Novo mapa do cérebro identifica 97 regiões até agora desconhecidas

44

Um grupo de investigadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, revelou um dos mapas cerebrais mais precisos de todos os tempos.

Através da combinação de uma série de dados levantados por diversas técnicas de imagem, os cientistas dividiram o cérebro humano em 180 partes, das quais 97 nunca haviam sido identificadas.

O estudo, publicado na revista Nature, foi elaborado a partir da combinação de ressonâncias magnéticas de 210 jovens adultos que participaram no Human Connectome Project.

O programa era dedicado à compreensão da conectividade neuronal e tem como objetivo auxiliar o trabalho das mais variadas áreas científicas.

Espera-se que este novo mapa possa substituir o modelo de Broadman, que já foi realizado há mais de cem anos.

De acordo com os cientistas, as 180 zonas cerebrais identificadas estão relacionadas com uma série de funções, como a consciência, o raciocínio, a perceção, a linguagem, a sensação e a atenção.

Para alcançar este número surpreendente, os cientistas avaliaram os participantes durante várias atividades, visando ter um maior alcance nos resultados.

Assim, alguns deles foram analisados enquanto descansavam e outros foram avaliados enquanto faziam, por exemplo, exercícios de matemática.

(dr) Nature

-

Essa abordagem permitiu aos cientistas percorrerem as profundezas labirínticas do córtex, tomando notas detalhadas sobre o que pôde ser observado a cada mudança de região cerebral.

“Estávamos à procura de sítios onde as áreas do mapa são alteradas, da mesma forma que, por exemplo, nos apercebemos de uma mudança na arquitetura à medida que passamos por uma fronteira”, explicou o co-autor do estudo, Matthew Glasser.

A expectativa é a de que não só os estudos ligados ao mapeamento do córtex cerebral sejam beneficiados mas também a neurocirurgia.

A longo prazo, a ideia dos investigadores é que este novo mapa possa servir, inclusive, para o trabalho com doenças como a demência e a esquizofrenia.

“Este é um marco em termos de mapeamento do cérebro e estamos muito animados por poder partilhar isto com o mundo”, disse David Van Essen, um dos autores do estudo.

A partir daqui, ainda muito trabalho precisa de ser feito. De qualquer forma, os resultados da pesquisa mostram um pouco mais sobre todo o mistério que envolve o cérebro humano.

ZAP / Canal Tech

RESPONDER

A quantidade de ferimentos no rosto do Gustavito sugere que o animal tentou defender-se das facadas

Hipopótamo assassinado à facada no Jardim Zoológico de El Salvador

Um dos animais mais famosos de El Salvador foi brutalmente assassinado dentro do Jardim Zoológico nacional na semana passada. O hipopótamo Gustavito, de 15 anos, foi espancado e atingido com armas pontiagudas dentro da sua …

Maria da Conceição Rita, ou "Micas" como era conhecida, com Oliveira Salazar

Morreu Micas, a pupila de Salazar

"Micas", que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. Maria da Conceição Rita, mais conhecida por "Micas", morreu esta segunda-feira, aos …

A ministra do Ambiente espanhola Isabel Garcia Tejerina

Almaraz: Ministra espanhola garante “toda a transparência” aos “amigos portugueses”

A ministra espanhola do Ambiente garantiu esta terça-feira, em Bruxelas, “toda a transparência” sobre o armazém de resíduos nucleares em Almaraz, esperando mostrar à Comissão Europeia e aos “vizinhos e amigos portugueses” que o projeto …

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018. Elon Musk afirmou que os …

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Herdeiro do império Samsung indiciado por corrupção

O herdeiro do império da Samsung e quatro outros executivos do maior fabricante de smartphones do mundo, foram indiciados por corrupção no âmbito do vasto escândalo que afeta a Coreia do Sul há meses, informou …

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

Temporal nos Açores destruiu "o bar mais bonito do mundo"

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera …

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís disponível para dar esclarecimentos ao Parlamento

A ex-ministra das Finanças disse, esta segunda-feira, estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao Parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais. Questionada pela agência Lusa, perante pedidos de explicações …

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

OMS publica lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou, esta segunda-feira, o Mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis. Os agentes patogénicos …

-

Novo acidente com carro alegórico no Carnaval do Rio faz 17 feridos

O número de feridos na sequência de um acidente, ocorrido esta madrugada, envolvendo um carro alegórico no Rio de Janeiro, o segundo do tipo no Carnaval carioca, subiu para 17, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu …

-

Morte de porcos nadadores das Bahamas é um mistério, mas a culpa pode ser dos turistas

Vários dos famosos porcos nadadores das Bahamas apareceram mortos e ninguém sabe explicar como é que isso aconteceu, mas há especulações de que a culpa pode ser dos turistas. A chamada Praia dos Porcos, ou Big …