/

Cientistas russos descobriram base nazi secreta no Ártico

Uma equipa de cientistas russos conseguiu desenterrar, numa ilha do Ártico, uma base secreta que foi usada pelos Nazis, durante a II Guerra Mundial.

Construída em 1942, um ano depois de o regime Nazi ter invadido a Rússia, a base ficou durante tantos anos na “penumbra” que já se pensava que seria apenas um mito e que nunca teria existido de facto.

Mas uma equipa de cientistas russos conseguiu desenterrar a base, que era conhecida por “Schatzgraber” – “Caçadora de Tesouros” na tradução para português – e que fica localizada em Alexandra Land, uma ilha a cerca de mil quilómetros de distância do Pólo Norte e uma das zonas menos amigáveis do mundo.

As condições inóspitas e pouco apetecíveis para os seres humanos terão ajudado a manter a base escondida durante tanto tempo.

Os cientistas russos que a descobriram em Agosto passado, desenterraram mais de 500 objectos do gelo, incluindo munições, uniformes militares, utensílios de uso doméstico, equipamento meteorológico, botijas de combustível e documentos, conta o jornal britânico Daily Mail.

A base nazi foi evacuada em 1944, depois de os cientistas que lá trabalhavam terem ficado doentes.

Segundo algumas versões, poderão ter sido deliberadamente envenenados, mas a teoria mais provável é de que tenham comido carne de urso polar infectada com um parasita que os deixou muito doentes.

A base, que se situa em território pertencente à Federação da Rússia, teria servido oficialmente como estação meteorológica, mas suspeita-se que seria usada também para outros fins, até pelo nome por que era conhecida.

É esse o mistério que os cientistas russos esperam agora poder resolver.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.