Novo prazo único para entrega de IRS pode gerar ruptura no sistema

454

marsmet473a / Flickr

A entrega das declarações de IRS de 2016 vai efectuar-se, este ano, numa única fase, não havendo distinção de prazos de entrega para trabalhadores dependentes ou independentes.

Cerca de cinco milhões de contribuintes vão assim entregar as declarações de IRS entre 1 de Abril e 31 de Maio, o que pode gerar rupturas no sistema.

O alerta é feito por Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), em declarações ao Diário de Notícias.

Este responsável lembra o “caos” que se gerou no portal e-fatura, no último dia do prazo para validação das facturas das despesas de 2016, na passada quarta-feira.

O e-fatura registou, nesse dia, “o acesso de 1,445 milhões de contribuintes“, segundo aponta o DN. O número muito acima da média habitual gerou dificuldades no sistema que chegou a estar indisponível durante “cerca de dois minutos”, conforme relata ao jornal fonte oficial das Finanças.

Na prática, os contribuintes terão tido muito mais dificuldades do que aquele período limitado e Paulo Ralha alerta que as coisas podem complicar-se também aquando da entrega das declarações de IRS.

“As pessoas têm tendência para deixar a entrega para o final do prazo e como neste ano as duas fases de entrega do imposto são coincidentes, receio que o sistema informático possa entrar em ruptura”, nota ao DN o presidente do STI.

Este ano, todos os contribuintes, independentemente da fonte de rendimentos ou das respectivas categorias, terão que entregar as declarações entre 1 de Abril e 31 de Maio.

Outra novidade que se verifica no processo é a estreia das declarações automáticas que vai arrancar, para já, apenas “com os contribuintes sem dependentes, que tenham residido em Portugal durante todo o ano de 2016 e não tenham rendimentos provenientes de outro país” e que tenham ganhos apenas das “categorias A (trabalho dependente) e/ ou H (pensões) em que não haja opção pelo englobamento ou registo de pagamento de pensões de alimentos”, conforme sublinha o DN.

Relativamente à situação no e-fatura, que terminou na quarta-feira, o Ministério das Finanças indicou ontem que, quem não conseguiu validar as suas faturas, poderá apresentar uma reclamação ou fazer o preenchimento na declaração de rendimentos.

ZAP //

RESPONDER

-

Investigadores criam novo tipo de células solares

Investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, desenvolveram um novo tipo de células solares, mais eficientes que as existentes e que podem ser fabricadas a temperaturas mais baixas, aumentando o número de possíveis aplicações com …

-

Poluição está relacionada com 2,7 milhões de nascimentos prematuros

O nascimento prematuro é uma das maiores causas da mortalidade infantil. Aos inúmeros factores de risco que contribuem para tal, como doenças crónicas, tabagismo e consumo de álcool durante a gravidez, agora os cientistas descobriram mais …

Donald J. Trump, 45º presidente dos EUA

Casa Branca despede alto assessor do Conselho de Segurança Nacional

A Casa Branca despediu "de uma forma abrupta" um alto assessor do Conselho de Segurança Nacional, após saber que este tinha criticado o Presidente Donald Trump e a sua equipa durante um evento. Craig Deare, que …

Caverna dos Cristais, na mina de Naica, em Chihuahua, México.

Cientistas encontram vida adormecida há mais de 10 mil anos em cristais gigantes

Trata-se de uma descoberta extraordinária num lugar incrível. Cientistas extraíram e reviveram micróbios que estavam "adormecidos" há milhares de anos, dentro dos famosos cristais gigantes das cavernas da montanha de Naica, no México. Acredita-se que estes …

-

Sporting vence Rio Ave e segura terceiro lugar

O Sporting venceu hoje em casa o Rio Ave, por 1-0, em jogo da 22.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e conolidou o terceiro lugar, graças a um golo de Alan Ruiz. Num partida …

A presidente afastada Dilma Rousseff faz a sua defesa diante dos Senadores durante sessão de julgamento do impeachment

Dilma Rousseff admite candidatar-se a senadora ou deputada

A ex-presidente brasileira Dilma Rousseff, destituída em 2016, admitiu vir a candidatar-se a um lugar de senadora ou deputada e afirmou numa entrevista hoje divulgada que nunca deixará de fazer política. "Não deixarei nunca de fazer …

-

IKEA censura mulheres em catálogo e gera polémica

A empresa sueca IKEA distribuiu um catálogo em Israel no qual retirou as fotografias de mulheres e raparigas para a publicação poder circular nas comunidades judaicas ultraortodoxas. O chamado Catálogo kosher, é uma estratégia da empresa para …

-

Milhares de pessoas marcham em Barcelona em apoio ao acolhimento de refugiados

Cerca de 160 mil pessoas participaram esta tarde em Barcelona numa manifestação a favor do acolhimento de refugiados que chegam à Europa em fuga a conflitos nos seus países, disseram os organizadores à agência espanhola …

-

Sites da empresa responsável pela libertação de dióxido de enxofre alvo de ataque informático

Os sites da empresa Sapec, dona dos armazéns de enxofre em Setúbal onde um incêndio provocou a libertação de uma nuvem tóxica, estão hoje a ser alvo de um ataque informático apoiado pelo grupo Anonymous …

-

Governo deixa de fazer mudanças no preço da gasolina

O Governo deixa, este ano, de fazer a reavaliação trimestral do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), ao contrário do que aconteceu em 2016. Numa nota enviada à agência Lusa, o gabinete do Ministério das Finanças …