/

NASA anuncia missão para lua de Júpiter que pode ter vida

ESA / AOES

Europa, uma das luas de Júpiter

Europa, uma das luas de Júpiter

A agência espacial americana, NASA, anunciou planos de enviar uma missão não tripulada a Europa, a lua de Júpiter coberta de água e apontada por cientistas como um local onde pode haver vida.

A NASA já reservou 15 milhões de dólares, na sua proposta de orçamento para 2015, para o projecto. O lançamento da missão deve ocorrer, porém, só depois de 2020.

O administrador da agência, Charles Bolden, fez o anúncio da missão. A pedido do governo americano, a NASA apresentou o orçamento para o ano fiscal de 2015 já a prever este projecto.

Bolden destacou que no próximo ano a NASA continuará a desenvolver “missões científicas que irão longe no nosso sistema solar, revelarão aspectos desconhecidos do nosso universo e fornecerão conhecimentos importantes sobre o nosso planeta.”

“Estão incluídas verbas para missões para Marte e a  definição de um projevto para uma missão à lua de Júpiter, Europa“, acrescentou.

Sem detalhes

Não foram divulgados mais detalhes a respeito da missão para Europa, mas a directora do sector financeiro da NASA, Elizabeth Robinson, confirmou na terça-feira que a missão só será iniciada na próxima década.

Segundo Robinson, o ambiente com muita radiação que predomina à volta de Júpiter e a distância à Terra serão os grandes desafios do projeto.

A NASA vai analisar várias ideias para uma missão a Europa e, por isso, a agência ainda não sabe o tamanho ou o custo exacto do projecto, diz Robinson.

Segundo Elizabeth Robinson, um dos grandes objectivos será a busca de vida na água líquida que se encontra imediatamente abaixo da superfície coberta de gelo da lua de Júpiter.

Quando a NASA enviou a sonda Galileu para Júpiter, em 1989, foram necessários seis anos para que a sonda chegasse ao quinto planeta do Sistema Solar.

Outras sondas da NASA já passaram perto de Europa, especialmente a Galileu, mas nenhuma se concentrou especificamente na lua Europa, que é uma das dezenas que orbitam Júpiter.

Os cientistas acreditam que Europa é um ambiente promissor para a vida. Em 2013, foram descobertos jactos de água a ser expelidos através do gelo que cobre a lua.

K. Retherford / Southwest Research Institute

Vapor de água em Europa

Vapor de água em Europa

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.