Estado Islâmico anuncia decapitação de segundo refém britânico

2

(cv) YouTube

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) anunciou esta sexta-feira a decapitação do trabalhador humanitário britânico Alan Henning, num vídeo divulgado em que, aparentemente, o refém é executado.

Alan Henning, de 47 anos, apelidado de ‘Gadget’, integrava um comboio de ajuda humanitária da ONG Aid4Syria, para o qual se tinha voluntariado como condutor, quando foi raptado a 26 de dezembro, pouco depois de ter cruzado a fronteira entre a Turquia e a Síria.

No vídeo da decapitação, em tudo idêntico aos três anteriores, em que também foram decapitadas três homens, um membro do Estado Islâmico surge mascarado ao lado de um outro refém, que identifica como um norte-americano de nome Peter Kassig.

O grupo extremista justifica a execução com a necessidade de represálias contra os ataques aéreos no Iraque.

Anteriormente, o Estado Islâmico tinha divulgado vídeos com a decapitação dos jornalistas norte-americanos James Foley e Steven Sotloff e do britânico David Haines, que trabalhava em ajuda humanitária.

A 20 de agosto, o primeiro destes vídeos, mostrou alegadamente a decapitação do jornalista americano James Foley.

No dia 2 de setembro, a organização divulgou um segundo vídeo, com a execução do jornalista americano Steven Sotloff.

O terceiro vídeo, a 14 de setembro, mostra a decapitação do britânico David Haines.

A 25 de setembro, em Mosul, no Iraque, militantes do Estado Islâmico executaram Samira Saleh al-Nuaimi, advogada iraquina, activista de direitos humanos, acusada pelos islamitas de criticar no Facebook as acções do Estado Islâmico.

/Lusa

2 Comments

  1. Produção de vídeo muito bem cuidada, prisioneiro bastante tranquilo, sem a voz embargada, embora estivesse prestes a ser decapitado, nua e cruamente… Imagens da decapitação ‘per se’ nunca vistas por ninguém… Acreditem, se quiserem. Já dizia o Pe. António Vieira no seu Sermão de Santo António aos Peixes: “Vejo, peixes, que pelo conhecimento que tendes das terras em que batem os vossos mares, me estais respondendo e convindo, que também nelas há falsidades, enganos, fingimentos, embustes, ciladas e muito maiores e mais perniciosas traições.”

  2. Por este tipo de atitude é que as religiões não devem ser seguidas. O fanatismo leva as pessoas a realizarem coisas que fazem delas estúpidas e sem espírito. Desculpem a minha frontalidade mas quem crê em algo que o leva a insultar matar ou maltratar não me parece que seja credível nem religioso. Tratem da cabeça porque a alma não terá sequer salvação. ..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.