Dois aviões “Jumbo” estiveram prestes a chocar na Escócia

0

Um Boeing 747 da Qantas voando a cerca de 11.000 metros de altitude (foto: Sergey Kustov / wikimedia)

Um Boeing 747 da Qantas voando a cerca de 11.000 metros de altitude (foto: Sergey Kustov / wikimedia)

Dois aviões Boing 747, mais conhecidos como “Jumbo”, estiveram “prestes a colidir” em Junho, no espaço aéreo escocês, quando os pilotos não seguiram adequadamente as instruções dos controladores aéreos, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades aeronáuticas britânicas.

Segundo um documento elaborado pela UK Airprox Board, organização encarregada de registar este tipo de incidentes ocorridos no espaço aéreo britânico, esse episódio ocorreu no dia 23 de junho.

Estiveram envolvidos dois Boeing 747 que sobrevoavam o Mar do Norte. Em determinado momento do voo, ambos os aparelhos ficaram separados por uma distância de apenas 30,5 metros, um acima do outro.

Um dos “Jumbo” recebeu ordem para subir a uma altura de nível “oceânico”, mas essa manobra resultou numa “potencial colisão”, com outro avião 747 que se encontrava “em trajetória de convergência”.

A UK Airprox Board, que não detalha para onde se dirigiam os aviões, concluiu que os pilotos “não seguiram” as instruções dos controladores e que a possibilidade de choque se evitou “só porque disparou o sistema de Alerta de Tráfego e prevenção de colisões”.

Na informação, que também não identifica a causa pela qual poderia ter ocorrido um grave acidente, considerou-se «surpreendente que os quatro pilotos tenham ouvido ou interpretado mal as instruções para evitar choques».

O Boeing 747, “Jumbo” ou “Rainha dos Céus” é um avião quadrimotor turborreator de carreira projetado e produzido pela norte-americana Boeing. É o avião mais conhecido da história da aviação e manteve o recorde de passageiros transportados durante 37 anos, desde o seu primeiro voo, em 1970. Pode transportar até 585 passageiros.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

-

Unesco classifica como "crime de guerra" destruição de tesouros pelo Daesh

A diretora geral da Unesco classificou hoje como "um crime de guerra e uma perda imensa para o povo sírio e para a humanidade" a mais recente destruição de tesouros arqueológicos pelo Daesh em Palmyra, …

-

"América primeiro": Donald Trump já é Presidente dos EUA

O multimilionário tomou posse esta sexta-feira como novo Presidente dos Estados Unidos, numa cerimónia pública junto ao Capitólio, em Washington. A cerimónia de tomada de posse de Donald Trump como 45.º presidente dos Estados Unidos começou …

Primeiro-Ministro António Costa conversa com deputada Catarina Martins (BE) antes do encerramento do debate do Orçamento do Estado para 2016

TSU lança ameaça de crise na Geringonça

As divisões à esquerda na temática da Taxa Social Única (TSU) estão a criar desconforto na "Geringonça", e um deputado independente já sugeriu uma moção de confiança - que o PS rejeita. Francisco Assis coloca já a hipótese de eleições …

Primeiro-Ministro António Costa e Ministros Adjunto, Eduardo Cabrita, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques

Presidentes das CCDR vão ganhar mais 1.310 euros por mês

O governo quer dar mais poderes às Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e com isso, propõe o aumento do salário dos respectivos presidentes que passarão a ganhar mais 29%, ou seja, uma subida de …

Carlos Alberto Silva, ex-treinador do FC Porto

Morreu Carlos Alberto Silva, treinador bicampeão pelo FC Porto

Carlos Alberto Silva, antigo treinador bicampeão pelo FC Porto, morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 77 anos, em Belo Horizonte, Brasil. O antigo treinador tinha sido operado ao coração no final do ano passado e …

A tenista Venus Williams

ESPN afasta comentador que comparou Venus Williams a um gorila

A cadeia televisiva retirou Doug Adler da cobertura do Open da Austrália, com base na má "escolha de palavras" do comentador, acusado de ter comparado a movimentação da tenista norte-americana Venus Williams à de um …

Loalwa Braz Vieira, do grupo Kaoma, cantora do super hit "Lambada (Chorando Se Foi)"

Suspeito de assaltar e matar Loalwa Braz era funcionário da pousada da cantora

As autoridades brasileiras prenderam três suspeitos de assaltar e matar a intérprete da "Lambada" e "Chorando Se Foi", nesta quinta-feira. Loalwa Braz Vieira, de 63 anos, foi assaltada e morta por um grupo, onde se inclui …

Os filhos do embaixador do Iraque em Portugal deram uma entrevista à SIC para contar a sua versão dos factos

Há fortes indícios de que os gémeos iraquianos tentaram matar Rúben Cavaco

O Ministério Público considera que há "fortes indícios" de que os filhos gémeos do Embaixador do Iraque em Portugal tentaram matar o jovem Rúben Cavaco. Entretanto, sabe-se que o diplomata, que foi afastado do cargo, …

-

Donald Trump toma hoje posse como Presidente dos EUA

O multimilionário, de 70 anos, toma posse esta sexta-feira numa cerimónia pública junto ao Capitólio, em Washington, tornando-se no homem mais velho a assumir a Presidência dos Estados Unidos. Ao meio-dia de Washington (17h00 em Lisboa), …

-

Gabriela Canavilhas vai ser a candidata do PS em Cascais

A ex-ministra da Cultura Gabriela Canavilhas será a candidata do PS às autárquicas deste ano em Cascais, informoue sta sexta-feira o presidente da concelhia do partido, Luís Miguel Reis. O nome da antiga ministra do Governo …