/

Mozilla lança em junho (mais um) browser construído do zero

(ad)

-

A Mozilla está a desenvolver um novo browser, chamado Servo, que deve chegar aos utilizadores já este verão.

De acordo com um post de um dos membros da equipa de desenvolvimento do software, a primeira versão do Servo será lançada em junho.

O Servo é um browser desenvolvido a partir do zero, num esforço da Fundação Mozilla para fazer de raíz algo completamente novo. O software está a ser criado com base na linguagem Rust e é focado no desempenho, segurança, modularidade e paralelismo.

A tarefa de criar um navegador que possa apresentar estas qualidades e tornar-se uma alternativa mais rápida, leve e segura do que os actuais browsers do mercado não é fácil.

Para isso, o Servo baseia-se numa abordagem de componentes independentes: o processamento, a análise de HTML, o rendering da página e outras características funcionam de forma isolada, em processos independentes.

Tal contribui para que o navegador tenha maior desempenho e estabilidade.

O Servo está a ser desenvolvido para Linux, Android, Mac OS X e Firefox OS.

A ausência significativa é no Windows, que parece não ser o foco da equipa de desenvolvimento neste momento.

A fundação espera lançar uma versão Alpha em junho, para que os utilizadores possam testá-la e fornecer feedback.

Muitos consideram corajosa a decisão da Mozilla de desenvolver um navegador alternativo e com características peculiares como o Servo.

Provavelmente, o navegador conseguirá ganhar uma parte do mercado de browsers, o que pode afectar o próprio Firefox, principal produto da empresa e um dos navegadores mais utilizados do mundo.

Ainda não está claro como é que a fundação pretende lidar com os dois navegadores – ou se no futuro os dois projectos se virão a fundir.

Mas esta questão nem é propriamente nova.

Em 1999, a fundação Mozilla tomou o código do extinto Netscape para construir o seu primeiro browser, chamado Mozilla. O código do browser foi totalmente reescrito, com base no código-fonte do motor de rendering Gecko.

O Mozilla, por sua vez, desapareceu silenciosamente, depois de a fundação ter decidido em 2004 desenvolver um browser “completamente novo, mais rápido, mais seguro” que o então líder Internet Explorer.

Chamava-se… Firefox.

ZAP / Espírito Livre

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.