//

Morreu o lendário Muhammad Ali

O lendário pugilista Muhammad Ali, ex-campeão dos pesos pesados, morreu este sábado, depois de ter sido internado esta quinta-feira devido a leves problemas respiratórios. Os sintomas, no entanto, revelaram-se muito mais graves do que o esperado, e o ex-pugilista acabou por não resistir.

A notícia da morte de Muhammad Ali foi confirmada pelo porta-voz da família, que, na altura em que foi internado, tinha anunciado que o ex-pugilista deveria deixar o hospital em poucos dias.

No entanto, o diagnóstico inicial parece não ter sido confirmado, e o estado de saúde do ex-pugilista norte-americano piorou desde então.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, os problemas respiratórios de Ali foram agravados por um quadro clínico de Parkinson, e o ex-boxeur teve que ser transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos do hospital.

A família de Muhammad Ali encontrava-se então já muito preocupada com a sua saúde, e pelo menos quatro das suas nove filhas encontram-se no hospital para acompanhar o pai.

“As suas filhas temem muito pelo pai e largaram tudo para ficar perto dele, elas temem o pior”, revelou esta sexta-feira ao Daily Mail uma fonte não identificada.

“Os médicos estão a lutar pela sua vida, mas a situação está a ser agravada pelo Parkinson“, acrescentou a mesma fonte.

O jornal britânico realça que os médicos avaliam o prognóstico de Muhammad como incerto, e recusaram-se a transferi-lo para uma outra ala do hospital, temendo causar maiores danos à sua saúde.

Mohamed Ali tinha sido internado duas vezes, entre 2014 e 2015, com uma pneumonia e uma grave infecção urinária. Os seus primeiros sintomas de Parkinson apareceram em 1979.

(dp) Arquivo AP

Muhammad Ali, então Cassius Clay, aplica uma esquerda a Charles "Sonny" Liston, 25 de Fevereiro de 1964

Muhammad Ali, então Cassius Clay, aplica uma esquerda a Charles “Sonny” Liston, 25 de Fevereiro de 1964

Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Clay, é considerado um dos maiores ​​pugilistas de sempre – provavelmente, o maior. Em 1999, foi eleito “O Desportista do Século” pela revista americana Sports Illustrated .

Cassius Clay conquistou pela primeira vez o título de Campeão do Mundo de Pesos Pesados em 1964, ao derrotar Sonny Liston. Perdeu o título em 1967 e foi proibido de combater durante três anos e meio por ter se recusado a lutar na Guerra do Vietname.

Nesse ano, converteu-se ao Islamismo, mudando o nome para Muhammad Ali. “Cassius Clay é nome de escravo”, disse na altura.

Em 1973, Muhammad Ali aguentou 12 assaltos com o maxilar partido, num combate com Ken Norton.

O lendário pugilista recuperou o título em 1974, ao vencer George Foreman, e em 1978 perdeu – e recuperou-o novamente – em épicos combates com Leon Spinks.

Em 1981 abandonou o boxe, ainda campeão, com um registo de 57 vitórias – todas por KO – e apenas 5 derrotas. Tinha-se dedicado desde então a causas humanitárias.

Aos 74 anos, o maior pugilista de todos os tempos deixou definitivamente o ringue da vida.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.