micas", que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. Maria da Conceição Rita, mais conhecida por "Micas", morreu esta segunda-feira, aos …

A ministra do Ambiente espanhola Isabel Garcia Tejerina

Almaraz: Ministra espanhola garante “toda a transparência” aos “amigos portugueses”

A ministra espanhola do Ambiente garantiu esta terça-feira, em Bruxelas, “toda a transparência” sobre o armazém de resíduos nucleares em Almaraz, esperando mostrar à Comissão Europeia e aos “vizinhos e amigos portugueses” que o projeto …

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018. Elon Musk afirmou que os …

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Herdeiro do império Samsung indiciado por corrupção

O herdeiro do império da Samsung e quatro outros executivos do maior fabricante de smartphones do mundo, foram indiciados por corrupção no âmbito do vasto escândalo que afeta a Coreia do Sul há meses, informou …

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

Temporal nos Açores destruiu "o bar mais bonito do mundo"

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera …

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís disponível para dar esclarecimentos ao Parlamento

A ex-ministra das Finanças disse, esta segunda-feira, estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao Parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais. Questionada pela agência Lusa, perante pedidos de explicações …

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

OMS publica lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou, esta segunda-feira, o Mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis. Os agentes patogénicos …

-

Novo acidente com carro alegórico no Carnaval do Rio faz 17 feridos

O número de feridos na sequência de um acidente, ocorrido esta madrugada, envolvendo um carro alegórico no Rio de Janeiro, o segundo do tipo no Carnaval carioca, subiu para 17, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu …

-

Morte de porcos nadadores das Bahamas é um mistério, mas a culpa pode ser dos turistas

Vários dos famosos porcos nadadores das Bahamas apareceram mortos e ninguém sabe explicar como é que isso aconteceu, mas há especulações de que a culpa pode ser dos turistas. A chamada Praia dos Porcos, ou Big …