//

Falha humana na origem do acidente com C-130 no Montijo

2

As conclusões da investigação da Força Aérea revelam que o acidente com um avião C-130 em julho passado, na base do Montijo, foi causado por um erro dos pilotos.

A Força Aérea divulgou esta quarta-feira um comunicado, no qual revela as conclusões do relatório de averiguações por causa do acidente com um C-130 em julho passado.

Segundo as conclusões do relatório, o acidente foi provocado por uma falha humana, nomeadamente pelos pilotos que perderam o controlo da aeronave.

“Durante a execução de uma manobra de aborto à descolagem, a tripulação perdeu o controlo da aeronave, a qual descreveu uma trajetória para a direita sem hipótese de correção, saindo da pista e imobilizando-se”, lê-se na nota.

De acordo com a Força Aérea, a “aeronave não apresentava quaisquer problemas ou anomalias” e a tripulação não saiu da pista com “quaisquer lesões ou ferimentos”.

“Em consequência da imobilização abrupta, deflagrou um incêndio, em princípio na zona do trem de aterragem e asa direita, que se propagou rapidamente ao resto da fuselagem e ao solo contíguo”, acrescenta-se.

“A  tripulação executou os procedimentos previstos e regularmente treinados com vista à evacuação da aeronave, que determinam a saída pelo compartimento de carga. Esta via revelou-se impossível dada a existência de fumos e de temperaturas extremas, bem como à ocorrência de danos estruturais na  fuselagem. Quatro dos tripulantes conseguiram abandonar a aeronave através das  janelas do cockpit, sendo que os restantes não conseguiram recorrer a outra saída de emergência”.

A Força Aérea assegura ainda que a resposta dos serviços de assistência foi “imediata e eficaz” e que, em conclusão, o “acidente ocorreu devido à impossibilidade da tripulação em controlar eficazmente a aeronave no decurso de uma  manobra que visava treinar a interrupção da respetiva corrida de descolagem – manobra designada de ‘aborto à descolagem’“.

O acidente, que aconteceu na base do Montijo, provocou três mortos e quatro feridos, um deles em estado grave.

ZAP

2 Comments

  1. Isto demonstra o grau de preparação dos nossos militares da força aérea, muito fraquinho!!!
    Andamos nós a pagar ordenados principescos, regalias atrás de regalias e depois nem a porcaria de uma manobra de abortar uma descolagem sabem fazer!
    é triste realmente e de lamentar as mortes que ocorreram por erro humano!
    Mas vem comprovar o que já sabíamos, são fraquinhos…

  2. falas com muito conhecimento de causas.
    quantas vezes ja bateste com o teu carro ??
    Então és fraquinho…
    Estavam a treinar uma situação de emergência..
    Quais ordenados principescos e regalias atras de regalias, informa te e antes de dizeres bobagens…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.