Falha humana na origem do acidente com C-130 no Montijo

As conclusões da investigação da Força Aérea revelam que o acidente com um avião C-130 em julho passado, na base do Montijo, foi causado por um erro dos pilotos.

A Força Aérea divulgou esta quarta-feira um comunicado, no qual revela as conclusões do relatório de averiguações por causa do acidente com um C-130 em julho passado.

Segundo as conclusões do relatório, o acidente foi provocado por uma falha humana, nomeadamente pelos pilotos que perderam o controlo da aeronave.

“Durante a execução de uma manobra de aborto à descolagem, a tripulação perdeu o controlo da aeronave, a qual descreveu uma trajetória para a direita sem hipótese de correção, saindo da pista e imobilizando-se”, lê-se na nota.

De acordo com a Força Aérea, a “aeronave não apresentava quaisquer problemas ou anomalias” e a tripulação não saiu da pista com “quaisquer lesões ou ferimentos”.

“Em consequência da imobilização abrupta, deflagrou um incêndio, em princípio na zona do trem de aterragem e asa direita, que se propagou rapidamente ao resto da fuselagem e ao solo contíguo”, acrescenta-se.

“A  tripulação executou os procedimentos previstos e regularmente treinados com vista à evacuação da aeronave, que determinam a saída pelo compartimento de carga. Esta via revelou-se impossível dada a existência de fumos e de temperaturas extremas, bem como à ocorrência de danos estruturais na  fuselagem. Quatro dos tripulantes conseguiram abandonar a aeronave através das  janelas do cockpit, sendo que os restantes não conseguiram recorrer a outra saída de emergência”.

A Força Aérea assegura ainda que a resposta dos serviços de assistência foi “imediata e eficaz” e que, em conclusão, o “acidente ocorreu devido à impossibilidade da tripulação em controlar eficazmente a aeronave no decurso de uma  manobra que visava treinar a interrupção da respetiva corrida de descolagem – manobra designada de ‘aborto à descolagem’“.

O acidente, que aconteceu na base do Montijo, provocou três mortos e quatro feridos, um deles em estado grave.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto demonstra o grau de preparação dos nossos militares da força aérea, muito fraquinho!!!
    Andamos nós a pagar ordenados principescos, regalias atrás de regalias e depois nem a porcaria de uma manobra de abortar uma descolagem sabem fazer!
    é triste realmente e de lamentar as mortes que ocorreram por erro humano!
    Mas vem comprovar o que já sabíamos, são fraquinhos…

  2. falas com muito conhecimento de causas.
    quantas vezes ja bateste com o teu carro ??
    Então és fraquinho…
    Estavam a treinar uma situação de emergência..
    Quais ordenados principescos e regalias atras de regalias, informa te e antes de dizeres bobagens…

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …