/

Dívidas ao Fisco davam para “pagar” a redução do défice deste ano

2

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A “lista negra” de contribuintes com dívidas às Finanças inclui mais de 41 mil nomes. Em causa está uma dívida global de 4.100 milhões de euros, quase tanto como o governo prometeu a Bruxelas reduzir no défice público.

Estes dados são avançados pelo Jornal de Notícias com base em números do Ministério das Finanças.

A lista de devedores ao fisco inclui 29.490 contribuintes individuais com uma dívida global de 2.650 milhões de euros. Em termos de empresas, são 11.573 as que têm dívidas num total de 1.450 milhões de euros.

Estão em causa 4.100 milhões de euros, quase o mesmo valor da redução do défice prometida pelo governo de António Costa à Comissão Europeia – o Executivo propôs-se a baixar o défice em 4.600 milhões de euros.

A estas dívidas do Fisco, acrescem ainda as dívidas da Segurança Social (SS), que rondarão os 197 milhões de euros, também de acordo com o JN.

A SS reactivou no passado mês de Junho a publicação da lista de nomes com contribuições em falta, acompanhando assim, o fisco na divulgação dos devedores.

A publicação das “listas negras” já permitiu ao Estado recuperar 58 milhões de euros, 1,26 milhões dos quais na SS, conforme avança o JN.

ZAP

2 Comments

  1. E se o Estado fosse para a lista dos devedores ao sector privado? COm autarquias locais etc.
    Isso é que era.
    E via-se o saldo.
    Já agora. Não estou na lista mas muitas das dívidas que lá estão, nunca foram reais.

  2. ««Nova lei “salvou” as casas de 19 mil famílias com dívidas»» (das Noticias)

    Oportunidade única de salvar mais 41000 famílias …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.