Falha humana na origem do acidente com C-130 no Montijo

As conclusões da investigação da Força Aérea revelam que o acidente com um avião C-130 em julho passado, na base do Montijo, foi causado por um erro dos pilotos.

A Força Aérea divulgou esta quarta-feira um comunicado, no qual revela as conclusões do relatório de averiguações por causa do acidente com um C-130 em julho passado.

Segundo as conclusões do relatório, o acidente foi provocado por uma falha humana, nomeadamente pelos pilotos que perderam o controlo da aeronave.

“Durante a execução de uma manobra de aborto à descolagem, a tripulação perdeu o controlo da aeronave, a qual descreveu uma trajetória para a direita sem hipótese de correção, saindo da pista e imobilizando-se”, lê-se na nota.

De acordo com a Força Aérea, a “aeronave não apresentava quaisquer problemas ou anomalias” e a tripulação não saiu da pista com “quaisquer lesões ou ferimentos”.

“Em consequência da imobilização abrupta, deflagrou um incêndio, em princípio na zona do trem de aterragem e asa direita, que se propagou rapidamente ao resto da fuselagem e ao solo contíguo”, acrescenta-se.

“A  tripulação executou os procedimentos previstos e regularmente treinados com vista à evacuação da aeronave, que determinam a saída pelo compartimento de carga. Esta via revelou-se impossível dada a existência de fumos e de temperaturas extremas, bem como à ocorrência de danos estruturais na  fuselagem. Quatro dos tripulantes conseguiram abandonar a aeronave através das  janelas do cockpit, sendo que os restantes não conseguiram recorrer a outra saída de emergência”.

A Força Aérea assegura ainda que a resposta dos serviços de assistência foi “imediata e eficaz” e que, em conclusão, o “acidente ocorreu devido à impossibilidade da tripulação em controlar eficazmente a aeronave no decurso de uma  manobra que visava treinar a interrupção da respetiva corrida de descolagem – manobra designada de ‘aborto à descolagem’“.

O acidente, que aconteceu na base do Montijo, provocou três mortos e quatro feridos, um deles em estado grave.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto demonstra o grau de preparação dos nossos militares da força aérea, muito fraquinho!!!
    Andamos nós a pagar ordenados principescos, regalias atrás de regalias e depois nem a porcaria de uma manobra de abortar uma descolagem sabem fazer!
    é triste realmente e de lamentar as mortes que ocorreram por erro humano!
    Mas vem comprovar o que já sabíamos, são fraquinhos…

  2. falas com muito conhecimento de causas.
    quantas vezes ja bateste com o teu carro ??
    Então és fraquinho…
    Estavam a treinar uma situação de emergência..
    Quais ordenados principescos e regalias atras de regalias, informa te e antes de dizeres bobagens…

RESPONDER

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …

Suécia deixa cair investigação de violação contra Julian Assange

O Ministério Público sueco deixou cair a investigação de um caso de violação alegadamente cometido por Julian Assange, fundador do WikiLeaks, em 2010. "O Diretor Adjunto do Ministério Público, Eva-Marie Persson, decidiu hoje [terça-feira] descontinuar a …

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE (mas é o 3.º que menos recicla)

Portugal produz menos lixo do que a média da OCDE, mas é o 3.º que menos recicla, revelaram dados recentes da organização internacional. Em 2017, cada português produzir quase 500 quilogramas de lixo, valor inferior …

Novas demissões na Agência de Informações Financeiras do Vaticano

Um membro da entidade de regulação financeira do Estado do Vaticano, Marc Odendall, demitiu-se na sequência de buscas realizadas pela polícia e que originaram na suspensão do organismo do sistema de comunicações global. Marc Odendall, banqueiro …

Governo e Liga de clubes discutem redução do IVA para espetáculos desportivos

Secretário de Estado do Desporto afirma querer ouvir as reivindicações do organismo, mas sem se comprometer. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ontem que vai reunir-se com representantes da Liga Portuguesa de …

Tufão obriga a retirada de cerca de cinco mil pessoas do norte das Filipinas

Cerca de cinco mil pessoas foram retiradas do norte das Filipinas devido à aproximação do tufão Kalamaegi, que deverá tocar terra na província de Cagayan nas próximas horas, disseram esta terça-feira as autoridades locais. "Estamos preparados …

Acabaram-se as trotinetas no Algarve. Duraram 10 meses

A vereadora considera, no entanto, que a experiência foi “positiva”, já que permitiu recolher dados de mobilidade, nomeadamente, da utilização destas soluções em pequenos trajetos, ao mesmo tempo que colocou a questão na agenda pública. Sophie …

EasyJet diz que será a primeira a alcançar a neutralidade carbónica na aviação

A companhia aérea britânica easyJet afirmou esta terça-feira que será a primeira no mundo a alcançar a neutralidade carbónica através das compensações. Num comunicado publicado no seu site oficial, a companhia low cost anuncia ainda um …

Número de pré-avisos de greve até outubro é o mais alto dos últimos quatro anos

O número de pré-avisos de greve até outubro foi o mais alto dos últimos quatro anos, totalizando 781, segundo dados da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Entre janeiro e outubro deste …