/

Moreira da Silva finalista em concurso para subsecretário-geral da ONU

O ex-ministro do Ambiente Jorge Moreira da Silva confirmou, através do Facebook, que é finalista ao cargo de secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, UNFCCC, equivalente a subsecretário-geral da ONU.

Moreira da Silva confirmou esta segunda-feira, no seu Facebook, que se candidatou no início deste ano a secretário-executivo da UNFCCC, e que já ultrapassou as fases do processo de seleção, constituindo-se como finalista ao cargo que reporta diretamente ao secretário-geral da ONU.

“Venho por este meio confirmar os rumores dos últimos dias: sou finalista do posto ao qual me candidatei, Secretário-Executivo da UNFCCC”, lê-se no texto.

“Ultrapassei as várias fases de um processo muito competitivo e cheguei à lista final, após o que fui entrevistado pelo secretário geral, Ban Ki Moon, no início da semana passada”, acrescenta Moreira da Silva.

O vice-presidente do PSD esclareceu ainda que a sua candidatura a este cargo não teve qualquer reflexo nas funções políticas que exerce. “Esta minha candidatura não envolveu, obviamente, qualquer desvalorização, da minha parte, das funções que exerço com a maior honra”, assegurou.

Contactado pela agência Lusa, Moreira da Silva disse não querer prestar mais declarações do que aquelas que escreveu na sua página do Facebook.

O futuro secretário-executivo vai liderar toda a área das alterações climáticas da ONU, ficando à frente da Convenção Quadro da ONU para as alterações climáticas, na qual participam 200 governos.

O resultado do concurso deverá ser anunciado ainda esta semana.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.