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As suas redes sociais revelam se é capaz de cumprir uma dieta

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As redes sociais podem ajudar a prever, com uma precisão de 77%, as probabilidades de uma dieta ser bem ou mal sucedida. É o que garante um novo estudo científico feito nos EUA.

“Há um elo directo entre a atitude de uma pessoa nas redes sociais e a probabilidade de que os seus esforços de dieta sejam bem sucedidos”, apontam os investigadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Tech), nos EUA, no comunicado de divulgação da pesquisa.

De acordo com estes cientistas, o sucesso ou o falhanço numa dieta podem ser previstos, com uma precisão de 77%, “com base no sentimento das palavras e frases que se usam no Twitter”.

Os casos de sucesso

“Aqueles que têm mais sucesso a aderir aos seus objectivos diários de dieta expressam sentimentos mais positivos e têm um maior sentido de realização nas suas interacções sociais”, explica a professora Munmun de Choudhury, que liderou o projecto de pesquisa.

Estes utilizadores que conseguem cumprir os objectivos das suas dietas “estão focados no futuro, geralmente são mais sociais e têm redes sociais maiores“, acrescenta a investigadora.

Na pesquisa, que foi pré-publicada na página pessoal de Choudhury, a cientista nota que fica provado que “o cumprimento de uma dieta de sucesso” pode ser “previsto usando características derivadas das redes sociais: linguística, actividade e capital social“.

As pessoas bem sucedidas estão habitualmente, mais focadas em temas relacionados com saúde e exercício e partilham frases motivacionais do género de “se não estás a falhar, não estás a treinar o suficiente” e “se nunca tropeçamos, nunca caímos; se nunca caímos, nunca falhamos e se nunca falhamos, nunca crescemos”.

“Estes utilizadores partilham, muito mais provavelmente, receitas saudáveis, oferecem dicas de nutrição e exercício e relatam o seu próprio progresso”, acrescenta Choudhury.

“A sua grande rede de amigos e seguidores, e um crescente envolvimento, significa que também tendem a ter sistemas de apoio mais fortes, o que influencia positivamente a probabilidade de cumprimento da dieta”, adiciona a professora.

As dietas falhadas

Já os casos negativos tendem a ser “mais ansiosos” na sua presença online, com um tom mais pessimista e mais receoso, “aparentemente, devido a uma falta de controle emocional e por causa de certas actividades e eventos do dia-a-dia”, explica Choudhury.

O estudo teve por base utilizadores do Twitter que instalaram uma aplicação informática de contagem de calorias. Foram analisados mais de 2 milhões de tweets e mais de 100 mil entradas diárias na aplicação de cerca de 700 utilizadores distintos.

A investigação vai ser apresentada na 20.ª Conferência de Trabalho Cooperativo Apoiado Por Computador e Computação Social que vai decorrer em Portland, Oregon, nos EUA, entre 25 de Fevereiro e 1 de Março próximos.

SV, ZAP //

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