O cérebro cresce na idade adulta

2318

Um grupo de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade Stanford, nos EUA, percebeu que a região do cérebro relacionada com o reconhecimento de caras continua a crescer, em crianças e adultos.

A descoberta é surpreendente, pois até aqui os especialistas pensavam que o desenvolvimento cerebral estagnava na idade adulta.

Até agora, pensava-se que o desenvolvimento cerebral ocorria exclusivamente por um processo chamado de “poda sináptica”. Trata-se de um mecanismo de destruição das sinapses (ligações entre os neurónios) que são raramente usadas, abrindo o caminho para o desenvolvimento de sinapses mais fortes e eficazes.

Esta foi a primeira vez que uma investigação encontrou provas de que o tecido nesta parte do cérebro, chamada giro fusiforme, aumenta da infância à fase adulta. As pesquisas anteriores sugeriam que a maior parte das mudanças no tecido cerebral ocorria durante a infância (de 0 a 2 anos) e envolvia poda sináptica ou diminuição do tecido.

A poda sináptica elimina ligações sinápticas desnecessárias de modo a que seja criado espaço para as novas memórias relevantes.

Para chegarem ao resultado, que está a fazer a ciência repensar o desenvolvimento anatómico do cérebro através dos anos, os cientistas recrutaram 22 crianças e 25 adultos.

Estes foram submetidos a testes de memória de reconhecimento visual de faces e lugares e aos exames de ressonância magnética funcional e ressonância magnética quantitativa.

A ressonância magnética funcional serviu para identificar, em cada voluntário, as regiões do cérebro ativadas durante atividades de reconhecimento facial e durante atividades de reconhecimento de lugares.

Já com a ressonância magnética quantitativa, os cientistas mediram a quantidade de tecido cerebral presente nessas regiões anteriormente identificadas como responsáveis pelo reconhecimento de faces e lugares.

Ao comparar os resultados obtidos em crianças e em adultos, foi possível verificar que a área responsável pelo reconhecimento de faces continua a crescer nos adultos. No entanto, o mesmo não ocorre com a área responsável pelo reconhecimento de lugares.

A investigação envolveu dois estudos, que foram publicados nas revistas científicas Science e Cerebral Cortex.

Segundo os cientistas, esta descoberta pode ser útil para o futuro na medida em que pode ser utilizada para examinar como o cérebro muda durante o envelhecimento e para observar outras partes do cérebro.

Além disso, este método pode permitir examinar a origem cerebral de outros défices visuais, como défices de leitura ou défice no processamento de faces que ocorre, por exemplo, no autismo.

ZAP // Move

PARTILHAR

RESPONDER

-

Imagens inéditas registam chimpanzés a fazer e usar ferramentas para beber água

Investigadores de um projecto de conservação na Costa do Marfim conseguiram captar imagens de chimpanzés das florestas locais a fazer e usar ferramentas para beber água. O Comoe Chimpanzee Conservation Project instalou câmaras automáticas que revelaram …

Conceito artístico da superfície de Vénus. O planeta gerou uma superfície nova depois de uma inundação cataclísmica de lava há 500 milhões de anos

Há uma pequena versão do inferno em Cleveland, Ohio

Cientistas norte-americanos criaram o que se pode chamar de uma versão em pequena escala do inferno dentro de um edifício de betão, em Cleveland, no estado do Ohio, nos EUA. O ambiente, totalmente sem janelas, é …

O ministro da Economia do Reino Unido, Philip Hammond

Reino Unido admite tornar-se "paraíso fiscal da Europa" se não chegar a acordo com a UE

O Reino Unido admite mudar de modelo económico e fiscal para se manter competitivo, se não tiver o acesso desejado ao Mercado Único Europeu, disse o ministro da Economia britânico. “Nós deveríamos ser capazes de encontrar …

-

Cientistas encontram “atalho” para curar a cegueira com células estaminais

O potencial das terapias com células estaminais é extraordinário. No entanto, há ainda um obstáculo que os cientistas estão a tentar superar: certificarem-se de que as células sobrevivam no corpo humano tempo suficiente para que …

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon

Ban Ki-moon avança para a presidência da Coreia do Sul

O ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, intensificou este fim de semana a sua atividade política na Coreia do Sul, no que os meios de comunicação consideram uma "campanha preliminar" para anunciar a sua candidatura à …

-

“40 minutos mais tarde e outras histórias” devolvido à biblioteca… 100 anos depois

Um norte-americano devolveu à biblioteca da cidade de São Francisco um livro que tinha sido requisitado pela sua avó 100 anos antes. Mas não foi multado. Segundo o jornal San Francisco Chronicle, o livro devolvido é …

Carrie Fisher, Princesa Leia em Star Wars (1977), de George Lucas

Está decidido: Carrie Fischer não vai ser ressuscitada

No passado mês de dezembro, Carrie Fisher, conhecida por representar a famosa princesa Leia Organa em Star Wars, faleceu e deixou milhões de fãs tristes. No entanto, após sua morte, uma pergunta surgiu: como é …

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos convidou José Eduardo Moniz a ser candidato do PSD a Lisboa

Pedro Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a encabeçar a lista do PSD à Câmara Municipal de Lisboa, e aguarda agora uma resposta. A informação foi avançada esta noite por Luís Marques Mendes, durante o seu …

Emília Clarke interpreta Daenerys Targaryen em Game of Thrones

Novo livro da saga Game of Thrones pode sair (finalmente) este ano

De acordo com o Watchers on the Wall, George R. R. Martin, o autor dos livros que servem de base à mediática série Game of Thrones, prevê lançar o muito aguardado sexto livro da saga …

-

FC Porto goleia Moreirense e aproxima-se do Benfica

O FC Porto venceu este domingo o Moreirense por 3-0, em encontro da 17.ª jornada da Primeira Liga, disputado no Estádio do Dragão, no Porto. Numa jornada em que o Benfica empatou em casa 3-3 com …