O empresário mais odiado dos EUA quer subir o preço de mais um medicamento

82

(cv) YouTube

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals

O empresário Martin Shkreli, conhecido por ter aumentado o preço do medicamento Daraprim em 5.000%, já está de mira apontada a outro medicamento vital.

Ficou mundialmente famoso quando, em setembro passado, decidiu aumentar o custo do Daraprim, medicamento usado para tratar a toxoplasmose, de 13,50 dólares (cerca de 12 euros) para 750 (quase 670 euros).

Agora, o diretor e fundador da Turing Pharmaceuticals, Martin Shkreli, volta a dar que falar, uma vez que estará já a preparar-se para atacar outro medicamento vital apenas para seu benefício.

De acordo com o New York Times, citado pelo RT, Shkreli pretende aumentar o preço dos medicamentos usados para tratar a doença de Chagas, um vírus parasitário que pode provocar problemas cardíacos significativos.

O empresário norte-americano já terá comprado uma participação maioritária na KaloBios Pharmaceuticals, empresa que lhe permite solicitar o direito exclusivo da venda de Benznidazol.

Apesar de ainda ser pouco eficaz na fase crónica da doença, este medicamento é um dos mais comuns e, para um tratamento de dois meses, custa atualmente entre 50 e 100 dólares, cerca de 45 e 90 euros.

Shkreli já deu a conhecer aos investidores a vontade de reverter esta situação e espera que este medicamento “seja semelhante aos fármacos vendidos contra a hepatite C, que custam entre 60.000 e 100.000 dólares por tratamento”.

Na altura em que decidiu aumentar o preço do Daraprim do dia para a noite, uma subida na ordem dos 5.000%, o empresário causou uma grande indignação nos Estados Unidos.

A revolta chegou mesmo a ser manifestada pela própria candidata à presidência Hillary Clinton que, de imediato, escreveu à FDA, a autoridade que regula os medicamentos nos EUA, solicitando uma avaliação do caso.

Face a essa subida exagerada, também a americana Imprimis Pharmaceuticals quis fazer frente àquele que foi considerado o “empresário mais odiado dos Estados Unidos”.

Para isso, está a desenvolver uma alternativa ‘low cost’ para o mesmo medicamento, que tem um custo de 99 dólares, aproximadamente 90 euros, por uma caixa de de 100 comprimidos.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

-

Unesco classifica como "crime de guerra" destruição de tesouros pelo Daesh

A diretora geral da Unesco classificou hoje como "um crime de guerra e uma perda imensa para o povo sírio e para a humanidade" a mais recente destruição de tesouros arqueológicos pelo Daesh em Palmyra, …

-

"América primeiro": Donald Trump já é Presidente dos EUA

O multimilionário tomou posse esta sexta-feira como novo Presidente dos Estados Unidos, numa cerimónia pública junto ao Capitólio, em Washington. A cerimónia de tomada de posse de Donald Trump como 45.º presidente dos Estados Unidos começou …

Primeiro-Ministro António Costa conversa com deputada Catarina Martins (BE) antes do encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2016

TSU lança ameaça de crise na Geringonça

As divisões à esquerda na temática da Taxa Social Única (TSU) estão a criar desconforto na "Geringonça", e um deputado independente já sugeriu uma moção de confiança - que o PS rejeita. Francisco Assis coloca já a hipótese de eleições …

Primeiro-Ministro António Costa e Ministros Adjunto, Eduardo Cabrita, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques

Presidentes das CCDR vão ganhar mais 1.310 euros por mês

O governo quer dar mais poderes às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e com isso, propõe o aumento do salário dos respectivos presidentes que passarão a ganhar mais 29%, ou seja, uma subida de …

Carlos Alberto Silva, ex-treinador do FC Porto

Morreu Carlos Alberto Silva, treinador bicampeão pelo FC Porto

Carlos Alberto Silva, antigo treinador bicampeão pelo FC Porto, morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 77 anos, em Belo Horizonte, Brasil. O antigo treinador tinha sido operado ao coração no final do ano passado e …

A tenista Venus Williams

ESPN afasta comentador que comparou Venus Williams a um gorila

A cadeia televisiva retirou Doug Adler da cobertura do Open da Austrália, com base na má "escolha de palavras" do comentador, acusado de ter comparado a movimentação da tenista norte-americana Venus Williams à de um …

Loalwa Braz Vieira, do grupo Kaoma, cantora do super hit "Lambada (Chorando Se Foi)"

Suspeito de assaltar e matar Loalwa Braz era funcionário da pousada da cantora

As autoridades brasileiras prenderam três suspeitos de assaltar e matar a intérprete da "Lambada" e "Chorando Se Foi", nesta quinta-feira. Loalwa Braz Vieira, de 63 anos, foi assaltada e morta por um grupo, onde se inclui …

Os filhos do embaixador do Iraque em Portugal deram uma entrevista à SIC para contar a sua versão dos factos

Há fortes indícios de que os gémeos iraquianos tentaram matar Rúben Cavaco

O Ministério Público considera que há "fortes indícios" de que os filhos gémeos do Embaixador do Iraque em Portugal tentaram matar o jovem Rúben Cavaco. Entretanto, sabe-se que o diplomata, que foi afastado do cargo, …

-

Donald Trump toma hoje posse como Presidente dos EUA

O multimilionário, de 70 anos, toma posse esta sexta-feira numa cerimónia pública junto ao Capitólio, em Washington, tornando-se no homem mais velho a assumir a Presidência dos Estados Unidos. Ao meio-dia de Washington (17h00 em Lisboa), …

-

Gabriela Canavilhas vai ser a candidata do PS em Cascais

A ex-ministra da Cultura Gabriela Canavilhas será a candidata do PS às autárquicas deste ano em Cascais, informoue sta sexta-feira o presidente da concelhia do partido, Luís Miguel Reis. O nome da antiga ministra do Governo …