Buraco negro da Via Láctea está a “cuspir” objetos do tamanho de planetas

3689

Mark A. Garlick / CfA

Impressão de artista que retrata objetos de massa planetária "cuspidos" a cerca de 10.000 km/s.

Impressão de artista que retrata objetos de massa planetária “cuspidos” a cerca de 10.000 km/s.

A cada poucos milhares de anos, uma estrela azarada aproxima-se demasiado do buraco negro no centro da Via Láctea e é rasgada, criando uma longa corrente de gás. Uma nova investigação mostra que esse gás pode reunir objetos de tamanho planetário e lançá-los por toda a Galáxia.

“Uma única estrela despedaçada pode formar centenas de objetos de massa planetária, e nós questionamos: para onde é que vão? Quão perto ficam da Terra? E desenvolvemos um software para responder a estas questões,” afirma Eden Girma, autora principal do estudo, estudante da Universidade de Harvard e membro do Instituto Banneker/Aztlan.

Os cálculos de Girma revelam que o mais próximo destes objetos de massa planetária poderá estar até a algumas centenas de anos-luz da Terra. Esse objeto terá uma massa algures entre Neptuno e Júpiter, e é brilhante, apesar de não brilhar o suficiente para ser detetado por investigações anteriores.

O LSST (Large Synoptic Survey Telescope) e o Telescópio Espacial James Webb, poderão ser capazes de avistar estes estranhos objetos cuspidos pelo Sagitário A* – um buraco negro gigante no centro da Via-Láctea.

Os cientistas também descobriram que a grande maioria dos objetos de massa planetária – 95% – deixará a Galáxia devido à sua velocidade de aproximadamente 10.000 km/s.

Dado que a maioria das outras galáxias também têm buracos negros gigantes nos seus núcleos, é provável que o mesmo processo também ocorra nas mesmas.

“Outras galáxias como Andrómeda estão a “cuspir” estes objetos constantemente na nossa direção,” destaca o co-autor do estudo, James Guillochon.

Embora possam ser de tamanho planetário, estes objetos são muito diferentes de um planeta normal – são feitos de material estelar e, como podem desenvolver-se a partir de diferentes partes da antiga estrela, as suas composições podem variar.

Os objetos também se formam muito mais rapidamente do que um planeta normal. É preciso apenas um dia para o buraco negro destruir a estrela e apenas cerca de um ano para os fragmentos resultantes se aglomerarem novamente. Isto contrasta com os milhões de anos necessários para formar um planeta como Júpiter.

Uma vez lançado, um destes objetos levaria cerca de um milhão de anos até chegar à Terra. O desafio será diferenciá-los dos planetas errantes – que não orbitam nenhuma estrela e flutuam livremente no espaço.

“Apenas um entre mil planetas errantes será um destes bichinhos de segunda geração”, conclui a investigadora Eden Girma.

ZAP // CCVAlg

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Outras galáxias como Andrómeda estão a “cuspir” estes objetos constantemente na nossa direção,” destaca o co-autor do estudo, James Guillochon.

    Com esta afirmação chegamos à conclusão de que até o universo anda revoltado connosco, não bastavam já tantas guerras por cá entre humanos senão virem agora os outros planetas mostra-nos a sua fúria.

RESPONDER

-

Imagens inéditas registam chimpanzés a fazer e usar ferramentas para beber água

Investigadores de um projecto de conservação na Costa do Marfim conseguiram captar imagens de chimpanzés das florestas locais a fazer e usar ferramentas para beber água. O Comoe Chimpanzee Conservation Project instalou câmaras automáticas que revelaram …

Conceito artístico da superfície de Vénus. O planeta gerou uma superfície nova depois de uma inundação cataclísmica de lava há 500 milhões de anos

Há uma pequena versão do inferno em Cleveland, Ohio

Cientistas norte-americanos criaram o que se pode chamar de uma versão em pequena escala do inferno dentro de um edifício de betão, em Cleveland, no estado do Ohio, nos EUA. O ambiente, totalmente sem janelas, é …

O ministro da Economia do Reino Unido, Philip Hammond

Reino Unido admite tornar-se "paraíso fiscal da Europa" se não chegar a acordo com a UE

O Reino Unido admite mudar de modelo económico e fiscal para se manter competitivo, se não tiver o acesso desejado ao Mercado Único Europeu, disse o ministro da Economia britânico. “Nós deveríamos ser capazes de encontrar …

-

Cientistas encontram “atalho” para curar a cegueira com células estaminais

O potencial das terapias com células estaminais é extraordinário. No entanto, há ainda um obstáculo que os cientistas estão a tentar superar: certificarem-se de que as células sobrevivam no corpo humano tempo suficiente para que …

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon

Ban Ki-moon avança para a presidência da Coreia do Sul

O ex-secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, intensificou este fim de semana a sua atividade política na Coreia do Sul, no que os meios de comunicação consideram uma "campanha preliminar" para anunciar a sua candidatura à …

-

“40 minutos mais tarde e outras histórias” devolvido à biblioteca… 100 anos depois

Um norte-americano devolveu à biblioteca da cidade de São Francisco um livro que tinha sido requisitado pela sua avó 100 anos antes. Mas não foi multado. Segundo o jornal San Francisco Chronicle, o livro devolvido é …

Carrie Fisher, Princesa Leia em Star Wars (1977), de George Lucas

Está decidido: Carrie Fischer não vai ser ressuscitada

No passado mês de dezembro, Carrie Fisher, conhecida por representar a famosa princesa Leia Organa em Star Wars, faleceu e deixou milhões de fãs tristes. No entanto, após sua morte, uma pergunta surgiu: como é …

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos convidou José Eduardo Moniz a ser candidato do PSD a Lisboa

Pedro Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a encabeçar a lista do PSD à Câmara Municipal de Lisboa, e aguarda agora uma resposta. A informação foi avançada esta noite por Luís Marques Mendes, durante o seu …

Emília Clarke interpreta Daenerys Targaryen em Game of Thrones

Novo livro da saga Game of Thrones pode sair (finalmente) este ano

De acordo com o Watchers on the Wall, George R. R. Martin, o autor dos livros que servem de base à mediática série Game of Thrones, prevê lançar o muito aguardado sexto livro da saga …

-

FC Porto goleia Moreirense e aproxima-se do Benfica

O FC Porto venceu este domingo o Moreirense por 3-0, em encontro da 17.ª jornada da Primeira Liga, disputado no Estádio do Dragão, no Porto. Numa jornada em que o Benfica empatou em casa 3-3 com …