Jovem ataca escola em Barcelona e mata professor que tentou salvar colega

JLM / Flickr

Uma professora morreu hoje e várias pessoas ficaram feridas, quando um jovem de 13 anos disparou uma besta no liceu Joan Fuster, em Barcelona, disseram à agência noticiosa espanhola EFE fontes próximas do caso.

De acordo com as mesmas fontes, o incidente ocorreu às 9h20 locais (8:20 em Lisboa) no Instituto Joan Fuster, próximo da Avenida Meridina de Barcelona, no bairro de La Sagrera.

Segundo testemunhas, o menor chegou depois do início das aulas, dirigiu-se diretamente à sua sala e disparou a besta contra a professora perto da cara, provocando-lhe várias feridas, e contra a filha desta, aluna da mesma turma. Ao ouvir os gritos, um professor de uma sala próximo acorreu ao local e o jovem disparou-lhe contra o peito. O professor, que seria um substituto [há poucas semanas na escola], morreu pouco depois.

O jovem terá entrado então noutra sala de aula e agredido um outro aluno com uma faca que também levou para a escola. Segundo o jornal El Mundo, há quatro alunos feridos sem gravidade.

A polícia catalã, Mossos d’Esquadra, detiveram já um menor e o Sistema de Emergência Médica (SEM) enviou várias equipas para o centro escolar.

O aluno, por ter apenas 13 anos, é inimputável e não está detido pelas autoridades, informou um porta-voz da polícia autonómica da Catalunha, mas permanece sob custódia no interior do estabelecimento escolar.

Entretanto, o liceu foi evacuado e os alunos concentraram-se na praça Ferran Reyes, no bairro de La Sagrera de Barcelona.

Segundo a agência EFE, alguns alunos estão a ser atendidos pelos Serviços de Emergências Médicas devido a crises de ansiedade.

Os alunos que testemunharam ou dizem ter testemunhado os acontecimentos têm vindo a dar informações a partir da praça Ferran Reyes utilizando os telemóveis.

Alguns deles, companheiros de sala do jovem que atacou a escola, afirmaram que este teria repetido várias vezes na semana passada que iria matar todos os professores da escola e que se suicidaria em seguida.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …