Falha humana na origem do acidente com C-130 no Montijo

As conclusões da investigação da Força Aérea revelam que o acidente com um avião C-130 em julho passado, na base do Montijo, foi causado por um erro dos pilotos.

A Força Aérea divulgou esta quarta-feira um comunicado, no qual revela as conclusões do relatório de averiguações por causa do acidente com um C-130 em julho passado.

Segundo as conclusões do relatório, o acidente foi provocado por uma falha humana, nomeadamente pelos pilotos que perderam o controlo da aeronave.

“Durante a execução de uma manobra de aborto à descolagem, a tripulação perdeu o controlo da aeronave, a qual descreveu uma trajetória para a direita sem hipótese de correção, saindo da pista e imobilizando-se”, lê-se na nota.

De acordo com a Força Aérea, a “aeronave não apresentava quaisquer problemas ou anomalias” e a tripulação não saiu da pista com “quaisquer lesões ou ferimentos”.

“Em consequência da imobilização abrupta, deflagrou um incêndio, em princípio na zona do trem de aterragem e asa direita, que se propagou rapidamente ao resto da fuselagem e ao solo contíguo”, acrescenta-se.

“A  tripulação executou os procedimentos previstos e regularmente treinados com vista à evacuação da aeronave, que determinam a saída pelo compartimento de carga. Esta via revelou-se impossível dada a existência de fumos e de temperaturas extremas, bem como à ocorrência de danos estruturais na  fuselagem. Quatro dos tripulantes conseguiram abandonar a aeronave através das  janelas do cockpit, sendo que os restantes não conseguiram recorrer a outra saída de emergência”.

A Força Aérea assegura ainda que a resposta dos serviços de assistência foi “imediata e eficaz” e que, em conclusão, o “acidente ocorreu devido à impossibilidade da tripulação em controlar eficazmente a aeronave no decurso de uma  manobra que visava treinar a interrupção da respetiva corrida de descolagem – manobra designada de ‘aborto à descolagem’“.

O acidente, que aconteceu na base do Montijo, provocou três mortos e quatro feridos, um deles em estado grave.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto demonstra o grau de preparação dos nossos militares da força aérea, muito fraquinho!!!
    Andamos nós a pagar ordenados principescos, regalias atrás de regalias e depois nem a porcaria de uma manobra de abortar uma descolagem sabem fazer!
    é triste realmente e de lamentar as mortes que ocorreram por erro humano!
    Mas vem comprovar o que já sabíamos, são fraquinhos…

  2. falas com muito conhecimento de causas.
    quantas vezes ja bateste com o teu carro ??
    Então és fraquinho…
    Estavam a treinar uma situação de emergência..
    Quais ordenados principescos e regalias atras de regalias, informa te e antes de dizeres bobagens…

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …