/

Jovem ataca escola em Barcelona e mata professor que tentou salvar colega

JLM / Flickr

Uma professora morreu hoje e várias pessoas ficaram feridas, quando um jovem de 13 anos disparou uma besta no liceu Joan Fuster, em Barcelona, disseram à agência noticiosa espanhola EFE fontes próximas do caso.

De acordo com as mesmas fontes, o incidente ocorreu às 9h20 locais (8:20 em Lisboa) no Instituto Joan Fuster, próximo da Avenida Meridina de Barcelona, no bairro de La Sagrera.

Segundo testemunhas, o menor chegou depois do início das aulas, dirigiu-se diretamente à sua sala e disparou a besta contra a professora perto da cara, provocando-lhe várias feridas, e contra a filha desta, aluna da mesma turma. Ao ouvir os gritos, um professor de uma sala próximo acorreu ao local e o jovem disparou-lhe contra o peito. O professor, que seria um substituto [há poucas semanas na escola], morreu pouco depois.

O jovem terá entrado então noutra sala de aula e agredido um outro aluno com uma faca que também levou para a escola. Segundo o jornal El Mundo, há quatro alunos feridos sem gravidade.

A polícia catalã, Mossos d’Esquadra, detiveram já um menor e o Sistema de Emergência Médica (SEM) enviou várias equipas para o centro escolar.

O aluno, por ter apenas 13 anos, é inimputável e não está detido pelas autoridades, informou um porta-voz da polícia autonómica da Catalunha, mas permanece sob custódia no interior do estabelecimento escolar.

Entretanto, o liceu foi evacuado e os alunos concentraram-se na praça Ferran Reyes, no bairro de La Sagrera de Barcelona.

Segundo a agência EFE, alguns alunos estão a ser atendidos pelos Serviços de Emergências Médicas devido a crises de ansiedade.

Os alunos que testemunharam ou dizem ter testemunhado os acontecimentos têm vindo a dar informações a partir da praça Ferran Reyes utilizando os telemóveis.

Alguns deles, companheiros de sala do jovem que atacou a escola, afirmaram que este teria repetido várias vezes na semana passada que iria matar todos os professores da escola e que se suicidaria em seguida.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.