Jovem ataca escola em Barcelona e mata professor que tentou salvar colega

JLM / Flickr

Uma professora morreu hoje e várias pessoas ficaram feridas, quando um jovem de 13 anos disparou uma besta no liceu Joan Fuster, em Barcelona, disseram à agência noticiosa espanhola EFE fontes próximas do caso.

De acordo com as mesmas fontes, o incidente ocorreu às 9h20 locais (8:20 em Lisboa) no Instituto Joan Fuster, próximo da Avenida Meridina de Barcelona, no bairro de La Sagrera.

Segundo testemunhas, o menor chegou depois do início das aulas, dirigiu-se diretamente à sua sala e disparou a besta contra a professora perto da cara, provocando-lhe várias feridas, e contra a filha desta, aluna da mesma turma. Ao ouvir os gritos, um professor de uma sala próximo acorreu ao local e o jovem disparou-lhe contra o peito. O professor, que seria um substituto [há poucas semanas na escola], morreu pouco depois.

O jovem terá entrado então noutra sala de aula e agredido um outro aluno com uma faca que também levou para a escola. Segundo o jornal El Mundo, há quatro alunos feridos sem gravidade.

A polícia catalã, Mossos d’Esquadra, detiveram já um menor e o Sistema de Emergência Médica (SEM) enviou várias equipas para o centro escolar.

O aluno, por ter apenas 13 anos, é inimputável e não está detido pelas autoridades, informou um porta-voz da polícia autonómica da Catalunha, mas permanece sob custódia no interior do estabelecimento escolar.

Entretanto, o liceu foi evacuado e os alunos concentraram-se na praça Ferran Reyes, no bairro de La Sagrera de Barcelona.

Segundo a agência EFE, alguns alunos estão a ser atendidos pelos Serviços de Emergências Médicas devido a crises de ansiedade.

Os alunos que testemunharam ou dizem ter testemunhado os acontecimentos têm vindo a dar informações a partir da praça Ferran Reyes utilizando os telemóveis.

Alguns deles, companheiros de sala do jovem que atacou a escola, afirmaram que este teria repetido várias vezes na semana passada que iria matar todos os professores da escola e que se suicidaria em seguida.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Arquitetura óssea pode inspirar asas de aeronaves mais fortes

Uma nova descoberta na estrutura interna do osso pode levar a um melhor tratamento da osteoporose e a componentes de aeronaves mais duráveis. A densidade tem sido a referência para medir a força óssea. No entanto, …

Até as estrelas têm auroras (e já as podemos ver)

Uma equipa internacional de astrónomos observou sinais de rádio estranhos vindos de uma anã vermelha. Estas ondas bizarras estavam a ser produzidas pela interação com um exoplaneta que orbitava a estrela, criando uma aurora. Apesar de …

Tiroteios em dois bares fazem oito mortos na Alemanha

Pelo menos oito pessoas morreram hoje em dois tiroteios em dois bares na cidade alemã de Hanau, no centro do país, indicou a polícia local, sem precisar o número. O primeiro tiroteio ocorreu num bar de …

Descobertos sarcófago e altar dedicado ao fundador de Roma do século VI a.C.

Os dois objetos foram descobertos numa área subterrânea perto da Cúria, foi anunciado esta terça-feira. Um sarcófago considerado "excecional" e um altar do século VI a.C., que poderá ter sido dedicado a Rómulo, fundador de Roma, …

40 anos depois, cientistas identificam falha fundamental na eficiência dos painéis solares

Os painéis solares são uma das invenções mais impressionantes, mas é emergente descobrir como torná-los ainda mais eficientes. Recentemente, uma equipa de cientistas resolveu um mistério de 40 anos em torno de um dos principais …

SIC vai lançar serviço de streaming e canal de e-sports este ano

A SIC vai avançar para uma plataforma de streaming ainda em 2020. A "Netflix à portuguesa" ainda não tem nome, mas tem como objetivo "encontrar mais e novas audiências". Em entrevista ao jornal Público, o CEO …

Dagmar Turner tocou violino enquanto lhe era removido um tumor do cérebro

Uma paciente do King's College Hospital, no Reino Unido, tocou violino enquanto os médicos lhe removiam um tumor do cérebro. Desta forma, foi possível preservar a sua capacidade de tocar e a sua paixão de 40 …

"Não é aceitável". Tribunal de Contas refuta acusações de Manuel Heitor

O Tribunal de Contas (TdC) refutou as acusações do ministro do Ensino Superior sobre a auditoria ao modelo de financiamento do setor, considerando-as inaceitáveis e infundadas. "O tribunal tem o máximo respeito pela opinião dos auditados, …

"Lava que se farta". Isabel dos Santos recorre da absolvição de Ana Gomes

A empresária angolana recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa por causa das publicações no Twitter nas quais a antiga eurodeputada acusa a empresária, por exemplo, de "lavar que se farta". Em janeiro, o Tribunal …

Ministro considera "inaceitável" que TAP pague prémios em ano de prejuízos

O ministro das Infraestruturas e da Habitação considerou "inaceitável" que a TAP, empresa que "tem 100 milhões de euros de prejuízos" em 2019, atribua prémios a uma minoria de trabalhadores. "É uma falta de respeito para …