Dois aviões “Jumbo” estiveram prestes a chocar na Escócia

0

Um Boeing 747 da Qantas voando a cerca de 11.000 metros de altitude (foto: Sergey Kustov / wikimedia)

Um Boeing 747 da Qantas voando a cerca de 11.000 metros de altitude (foto: Sergey Kustov / wikimedia)

Dois aviões Boing 747, mais conhecidos como “Jumbo”, estiveram “prestes a colidir” em Junho, no espaço aéreo escocês, quando os pilotos não seguiram adequadamente as instruções dos controladores aéreos, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades aeronáuticas britânicas.

Segundo um documento elaborado pela UK Airprox Board, organização encarregada de registar este tipo de incidentes ocorridos no espaço aéreo britânico, esse episódio ocorreu no dia 23 de junho.

Estiveram envolvidos dois Boeing 747 que sobrevoavam o Mar do Norte. Em determinado momento do voo, ambos os aparelhos ficaram separados por uma distância de apenas 30,5 metros, um acima do outro.

Um dos “Jumbo” recebeu ordem para subir a uma altura de nível “oceânico”, mas essa manobra resultou numa “potencial colisão”, com outro avião 747 que se encontrava “em trajetória de convergência”.

A UK Airprox Board, que não detalha para onde se dirigiam os aviões, concluiu que os pilotos “não seguiram” as instruções dos controladores e que a possibilidade de choque se evitou “só porque disparou o sistema de Alerta de Tráfego e prevenção de colisões”.

Na informação, que também não identifica a causa pela qual poderia ter ocorrido um grave acidente, considerou-se «surpreendente que os quatro pilotos tenham ouvido ou interpretado mal as instruções para evitar choques».

O Boeing 747, “Jumbo” ou “Rainha dos Céus” é um avião quadrimotor turborreator de carreira projetado e produzido pela norte-americana Boeing. É o avião mais conhecido da história da aviação e manteve o recorde de passageiros transportados durante 37 anos, desde o seu primeiro voo, em 1970. Pode transportar até 585 passageiros.

ZAP/Lusa

RESPONDER

A quantidade de ferimentos no rosto do Gustavito sugere que o animal tentou defender-se das facadas

Hipopótamo assassinado à facada no Jardim Zoológico de El Salvador

Um dos animais mais famosos de El Salvador foi brutalmente assassinado dentro do Jardim Zoológico nacional na semana passada. O hipopótamo Gustavito, de 15 anos, foi espancado e atingido com armas pontiagudas dentro da sua …

Maria da Conceição Rita, ou "Micas" como era conhecida, com Oliveira Salazar

Morreu Micas, a pupila de Salazar

"Micas", que ficou conhecida através de uma fotografia com Oliveira Salazar publicada no jornal O Século, morreu, esta segunda-feira, aos 87 anos de idade. Maria da Conceição Rita, mais conhecida por "Micas", morreu esta segunda-feira, aos …

A ministra do Ambiente espanhola Isabel Garcia Tejerina

Almaraz: Ministra espanhola garante “toda a transparência” aos “amigos portugueses”

A ministra espanhola do Ambiente garantiu esta terça-feira, em Bruxelas, “toda a transparência” sobre o armazém de resíduos nucleares em Almaraz, esperando mostrar à Comissão Europeia e aos “vizinhos e amigos portugueses” que o projeto …

Uma cápsula Dragon V2 da SpaceX em órbita

SpaceX vai levar dois turistas numa viagem em torno da lua em 2018

O fundador e CEO da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, informou esta segunda-feira que duas pessoas contrataram a empresa para uma missão tripulada à volta da lua no final de 2018. Elon Musk afirmou que os …

O herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong

Herdeiro do império Samsung indiciado por corrupção

O herdeiro do império da Samsung e quatro outros executivos do maior fabricante de smartphones do mundo, foram indiciados por corrupção no âmbito do vasto escândalo que afeta a Coreia do Sul há meses, informou …

O premiado Cella Bar, no porto da Barca, na ilha do Pico

Temporal nos Açores destruiu "o bar mais bonito do mundo"

A forte ondulação marítima provocou esta segunda-feira danos na Madalena, na ilha do Pico, Açores, obrigando ao encerramento do porto, disseram à agência Lusa responsáveis das autoridades locais. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera …

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

Maria Luís disponível para dar esclarecimentos ao Parlamento

A ex-ministra das Finanças disse, esta segunda-feira, estar disponível para prestar esclarecimentos "em primeiro lugar" ao Parlamento, a propósito da polémica à volta das transferências para paraísos fiscais. Questionada pela agência Lusa, perante pedidos de explicações …

Bactérias Staphylococcus aureus numa placa de Petri

OMS publica lista das 12 superbactérias que ameaçam a Humanidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instou, esta segunda-feira, o Mundo a criar novos medicamentos para combater 12 superbactérias que resistem aos antibióticos e que ameaçam levar a uma explosão de doenças incuráveis. Os agentes patogénicos …

-

Novo acidente com carro alegórico no Carnaval do Rio faz 17 feridos

O número de feridos na sequência de um acidente, ocorrido esta madrugada, envolvendo um carro alegórico no Rio de Janeiro, o segundo do tipo no Carnaval carioca, subiu para 17, informaram fontes oficiais. O acidente ocorreu …

-

Morte de porcos nadadores das Bahamas é um mistério, mas a culpa pode ser dos turistas

Vários dos famosos porcos nadadores das Bahamas apareceram mortos e ninguém sabe explicar como é que isso aconteceu, mas há especulações de que a culpa pode ser dos turistas. A chamada Praia dos Porcos, ou Big …